Quem é Villalba? Conheça as características do atacante que negocia com o Botafogo
Voz do Setorista: Entenda os alvos do Botafogo na próxima janela de transferências
De olho em um alvo para reforçar o ataque para 2026, o Botafogo negocia a contratação de Lucas Villalba, de 24 anos, do Nacional (Uruguai). Descrito como um ponta direita de extrema velocidade, mas que precisa de espaço no campo, o jogador pode ser o segundo reforço do clube carioca para a próxima temporada. O ge ouviu jornalistas que acompanham o Nacional de perto para traçar um perfil de Villalba.
O ápice da temporada 2025 de Villalba foi na Copa Libertadores – em especial, nos jogos fora de casa contra Bahia e Internacional. O atacante chegou a ser titular incontestável no Nacional, mas oscilou ao longo do ano e passou ao posto de reserva.
— É um jogador que teve um pico de velocidade superior a 37km/h. Teve seu melhor momento do ano em maio, nas partidas contra o Bahia de visitante e contra o Internacional. Depois, sofreu uma lesão e nunca pôde recuperar a confiança que tinha naquele momento. Houve rumores de que poderia ir à seleção, não foi, e a partir daí todas foram más notícias para ele. O Nacional teve chance de emprestá-lo ao Pachuca, para jogar a Copa do Mundo de Clubes, e nesse contrato lhe garantiram que ia jogar 30 minutos por partida. O Nacional decidiu não emprestá-lo — disse o jornalista Diego Domínguez, acrescentando:
+ Textor x Iconic: dono da SAF do Botafogo ganha direito de recorrer a decisão da Justiça inglesa
Lucas Villalba em Internacional x Nacional, na Libertadores
Pedro H. Tesch/Getty Images
+ Davide seguirá no Botafogo em 2026? Entenda cenário e conversas sobre trabalho do técnico
Números de Villalba por clube
— Ele perdeu a continuidade no time porque outro nome estava muito bem em sua posição. (Villalba) começou a ser reserva, e teve uma baixa importante em seu rendimento. É um jogador muito veloz, provavelmente o mais veloz do futebol uruguaio. Não tem drible, mas tem muita velocidade. Termina ganhando por isso. É muito melhor quando há campo aberto, com espaço. Tem mais assistências que gols. Talvez seja parecido com o Nacho Laquintana (do Bragantino).
“Saio de 2025 animado com o que pode ser 2026”, diz Dep no podcast ge Botafogo
Dentre os pontos negativos, os jornalistas apontam uma dificuldade de Villalba no 1×1. Além disso, o atacante do Nacional é visto mais como um garçom e menos como um grande goleador.
— Possui velocidade excepcional, dá inúmeras assistências. Precisa de espaço para explorar seu maior trunfo: a velocidade. Não é muito eficaz no mano a mano e não marca muitos gols. Finaliza bem — completou Martín Olivera, setorista do Nacional na Carve Deportiva.
+ Davide chuta garrafa e extravasa em gols do Botafogo; veja reações do técnico em vitória sobre Fortaleza
Lucas Villalba em Peñarol x Nacional
Guillermo Legaria, Agencia Gamba/Getty Images
Villalba é um jogador que se encaixa na característica buscada pela comissão técnica para a próxima temporada: ele tem estatura alta (possui 1,82m de altura) e velocidade para correr pelos lados. O atacante marcou quatro gols e deu seis assistências pelo Nacional nesta temporada e foi campeão uruguaio.
— É um extremo direito que tem muita velocidade e aceleração. Jovem, se sacrifica pelo time. A parte não tão boa é que talvez tenha sido irregular em seu rendimento, por isso no momento perdeu a titularidade no Nacional. Com espaço livre, o Villalba se sai muito bem. Em uma escala de 1 a 10, seu ano foi um 7. Em um momento foi titular indiscutível, em outro caiu de rendimento por vários fatores. O Nacional, apesar do título, tampouco foi brilhante — completou o jornalista Gonzalo Corbo, do Pasión Tricolor.
Caso o acordo se concretize, o Botafogo será a primeira experiência de Villalba no exterior. Antes de chegar ao Nacional, o atacante passou por Boston River, Tacuarembó e Montevideo City Torque – todos do Uruguai.
O Botafogo terminou o Campeonato Brasileiro 2025 na sexta posição da tabela, com 63 pontos somados. Para ir à fase de grupos da Libertadores de forma direta, o clube aguarda a definição da Copa do Brasil – e precisa contar com um título de Fluminense ou Cruzeiro, que transformaria o G-5 em G-6.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!
Initial plugin text
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv geRead More


