Mattheus Montenegro toma posse como presidente do Fluminense em cerimônia nas Laranjeiras
Após vencer as eleições no último dia 29, Mattheus Montenegro tomou posse como novo presidente do Fluminense nesta sexta-feira, em cerimônia realizada no Salão Nobre das Laranjeiras. O advogado se tornou o 36º presidente dos 123 anos de história do Tricolor. Junto com ele, assumiu como vice-geral Ricardo Tenório. A dupla comandará o Tricolor até o fim de 2028.
+ Veja três sub-17 promissores do Fluminense para ficar de olho em 2026
— Como todo esse tempo que eu vivi na arquibancada, o que posso dizer a vocês com muita satisfação é que a arquibancada chegou ao poder. Digo isso porque trabalhei muitos anos para a torcida, para fazer a festa, um Maracanã cada dia mais bonito. Dediquei muito tempo da minha vida nisso. Sei a importância que isso tem para a marca, instituição e para que o time fique mais forte dentro de campo. Para todas as torcidas que estão aqui e aquelas que não estão: podem contar que terão um presidente que sempre estará de olho na arquibancada e apoiando para que fiquemos muito fortes lá. — declarou Mattheus Montenegro.
Em seu primeiro discurso como presidente do Fluminense, diante de um salão lotado de conselheiros, convidados e torcedores comuns, Mattheus Montenegro agradeceu aos familiares, às pessoas que participaram da campanha e aos grupos que o apoiaram.
+ Entenda como está a janela de transferência do Fluminense para 2026
Mário Bittencourt, que deixou oficialmente o cargo de presidente, passou o bastão:
— A gente conseguiu juntos ao longo desses anos, com divergências, discordâncias intelectuais, mas atravessamos seis anos de alegrias, às vezes algumas tristezas, dificuldades, vitórias… Mas foi muito bonito o que fizemos ao longo dos últimos anos. (…) Mattheus é o cara que vai comandar o maior bem que temos na nossa vida. Te desejo muita sorte e muito sucesso — declarou Mário Bittencourt.
Mudança no Conselho Deliberativo
Por ter obtido mais que o dobro dos votos do segundo colocado na eleição do último dia 29 de novembro, a chapa de Mattheus Montenegro teve direito a todas as 150 cadeiras no Conselho Deliberativo do clube, além de ficar com as outras 50 vagas de suplentes, mantendo todo o quadro da situação. Mesmo assim houve algumas mudanças de nomes que foram substituídos.
A chapa “Clube que orgulha o Brasil”, de Mattheus Montenegro e Ricardo Tenório, obteve 3.282 votos, contra 1.295 votos da chapa “O Fluminense tem pressa”, de Ademar Arrais e Adyr Tourinho. O número de brancos e nulos foi de 12 e 30, respectivamente. O total de votos foi de 4.619 votos. Mattheus Montenegro teve 71,7% dos votos, enquanto Ademar Arrais teve 28,3%.
A eleição registrou o maior quórum da história desde que o pleito do Fluminense passou a ser direto, em 2001 — anteriormente, o presidente era escolhido pelo Conselho Deliberativo. Ao todo, 4.619 pessoas votaram, superando os 4.219 que participaram da eleição de 2016, que consagrou Pedro Abad como presidente.
Quem é Mattheus Montenegro?
Formado e pós-graduado em Direito Tributário pela FGV/RJ, Mattheus é Conselheiro Federal da OAB. Foi Procurador-Adjunto no Supremo Tribunal Federal, membro do Fórum Permanente de Direito Tributário da EMERJ, da Comissão Especial de Defesa do Contribuinte e Política Fiscal da OAB/RJ e do Comitê de Apoio Técnico à realização do Diagnóstico do Contencioso Tributário Nacional do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
+ Compre já seus ingressos para os jogos do Fluminense
Advocacia à parte, a relação dele com o Fluminense vem de antes de se tornar vice-presidente geral do clube com Mário Bittencourt. Na verdade, ele foi um dos nomes ativos na criação da Legião Tricolor, movimento que, segundo ele, transformou a forma de torcer pelo clube a partir de 2006 e 2007.
Após jogos nas arquibancadas e envolvimentos com festas, ajudando na liberação de pó de arroz e bandeiras, a entrada na política tricolor aconteceu no fim de 2019, quando foi chamado para colaborar com a então gestão em um processo tributário. A partir dessa aproximação, se tornou aliado de Mário Bittencourt.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
Nos bastidores, Montenegro participou de temas como o Regime Centralizado de Execução (RCE), que organiza o pagamento de dívidas, além de colaborar no desenvolvimento do projeto da Lei Geral do Esporte, que trata da estruturação das SAFs no Brasil.
Durante o período em que esteve no cargo de vice-presidente, Mattheus Montenegro rotineiramente era visto retornando às origens. Não era raro vê-lo longe do camarote tricolor no Maracanã e perto dos amigos no Setor Sul, como torcedor.
Eleito com 71,7% dos votos no último sábado, Mattheus Montenegro declarou no seu primeiro discurso como novo presidente que “pretende não esquecer de onde veio”.
🗞️ Leia mais notícias do Fluminense
🎧 Ouça o podcast ge Fluminense
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv geRead More


