RÁDIO BPA

TV BPA

No Grêmio, Luís Eduardo fecha 2025 com estreia no profissional e com Mundial sub-17 na bagagem

No Grêmio, Luís Eduardo fecha 2025 com estreia no profissional e com Mundial sub-17 na bagagem

Zagueiro piauiense Luís Eduardo sonha com título no Mundial Sub-17
Luís Eduardo viveu uma temporada dos sonhos para qualquer jogador de base em início de carreira em 2025. Pelo Grêmio, o zagueiro piauiense fez sua primeira partida como profissional pelo clube gaúcho. Além disso, pela seleção brasileira, conquistou o título do Campeonato Sul-Americano Sub-17 e foi titular praticamente absoluto na campanha da Copa do Mundo Sub-17 de 2025, sediada no Catar. Confira resumo da temporada logo abaixo.
Zagueiro Luís Eduardo, em campo com a seleção brasileira no Mundial sub-17 2025
Nelson Terme | CBF
Início promissor na Copinha
Mesmo com apenas 17 anos, Luís Eduardo integrou o elenco sub-20 do Grêmio para a disputa da Copinha 2025. O zagueiro foi titular em cinco das sete partidas do Imortal Tricolor e marcou dois gols na competição, ambos no mata-mata.
Luís Eduardo, zagueiro do Grêmio, em partida da Copinha 2025
Ângelo Pieretti | Grêmio FBPA
O primeiro gol saiu na goleada por 4 a 0 sobre o Goiás, na terceira fase, aos 33 minutos do segundo tempo. O segundo foi contra o Palmeiras, nas quartas de final, aos 44 da etapa final, garantindo a vitória por 3 a 2. A campanha gremista terminou na semifinal, quando foi eliminado pelo campeão da edição, o Corinthians.
Corinthians vence o Grêmio e está na final da Copinha
Estreia profissional com o Grêmio
Após a Copinha, Luís Eduardo estreou no futebol profissional no dia 8 de fevereiro de 2025, na vitória do Grêmio por 1 a 0 sobre o Ypiranga-RS, fora de casa, pela oitava rodada do Campeonato Gaúcho. Ele entrou aos 34 minutos do primeiro tempo, no lugar do atacante chileno Alexander Aravena, e atuou por 56 minutos. Inclusive, recebeu cartão amarelo no fim da primeira etapa por falta em Lucas Ramos, do Canarinho de Erechim.
Luis Eduardo em estreia pelo Grêmio no Gauchão
Lucas Uebel/Grêmio
Além disso, o jogador piauiense chegou a ficar entre os relacionados do Imortal Tricolor em três partidas do Campeonato Brasileiro, nos duelos contra o Flamengo, Fluminense e Sport. No entanto, em nenhum desses jogos o Luís Eduardo chegou a entrar em campo.
+ Capitão e campeão com a seleção brasileira: conheça promessa da base do Grêmio, Luís Eduardo
Grêmio supera Ypiranga em Erechim e está na semifinal do Gauchão
Luís Eduardo, zagueiro do Grêmio, no aquecimento em jogo contra o Sport, na Ilha do Retiro
Divulgação | Grêmio FBPA
Título sul-americano com a Canarinha
As boas atuações na Copinha renderam a convocação para o Campeonato Sul-Americano Sub-17 2025, realizado entre março e abril, na Colômbia. Após começar como reserva nas duas primeiras partidas, Luís Eduardo foi titular na terceira rodada, contra a Venezuela, onde atuou os 90 minutos e marcou o gol da vitória brasileira, por 1 a 0.
Zagueiro, Luís Eduardo celebrando seu gol na vitória do Brasil sobre a Venezuela no Sul-Americano sub-17
Divulgação | CBF
No jogo seguinte, contra o Equador, voltou a balançar as redes aos 45 minutos do primeiro tempo, ajudando no triunfo por 3 a 2. Foi titular nas quartas, semifinal e na final, quando o Brasil venceu a Colômbia nos pênaltis por 4 a 1, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Na decisão, o piauiense deixou o campo aos 16 minutos do segundo tempo após sofrer uma lesão no braço direito.
Colômbia 1 (1) x (4) 1 Brasil | Gols | Final | Sul-Americano Sub-17 2025
Luís Eduardo celebrando o título do Campeonato Sul-Americano sub-17 com a seleção brasileira
Divulgação | Instagram
Campanha no Mundial sub-17
Convocado novamente pela seleção brasileira, Luís Eduardo disputou a Copa do Mundo Sub-17 2025, no Qatar. Ele foi titular em cinco dos sete jogos, onde marcou um gol na goleada por 4 a 0 sobre a Indonésia, logo aos dois minutos de jogo, na partida da segunda rodada da fase de grupos. O Brasil caiu na semifinal para Portugal e perdeu a disputa pelo terceiro lugar para a Itália, nos pênaltis. O zagueiro não atuou na semifinal porque estava cumprindo suspensão automática pelo segundo cartão amarelo.
Com piauiense Luís Eduardo, Brasil goleia Honduras no Mundial Sub-17
Luís Eduardo, zagueiro da Seleção sub-17 contra o Paraguai
Nelson Terme/CBF
Vice-campeão brasileiro da categoria
Na campanha do Grêmio no Brasileirão Sub-17 2025, Luís Eduardo jogou apenas cinco partidas como titular, devido aos compromissos com a seleção brasileira no período. O Imortal Tricolor chegou à final da competição nacional da categoria, venceu o jogo de ida por 4 a 1, mas perdeu o duelo volta para o Atlético-MG por 3 a 0, levando a decisão para os pênaltis, onde o Galo ficou com o título e o clube gaúcho ficou com o vice.
+ Europa e Copa: mãe de joia da Seleção sub-17 projeta carreira do filho, que disputa Mundial no Catar
Atlético-MG 3 x 0 Grêmio | Gols | Final | Brasileiro Sub-17 2025
Luís Eduardo, zagueiro do Grêmio, na final contra o Atlético-MG no Brasileirão sub-17 2025
Ângelo Pieretti | Grêmio FBPA
Números de Luís Eduardo em 2025 com o Grêmio e Seleção
Jogos: 26 de 32 (13 pelo Grêmio e 13 pela Seleção brasileira);
Titular: 21 jogos (10 pelo Grêmio e 11 pela Seleção brasileira);
Minutos jogados: 2.123 (1.058 pelo Grêmio e 1.065 pela Seleção brasileira);
Gols marcados: 5 (2 pelo Grêmio e 3 pela Seleção brasileira);
Vitórias: 16 (10 pelo Grêmio e 6 pela Seleção brasileira);
Empates: 8 (3 pelo Grêmio e 5 pela Seleção brasileira);
Derrotas: 2.
Luís Eduardo, zagueiro do Grêmio
Ângelo Pieretti | Grêmio FBPA
Perfil de Luís Eduardo
Nome: Luís Eduardo Guedes de Souza;
Naturalidade: Corrente-PI;
Idade: 17 anos;
Posição: zagueiro;
Clube atual: Grêmio.
Natural de Corrente, ao sul do Piauí, Luís Eduardo é uma das promessas das categorias de base do Grêmio. Aos 17 anos, o zagueiro foi capitão da seleção brasileira na campanha do título do Sul-Americano sub-17, e foi convocado pelo técnico Dudu Pateluci para a disputa da Copa do Mundo Sub-17 2025, sediada no Qatar. O atleta está no Tricolor Gaúcho desde 2021. geRead More