Novo contrato pode deixar Filipe Luís entre técnicos mais longevos na história do Flamengo
Filipe Luís continua no Flamengo até o fim de 2027
A tão aguardada renovação de Filipe Luís foi sacramentada e anunciada na manhã desta segunda-feira no Flamengo. E o novo contrato, válido até o fim de 2027, pode fazer do ex-lateral-esquerdo um dos técnicos de mais tempo no cargo na história rubro-negra.
+ Johnny Cardoso no Flamengo? Entenda “anúncio” junto com a renovação de Filipe Luís
Se cumprir o contrato até o final, Filipe Luís vai terminar com três anos, dois meses e 30 dias no comando do time principal. Desde que o uruguaio Ramón Platero se tornou o primeiro técnico oficial do Flamengo em 1921, o clube poucas vezes teve alguém com tanto tempo ininterrupto no cargo, segundo pesquisa feita com dados do site “FlaEstatística”, especializado na história rubro-negra.
Thiago Lima detalha longa negociação e final feliz em renovação de Filipe Luís
Técnicos com mais tempo no cargo:
Flávio Costa: 8 anos e 3 dias (18/12/1938 até 21/12/1946)
Fleitas Solich: 6 anos, 2 meses e 20 dias (11/04/1953 até 24/06/1959)
Joaquim Guimarães*: 5 anos, 5 meses e 23 dias (04/05/1924 até 27/10/1929)
Flávio Costa: 5 anos, 2 meses e 22 dias (21/01/1962 até 12/04/1967)
*Obs: também atuou junto com José Seabra e Juan Bertone durante parte do período.
Flamengo publicou homenagem a Flávio Costa
Reprodução
O recordista é Flávio Costa, que em duas passagens diferentes treinou o time durante mais de oito anos. Na mais longeva, comandou o Flamengo por oito anos e três dias, entre o fim de 1938 e o de 1946. O clube naquela época conquistou quatro Cariocas, um Rio-São Paulo e um Torneio Início.
✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
Em seguida, vem o paraguaio Fleitas Solich. Com fama de linha dura, o gringo comandou o Flamengo por seis anos, dois meses e 20 dias entre o primeiro semestre de 1953 e o de 1959. Ele foi tricampeão carioca e ganhou outros torneios amistosos, como a Taça dos Campeões Estaduais de 1956.
Fleitas Solich, técnico do Flamengo nos anos 40 e 50
Divulgação / Conmebol
Fechando o pódio aparece Joaquim Guimarães, com cinco anos, cinco meses e 23 dias entre o primeiro semestre de 1924 e o segundo de 1929. É preciso explicar que no início do século passado era comum o compartilhamento da função de técnico com mais pessoas, e no período citado acima o treinador chegou a atuar sozinho e também ao lado de Juan Bertone e de José Seabra. Nesse intervalo, o Flamengo conquistou dois Cariocas.
Depois desses, só a segunda passagem mais longeva de Flávio Costa ainda seria maior que os possíveis três anos de Filipe Luís. Entre o início de 1962 e 1967, o treinador dirigiu o time por cinco anos, dois meses e 22 dias e conquistou dois Cariocas e alguns torneios amistosos.
Maior do século
Na próxima quinta-feira, Filipe Luís completa um ano e três meses no comando do time profissional. No final de janeiro, ele já se tornará o treinador do clube mais longevo deste século, superando o período de um ano, três meses e 25 dias de Vanderlei Luxemburgo no cargo, entre o fim de 2010 e o início de 2012.
Filipe Luís com a taça da Libertadores conquistada com o Flamengo
Adriano Fontes/Flamengo
Aposta da gestão de Rodolfo Landim na função ainda em 2024, Filipe Luís chegou a ter o cargo ameaçado quando a oposição ganhou a eleição no final daquele ano. Uma corrente do clube preferia rescindir o contrato e trocar o comandando, por entender que o treinador ainda não estava pronto e simbolizava o antigo presidente, mas Bap e José Boto bancaram a permanência.
Filipe Luís conquistou quatro títulos em 2025 (Carioca, Supercopa, Libertadores e Brasileirão) e fez valer o voto de confiança nele. Tanto que a diretoria, no novo vínculo, ofereceu um contrato até o fim do mandato. Se o prazo for cumprido, ele terá sido o único treinador da gestão Bap inteira.
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More


