Prêmio Paralímpico 2025: Carol Santiago e Gabriel Araújo são eleitos os melhores atletas do ano
Prêmio Brasil Paralímpico 2025 premia os melhores atletas de cada modalidade
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) homenageou os melhores atletas do ano na noite da terça-feira (09), em São Paulo. Campeã em quatro provas no Mundial de Singapura, a nadadora Carol Santiago foi a vencedora do prêmio na categoria feminina, enquanto Gabriel Araújo levou na masculina. Também no Mundial, Gabrielzinho manteve sua invencibilidade ao encerrar a competição com três ouros. Essa foi a quarta vez que Carol recebeu a honraria, enquanto Gabriel foi premiado pelo terceiro ano seguido.
+ Cristian Ribera abre temporada com dois ouros na Copa Continental da Noruega
+ Documentário mostra preparação da seleção de futebol de cegos na corrida para Paris 2024
Carol Santiago e Gabrielzinho são eleitos os melhores atletas de 2025
Alessandra Cabral/ CPB
– Estou muito feliz de verdade por ter meu trabalho reconhecido neste ano, que foi o mais difícil de minha carreira. Fico feliz de ter conseguido transformar as dificuldades e vencer todos os desafios, enfrentando eles com muita coragem – comemorou Carol.
Carol Santiago, de 40 anos, disputa na classe S12 (baixa visão) e é a maior campeã paralímpica da história do Brasil. Neste ano, a nadadora se destacou mais uma vez no Mundial de Natação Paralímpica de Singapura, conquistando cinco medalhas (ouro nos 50m livre, 100m livre e 100m costas e revezamento 4×100 medley 49 pontos, além da prata no revezamento 4×100 medley livre).
Já o campeão paralímpico Gabriel Araújo, de 23 anos, compete na classe S2 (comprometimento físico-motor) e também brilhou no Mundial de Singapura com três medalhas de ouro (100m costas, 200m livre e 50m costas). Com as conquistas, o nadador chegou ao tricampeonato mundial nas três provas e manteve a invencibilidade nas disputas.
– Queria agradecer a Deus primeiramente por tudo o que ele vem fazendo na minha vida, a minha família, meu pai, irmãs, minha namorada e minha mãe, porque tudo o que eu sou é graças a ela. Não tenho mais o que falar sobre 2025. A única coisa que eu tenho para prometer é que 2026 será melhor ainda. (…) Estou muito feliz e honrado de estar aqui. Sou feliz em ser o melhor atleta e trabalhar com os melhores – disse Gabrielzinho.
Carol Santiago e Gabrielzinho são eleitos os melhores atletas do ano no Prêmio Paralímpico
Atleta da Galera
Uma das premiações mais esperadas da noite, o Atleta da Galera é decidido por votação popular e premiou a velocista Verônica Hipólito neste ano. Verônica foi medalhista de bronze nos 100m da classe T36 no Mundial de atletismo de Nova Deli, em outubro, e foi eleita com mais de 75 mil votos.
A Revelação de 2025 foi a nadadora Alessandra Oliveira, de 17 anos. Alessandra conquistou os 100m peito da classe SB4 (comprometimento físico-motor) no Mundial de Singapura, tornando-se recordista mundial da prova. A atleta ainda fez parte da equipe campeã do revezamento 4x50m medley 20 pontos na mesma competição.
+ Siga o canal de esportes olímpicos do ge no WhatsApp!
Carol Santiago recebe prêmio de Melhor Atleta
Alessandra Cabral/ CPB
Dois técnicos também foram premiados. Alessandro Tosim, que comandou a seleção feminina de golbol no título inédito da Malmö Cup e no bicampeonato das Américas, foi escolhido como Melhor Treinador de Modalidades Coletivas. Já Fábio Antunes, treinador de Gabrielzinho desde 2015, foi eleito Melhor Treinador de Modalidades Individuais.
No evento que comemorou os 30 anos do Prêmio Paralímpicos, o CPB também premiou 24 atletas que se destacaram em suas modalidades. Confira todos os ganhadores por esportes:
Atletismo – Jerusa Geber
Badminton – Vitor Tavares
Basquete em cadeira de rodas – Sérgio Veiga
Bocha – Maciel Santos
Canoagem – Fernando Rufino
Ciclismo – Sabrina Custódia
Escalada – Marina Dias
Esportes de Inverno – Cristian Ribera
Futebol de Cegos – Raimundo Nonato
Futebol PC – Vinicius Araújo
Goalball – André Dantas
Halterofilismo – Tayana Medeiros
Hipismo – Rodolfo Riskalla
Judô – Brenda de Freitas
Natação – Maria Carolina Santiago
Paraesgrima – Jovane Guissone
Remo – Gessyca Guerra e Michel Pessanha
Rúgbi em cadeira de rodas – Lucas Junqueira
Taekwondo – Ana Carolina Moura
Tênis de Mesa – Sophia Kelmer
Tênis em cadeira de rodas – Vitória Miranda
Tiro com arco – Eugênio Franco
Tiro esportivo – Alexandre Galgani
Triatlo – Jéssica Ferreira
Vôlei sentado – Suellen Lima
Verônica Hipólito é eleita Atleta da Galera no Prêmio Brasil Paralímpico 2025 geRead More


