Memphis x Coutinho: camisas 10 de Corinthians e Vasco foram rivais e companheiros de time na Europa
Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil para encerrar a temporada do futebol no país
Memphis Depay e Philippe Coutinho são os camisas 10 de Corinthians e Vasco na grande final da Copa do Brasil, que começa a ser disputada nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. Os dois jogadores voltam a se enfrentar em um mata-mata, depois de terem jogado duelado em jogos eliminatórios de Champions League e Europa League no Velho Continente.
Memphis e Coutinho se enfrentaram com camisas pesadas do futebol europeu. Enquanto o holandês vestiu as camisas 7 do Manchester United e 11 do Lyon, o meia brasileiro usou a camisa 10 do Liverpool, a 7 do Barcelona e a 10 do Bayern de Munique.
Foram seis jogos como adversários: melhor para o camisa 10 vascaíno, que venceu o holandês em três oportunidades, empatou dois e perdeu apenas um. Coutinho eliminou Memphis em três mata-matas na Europa.
Coutinho, em classificação contra o Manchester United, de Depay
Clive Brunskill/Getty Images
A única derrota de Coutinho para Memphis foi na vitória do Corinthians por 3 a 0 contra o Vasco, no início do Brasileirão de 2025. No entanto, o meia brasileiro foi poupado e não entrou em campo.
2016 – Liverpool 2 x 0 Manchester United – ida das oitavas da Europa League
2016 – Man. United 1 x 1 Liverpool – volta das oitavas da Europa League (Memphis não jogou; Coutinho fez gol)
2019 – Lyon 0 x 0 Barcelona – oitavas de final da Champions League
2019 – Barcelona 5 x 1 Lyon – oitavas de final da Champions League (com gol de Coutinho)
2020 – Lyon 0 x 3 Bayern de Munique – semifinal da Champions League
2025 – Corinthians 3 x 0 Vasco – Brasileirão (com gol de Memphis; Coutinho não jogou)
Mas o que poucas pessoas lembram é que Memphis e Coutinho jogaram lado a lado no Barcelona, na temporada 2021/2022. Os camisas 10 de Corinthians e Vasco atuaram 15 vezes juntos no gigante espanhol. O holandês foi titular mais vezes no período, enquanto o brasileiro vinha perdendo espaço no clube catalão.
Memphis Depay e Philippe Coutinho juntos no Barcelona
Bustamante/Soccrates/Getty Images
Coutinho chegou ao Barcelona em 2018 sob os holofotes do mundo inteiro. Depois de ótimos anos no Liverpool, o meia foi contratado por 130 milhões de euros. O brasileiro teve uma boa primeira passagem, mas sofreu com lesões depois que retornou do Bayern por empréstimo e não rendeu o esperado. Ele foi emprestado e vendido em definitivo ao Aston Villa, onde estava antes de ir para o Al-Duhail, último destino antes do Vasco.
Coutinho e Memphis no Barcelona
Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images)
Já Memphis foi contratado pelo Barcelona em um momento de reestruturação do clube catalão. Contratado de graça, após o contrato expirar com o Lyon, da França, o holandês perdeu espaço após a saída do técnico Ronald Koeman, também da Holanda. A chegada de Xavi para o comando técnico fez o jogador ser negociado com o Atlético de Madrid por cerca de 3 milhões de euros.
Coutinho pelo Barcelona: 106 jogos, 26 gols, 12 assistências
Memphis pelo Barcelona: 42 jogos, 14 gols, 2 assistências
Coutinho e Memphis Depay juntos no Barcelona
Fran Santiago/Getty Images
Desta vez, Memphis e Coutinho disputam o título da Copa do Brasil de 2025. Referências técnicas de Corinthians e Vasco, os camisas 10 buscam a primeira conquista nacional no Brasil. Só um sairá vencedor. A primeira partida da final será nesta quarta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena. O jogo de volta será no domingo, às 18h, no Maracanã. geRead More


