RÁDIO BPA

TV BPA

Multicampeã no jiu-jitsu, jovem nutre amor pelo esporte por meio de relação com o pai

Multicampeã no jiu-jitsu, jovem nutre amor pelo esporte por meio de relação com o pai

Parceria de pai e filha no jiu-jitsu
O esporte é um mundo vasto de grandes histórias, muitas delas protagonizadas por pessoas da mesma família. Em João Pessoa, um desses casos aconteceu no jiu-jitsu, luta praticada pelo professor Valdenio Mendes e passada para a filha dele, Rayra, que herdou a paixão pelo esporte e já conquistou títulos nacionais e mundiais.
+ Siga o canal do ge Paraíba no WhatsApp!
Rayra Mendes e Valdenio Mendes, filha e pai que têm parceria no jiu-jitsu
Arquivo pessoal
Desde os primeiros anos de vida, os pais da jovem decidiram inseri-la na prática esportiva. Após passar por algumas modalidades, Valdenio resolveu apresentar o jiu-jitsu para a filha que, apesar de uma insegurança inicial da mãe e de ter apenas quatro anos, se apaixonou pela luta.
— Meu pai já treinava jiu-jitsu, e meus pais sempre gostaram de esportes, mas minha mãe não queria muito que eu fosse para a luta no começo. Então, tentaram me colocar no balé, natação, ginástica, dança, tudo o que você pensar. Meu pai pensou em me colocar no jiu-jitsu, e me apaixonei logo de cara, ele percebeu que era para mim — explicou Rayra Mendes.
Entre a vida pessoal e esportiva, Valdenio buscou saber diferenciar a sua relação com a filha. Isso porque, mesmo sendo o pai, ele tenta ser o mais profissional possível com Rayra, tendo o objetivo de ajudar na evolução dela no tatame.
— É muito difícil dividir, mas a gente tenta ser o mais profissional possível. Por exemplo, ela me chama de papai em todo canto, mas quando chega no tatame ela só me chama de professor. A gente criou esse mecanismo de divisão — afirmou Valdenio Mendes.
Rayra Mendes e Valdenio Mendes durante competição
Arquivo pessoal
Atual campeã do Sul-Americano Juvenil Absoluto, na faixa roxa, competição realizada no último fim de semana, em Barueri, São Paulo, Rayra tem 16 anos e quer seguir buscando novas conquistas. Após os títulos pan-americano, brasileiro e mundial, a atleta traçou o próximo objetivo: a modalidade europeia, em Lisboa, Portugal, que será realizada em janeiro de 2026.
— Sempre foi muito mais do que os campeonatos. Foi uma paixão e um amor não só pelo esporte, mas com o meu pai. Estar com ele em todos os momentos, nos momentos de nervosismo, ansiedade, dificuldades, dor e cansaço, ele estar comigo sempre foi muito importante — disse a atleta.
Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo.com/pb geRead More