Núcleo integrado e uso de IA: veja planos do Náutico para preparação física
Quiz da família dos Anjos: pai e filho treinadores do Náutico entrosados nas respostas
O Náutico iniciou no dia 15 de dezembro sua preparação para a temporada 2026 com um trabalho que envolve diferentes setores – mais especificamente oito: médico, fisioterapia, preparação física, nutrição, fisiologia, massagem e podologia. O clube trabalha com um núcleo de saúde e performance que serve para integrar todas as áreas.
– Cada um possui seus próprios processos, protocolos e metodologias de trabalho. A nossa lógica é integrá-los para desenvolver uma perspectiva de treino holística, geral, que permita evoluir a performance do atleta – afirmou o coordenador do núcleo, Bruno Simões.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Náutico no WhatsApp
+ Veja mais notícias do Náutico no ge
A pré-temporada foi dividido em três blocos. A primeira semana foi de avaliações de cada departamento para traçar o perfil de cada atleta. A partir da segunda, o objetivo passou a ser de individualizar as cargas e buscar, gradualmente, a homogeneidade do grupo, diz Bruno.
– Esse é um grande desafio, porque estamos falando de individualizar cargas dentro de um esporte coletivo. Para o grupo performar bem, precisamos potencializar as capacidades de cada atleta. A partir das avaliações, geramos diagnósticos individuais que nos permitem prescrever treinos de forma assertiva. Avaliamos força, potência, velocidade, percentual de gordura e desequilíbrios musculares.
“A lógica é otimizar o tempo e ser específico, atendendo às necessidades de cada atleta. Assim, quando eles chegam para a comissão técnica, já estão mais equilibrados e com segurança para performar em alta intensidade, tanto nos treinos quanto nos jogos.”
Paulo Sérgio e elenco do Náutico treinam na pré-temporada
Rafael Vieira/Náutico
Em 2026, o Náutico disputa apenas duas competições. No entanto, os jogos da temporada iniciam mais cedo que o normal, uma vez que o calendário terá pausa para a disputa da Copa do Mundo. O Timbu estreia no Campeonato Pernambucano no dia 9 de janeiro, contra o Maguary, nos Aflitos. Já a Série B tem previsão de início em 21 de março.
– Sabemos que, nos primeiros jogos do estadual, o elenco ainda terá certa heterogeneidade. O professor Hélio (dos Anjos, técnico) entende isso e trabalha com tranquilidade nesse início, identificando quem tem mais condições de executar o modelo de jogo. Ao longo do tempo, temos metas bem definidas para que os atletas atinjam o auge da performance da forma mais segura possível.
“É um trabalho muito minucioso, que envolve o uso de inteligência artificial para cruzar dados de prescrição de exercícios e recuperação. Consideramos também diferenças culturais, climáticas e de histórico de treino. Tudo isso nos permite individualizar cargas e desenvolver capacidades específicas de cada atleta ao longo da temporada”, finalizou Bruno.
+ Compre já seus ingressos para os jogos do Náutico
🎙️ Ouça o podcast Embolada 🎧
Assista: tudo sobre o Náutico no ge, na Globo e no sportv geRead More


