Palmeiras joga mais e machuca menos em 2025; Paulinho é o maior desfalque
Médico do Palmeiras atualiza situação de Paulinho, Weverton, Figueiredo e Felipe Anderson
Por mais um ano o Palmeiras figura entre os times com menos lesões no futebol brasileiro. O levantamento feito pelo Gato Mestre em 2025 com todas as lesões dos times da Série A mostra que a equipe alviverde teve apenas 26 baixas por problemas físicos nesta temporada. Mesmo tendo 76 jogos (maior número desde a temporada de 2022), o clube voltou ao patamar de 2023, após um ligeiro aumento em 2024.
O mês mais complicado para o departamento médico palmeirense foi abril. Das seis lesões, quatro foram musculares e fizeram o clube perder jogadores por, pelo menos, três partidas. Mas, com a dosagem de carga e rodízio do elenco, chegou à Copa do Mundo de Clubes sem ninguém no departamento médico. No segundo semestre, apesar de perder Paulinho, Lucas Evangelista e Weverton por 14 jogos ou mais, o clube viu seus jogadores irem ao DM apenas 10 vezes.
Quem mais desfalcou o time de Abel Ferreira foi justamente o atacante Paulinho, ausente em 36 jogos na temporada. Segundo reforço mais caro da história do clube, o atacante atuou no primeiro semestre, mas teve que ficar de fora da equipe depois da Copa do Mundo de Clubes. No dia 24 de julho, o atacante operou a tíbia da perna direita pela segunda vez em seis meses – ele já havia jogado o fim de 2024 pelo Atlético-MG no sacrifício e esteve na mesa de cirurgia ao fim daquela temporada.
Por ter poucos casos de lesões em 2025, o Palmeiras não viu seus jogadores irem ao departamento médico mais do que duas vezes na temporada. Foi essa quantidade que Aníbal Moreno, Felipe Anderson, Gustavo Gómez, Khellven, Lucas Evangelista, Marcos Rocha, Murilo, Piquerez e Raphael Veiga estiveram no Núcleo de Saúde e Performance.
Destaques individuais no DM do Palmeiras
Infoesporte
Paulinho durante tratamento no Palmeiras
Cesar Greco
O caso de Khellven tem uma especificidade: ele ficou de fora do jogo com o Fortaleza pela 24ª rodada do Brasileirão por causa de um trauma no pé. Depois, atuou no sacrifício contra o River Plate na volta das quartas de final da Libertadores e, por fim, ficou fora pelo mesmo problema pelas cinco partidas seguintes. Por padrão do Gato Mestre, esse caso entra como duas idas diferentes ao DM.
Jogadores do Palmeiras com mais partidas fora por lesão
Recentemente, o Palmeiras e o gramado sintético do Allianz Parque foram motivo de debate no mundo do futebol brasileiro. A presidente do clube, Leila Pereira, afirmou que desde que implementou o gramado no estádio, o Palmeiras tem um dos menores números de jogadores lesionados. Como o Gato Mestre checou, é verdade que o Palmeiras tem um dos DMs mais vazios, mas já era assim desde antes da instalação, em fevereiro de 2020.
O local do corpo mais atingido por contusões e que mais levou jogadores ao DM alviverde foi a coxa. Foram 10 problemas musculares registrados no músculo, que é o mais exigido em uma partida de futebol. Seguido de ombro (quatro), joelho, pé e tornozelo (dois cada). Confira abaixo o infográfico especial detalhando tudo:
Lesões por parte do corpo no Palmeiras
Infoesporte
*Colaboraram Camila Alves, Eduardo Rodrigues e Thiago Ferri
Critérios e Metodologia
As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas no site oficial do Palmeiras e apuradas junto aos setoristas do ge no dia a dia.
O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2025 até a data da publicação desta matéria: 23 de dezembro de 2025. Todas as baixas médicas sofridas pelos jogadores fora desse universo temporal não entraram na pesquisa.
O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida oficial por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento. Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos. geRead More


