RÁDIO BPA

TV BPA

Mamdani orienta os imigrantes de Nova York a enfrentarem os agentes do ICE

Mamdani orienta os imigrantes de Nova York a enfrentarem os agentes do ICE

 Prefeito eleito em Nova York, Zohran Mamdani, fala com a imprensa após vitória
REUTERS/Kylie Cooper
A menos de um mês da posse como prefeito de Nova York, Zohran Mamdani estabeleceu num vídeo didático as diretrizes para os três milhões de imigrantes da maior cidade americana lidarem com os agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA, o temido ICE: “Todos podemos enfrentar o ICE se conhecermos nossos direitos”, resumiu.
As orientações do primeiro prefeito socialista e muçulmano eleito em novembro pelos nova-iorquinos soaram como um desafio direto ao presidente Donald Trump. Os dois se encontraram dias atrás na Casa Branca num clima de camaradagem, que destoou dos insultos trocados durante a campanha eleitoral.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
No vídeo divulgado no domingo (7), Mamdani, de 34 anos, alertou que agentes do ICE não podem entrar em espaços privados, como residências, escolas ou locais de trabalho sem mandado judicial assinado por um juiz. E sugeriu que os agentes às vezes apresentam documentos falsos para prender imigrantes.
“Se o ICE não tiver um mandado judicial assinado por um juiz, você tem o direito de dizer ‘Não consinto com a entrada’ e o direito de manter a porta fechada”, explicou, exibindo um exemplo de mandado válido.
Veja abaixo o vídeo:
Initial plugin text
Mamdani mostrou também outro formulário, que, segundo ele, os agentes usam para prender imigrantes. “Às vezes o ICE mostra documentos como este e diz que tem o direito de prendê-lo. Isso é falso. O ICE tem permissão legal para mentir, mas você tem o direito de permanecer em silêncio.”
O vídeo é uma resposta à tentativa frustrada de uma operação do ICE no fim de semana anterior em uma garagem no Sul de Manhattan, nas imediações da Canal Street. Manifestantes bloquearam as saídas dos veículos do estacionamento com barricadas e sacos de lixo.
Os confrontos resultaram em prisões de ativistas.
De acordo com o manual descrito pelo prefeito eleito, os nova-iorquinos podem filmar os agentes do ICE, desde que não interfiram na prisão. Mamdani alertou os imigrantes a manterem a calma ao serem abordados. “Não atrapalhe a investigação, não resista à prisão e não fuja.”
Ele explicou que suas diretrizes atendem a um princípio básico — o de proteger os imigrantes — e incentiva o direito constitucional de protestar. “Quando eu for prefeito, protegeremos esse direito. Nova York sempre acolherá imigrantes e lutarei todos os dias para proteger, apoiar e celebrar nossos irmãos e irmãs imigrantes.”
As tensões entre o governo federal e as chamadas cidades-santuário — governadas por democratas — acirraram no último ano, depois que Trump voltou à Casa Branca e fez da repressão aos estrangeiros um dos pilares de sua política.
Embora desafiador em seu vídeo, como prefeito, Mamdani esbarrará em limitações práticas para enfrentar uma agência federal e impedir a deportação de imigrantes.
Zohran Mamdani, o socialista, muçulmano e tiktoker favorito à prefeitura de Nova Yorkg1 > Mundo Read More