Jogadores poloneses de vôlei publicam vídeo satirizando o Brasil e excluem logo depois; veja
Atletas de vôlei da Polônia fazem vídeo zoando brasileiros após Mundial de Clubes
O polonês Mateusz Bieniek, central do Warta Zawiercie, publicou um vídeo em que aparece junto aos companheiros de equipe reproduzindo estereótipos negativos do que seria a “cultura brasileira”. Eles estavam no Brasil por conta do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino, que foi disputado em Belém, no Pará. Na gravação, Mateusz e demais colegas de clube aparecem com rostos cobertos, braços cruzados e fazem gestos de arma de fogo com as mãos, simulando agressividade.
A publicação abriu espaço para que internautas estrangeiros fizessem comentários xenofóbicos, chamando o Brasil de “favela” e satirizando o Natal em comunidades.
+ Copa Brasil de Vôlei Feminina 2026: veja os confrontos das quartas de final e as datas;
+ Copa Brasil de Vôlei Masculino 2026: confira os confrontos das quartas de final
Após a repercussão negativa, Mateusz Bieniek apagou a postagem e fez um pronunciamento. Segundo ele, o vídeo foi feito apenas para humor, e não para ser desrespeitoso. O atleta também acrescentou que foi muito bem recebido no Brasil.
“Gostaríamos de esclarecer a intenção por trás do vídeo que gravamos com nossos amigos. Ele foi feito exclusivamente com o objetivo de humor e em nenhum momento teve a intenção de ser xenofóbico ou desrespeitoso.
Se o vídeo foi interpretado de outra forma e acabou ofendendo ou causando desconforto a alguém, pedimos sinceras desculpas. Essa nunca foi a nossa intenção.
Sentimo-nos muito bem no Brasil e, mais uma vez, foi uma experiência incrível. Fomos muito bem recebidos, e o torneio foi excelente e muito bem organizado, como sempre.
Pedimos novamente desculpas a todos os torcedores que possam ter se sentido ofendidos. Agradecemos de coração o apoio e a paixão dos fãs brasileiros.
Desejamos a todos um Feliz Natal e tudo de melhor.”
Trecho do vídeo feito pelos jogadores da Polônia
Reprodução
O Mundial de Clubes de Vôlei Masculino ocorreu entre os dias 16 e 21 de dezembro em Belém, no Pará, na Arena Guilherme Paraense, no Ginásio Mangueirinho. A competição contou com oito equipes, sendo três brasileiras: Cruzeiro, Praia Clube e Campinas, Perugia (Itália), Zawierce (Polônia), Osaka Bluteon (Japão), Al Rayyan (Catar) e Asswehly (Líbia). A equipe polonesa ficou em terceiro lugar. geRead More


