Norris se emociona com título inédito: “Achei que não fosse chorar, mas chorei”
Lando Norris: conheça a trajetória do jovem piloto britânico da F1
Lando Norris enfim pode dizer que é campeão da Fórmula 1. Depois do terceiro lugar no GP de Abu Dhabi deste domingo, o britânico ficou dois pontos à frente de Max Verstappen na classificação e assegurou a primeira conquista da carreira. Logo após a corrida, o piloto da McLaren se emocionou muito e ainda tentou conter as lágrimas na primeira entrevista pós-prova, mas não conseguiu:
– Oh, meu Deus. Eu não chorava há muito tempo, achei que não fosse chorar, mas chorei. É uma longa jornada. Primeiramente, quero agradecer muito a toda a equipe McLaren. Meus parentes… eu não estou chorando. Minha mãe, meu pai… são as pessoas que me deram apoio desde o começo. Cara, eu pareço um perdedor – brincou, enquanto tentava segurar o choro.
Lando Norris se emociona no pódio do GP de Abu Dhabi
Clive Rose/Getty Images
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Confira a classificação final da Fórmula 1 em 2025
Título marca fim de hegemonia de Verstappen na F1
Ainda no calor do momento, Norris disse estar se sentindo muito feliz e fez questão de cumprimentar Verstappen e Piastri, os rivais na batalha pelo campeonato.
– É incrível. Agora eu sei um pouquinho como o Max (Verstappen) se sente. Quero parabenizar Max e Oscar, dois grandes competidores nesta temporada. Foi um grande prazer competir com eles, curti muito. Foi um ano longo, conseguimos, conseguimos! Tenho muito orgulho de todos! – acrescentou.
Lando Norris se emociona com título inédito da F1 2025
Getty Images
Membro da academia da McLaren desde 2017, Norris foi promovido à equipe na Fórmula 1 dois anos depois. O britânico fez parte do ressurgimento da escuderia papaia, que amargava campanhas de meio ou fundo de tabela, mas conseguiu ser campeã de construtores em 2024. Neste ano, o time de Woking arrematou os dois título possíveis: equipes e pilotos.
Lando ressaltou a gratidão pela equipe que defende desde o início da carreira e a felicidade por ter retribuído com o título mundial. O britânico fez neste domingo a 152ª corrida pela McLaren:
– Foi uma jornada longa com a McLaren, são tipo nove anos. Tivemos muitos momentos difíceis e muitos momentos bons, então para mim, sentir que dei algo a eles depois de tantos e tantos anos… sinto que fiz minha parte para a equipe neste ano e estou orgulhoso de mim mesmo, mas estou mais orgulhoso ainda por todos que eu espero ter feito chorar.
Conheça Lando Norris, campeão da Fórmula 1 em 2025
Confira a lista com todos os campeões da Fórmula 1
Segundo colocado na classificação, Norris chegou à prova em Abu Dhabi com a necessidade de ficar no pódio para ser campeão. Apesar de ter sofrido a ultrapassagem de Oscar Piastri na largada e caído para terceiro, o britânico segurou as investidas de Charles Leclerc durante as primeiras voltas e seguiu na colocação até receber a bandeira quadriculada.
Norris e Leclerc disputam posição em Abu Dhabi
Zak Mauger/LAT Images
Embora tenha sido uma corrida relativamente tranquila para Norris, o britânico não podia errar: caso o piloto da McLaren caísse para quarto e Max Verstappen vencesse, o título ficaria com o holandês. Ao ser questionado se estava pensando no título ou no que acontecia dentro da pista, Lando afirmou ter dividido o foco:
– Um pouco dos dois. Não dá para não pensar, mas é uma longa corrida até o fim, já vimos muitas vezes na Fórmula 1 que tudo pode acontecer. Eu segui acelerando até as duas últimas duas ou três voltas, depois tirei um pouco o pé. Eu ainda queria lutar até o fim, isso foi o que fizemos, o que tivemos que fazer durante toda a temporada. O Max correndo atrás de nós, o Oscar se aproximando de novo no fim. Eles certamente não tornaram minha vida fácil neste ano, mas… eu estou feliz.
O momento mais tenso para os fãs de Norris neste domingo aconteceu na ultrapassagem sobre Yuki Tsunoda, segundo piloto da RBR. O japonês ficou na pista com pneus duros gastos e tentou dificultar a vida do agora campeão, mas foi ultrapassado por fora do traçado (veja o vídeo abaixo).
Initial plugin text
Os comissários investigaram o incidente sob duas óticas: a de que Tsunoda teria empurrado Norris para fora da pista e a de que o britânico teria ganho uma vantagem ilegal na ultrapassagem. No fim, apenas o japonês recebeu cinco segundos de punição, e Lando saiu ileso.
Lando Norris ultrapassa Yuki Tsunoda no GP de Abu Dhabi
Zak Mauger/LAT Images
Apesar de ter sido um momento que chamou atenção de quem assistia à prova, Norris afirmou que sequer ficou sabendo da investigação. O campeão de 2025 disse que estava confiante na manobra:
– Eu não tinha ideia. Eu não ligava, sabia que o que eu fiz estava bem, então não tinha com o que me preocupar. Só estava tentando aproveitar o momento. Não são muitas pessoas no mundo e na Fórmula 1 que têm a oportunidade de viver o que eu vivi neste ano – afirmou.
Lando Norris terminou o campeonato com 423 pontos, contra 421 de Max Verstappen. O terceiro foi Oscar Piastri, que acabou a corrida em Abu Dhabi na segunda posição e foi a 410. geRead More


