RÁDIO BPA

TV BPA

Retrô – Independência: bi estadual após 66 anos, eliminações nos pênaltis e 1ª vez na Série D

Retrô – Independência: bi estadual após 66 anos, eliminações nos pênaltis e 1ª vez na Série D

A temporada 2025 do Independência foi marcada pela conquista do bicampeonato acreano, participações em competições nacionais após mais de duas décadas de ausência, que resultou em dolorosas eliminações nos pênaltis na Copa Verde e Copa do Brasil, e na volta do futebol do Acre à segunda fase da Série D após três anos.
Independência é atual bicampeão acreano e será um dos representantes do Acre nas competições nacionais de 2026
Divulgação/Independência FC
O desempenho em campo colocou o Tricolor de Aço pela primeira vez no Ranking Nacional de Clubes (RNC) 2026 da CBF. Confira a retrospectiva do ano do Tricolor de Aço elaborada pelo ge:
Ano começa com eliminação nos pênaltis na Copa Verde
A estreia do Independência na temporada foi na primeira fase da Copa Verde, competição que o clube disputou de forma inédita.
Diante do Águia de Marabá-PA, jogando fora de casa, no Estádio Zinho Oliveira, na cidade de Marabá (PA), o Tricolor de Aço, comandado pelo técnico Álvaro Miguéis, empatou com os donos da casa por 1 a 1.
Águia de Marabá x Independência-AC, Copa Verde 2025
John Wesley/Ascom Águia
Como a disputa era em jogo único, a decisão da vaga foi para os pênaltis, com destaque para o goleiro Axel Lopes, que defendeu duas cobranças do time acreano, ajudando o Águia a vencer por 4 a 2.
Bicampeão acreano após 66 anos
Veja os gols de Galvez 1 x 3 Independência – final do Campeonato Acreano
Campeão estadual em 2024, o Independência entrou no Campeonato Acreano desta temporada como favorito ao título, mesmo com a mudança no comando técnico com relação ao título do ano passado.
Mas a caminhada começou com uma derrota expressiva para o Vasco-AC por 3 a 0 na estreia. O resultado negativo foi o único do Tricolor de Aço na competição.
O time terminou a primeira fase na terceira colocação e teve a Adesg, vice-líder, como rival em uma das semifinais. Após empate sem gols no tempo normal diante do Leão de Senador Guiomard, a classificação para a decisão foi conquistada nos pênaltis com vitória por 4 a 3.
Independência bicampeão acreano em 2025
Arquivo pessoal/Clemerson Ribeiro
A grande final foi contra o Galvez, que eliminou o Vasco-AC, líder da primeira fase, também nos pênaltis na outra semifinal. E o bicampeonato foi obtido com uma convincente vitória por 3 a 1.
O título representou o segundo bicampeonato do clube na história – o primeiro foi conquistado nas temporadas de 1958 e 1959 – e a 13ª taça estadual para o clube, terceiro maior campeão do Acre, atrás de Juventus (14) e Rio Branco-AC (48).
A campanha vitoriosa foi de nove jogos, quatro vitórias, quatro empates, uma derrota, 15 gols marcados e cinco gols sofridos.
Volta à Copa do Brasil após 25 anos e queda nos pênaltis
Momento Esporte: Kelton Pinho comenta os gols do jogo Independência x Manaus
Em meio a disputa do Campeonato Acreano, o Independência teve compromisso na primeira fase da Copa do Brasil contra o Manaus-AM.
Jogando em casa, na Arena da Floresta, em Rio Branco (AC), o Tricolor de Aço, que fazia a quarta participação na competição e retornava após 25 anos, empatou por 1 a 1, mas acabou sendo eliminado nos pênaltis ao ser superado por 4 a 2.
Independência empatou com Manaus no tempo normal e acabou eliminado nos pênaltis na primeira fase da Copa do Brasil 2025
Arquivo pessoal/Manoel Façanha
Renan desperdiçou a cobrança para o Manaus, mas o Independência perdeu com Robert e Marquinhos, que parou no goleiro Gustavo.
Após a partida, o técnico Álvaro Miguéis ficou na bronca com a arbitragem reclamando que não houve falta no lance que originou o gol de empate da equipe amazonense.
Na ocasião, o zagueiro Douglas, do time acreano, dominou a bola, mas errou o chute e, com um dos braços para trás, tocou em Renanzinho, que levou as mãos ao rosto. De frente para o lance, o árbitro Thaillan Azevedo marcou falta. O Gavião cobrou rápido e balançou as redes com Lelo.
Mudança no comando técnico após o estadual
Com a conquista do título acreano pelo Independência, o treinador Álvaro Miguéis chegou ao topo da lista dos treinadores que mais vezes venceram o estadual na era profissional do futebol do Acre.
Ele chegou ao quarto título como técnico e ultrapassou João Carlos Cavalo, que foi campeão no comando do Rio Branco-AC nas temporadas 2004, 2005 e 2014.
Álvaro Miguéis (D) é o treinador que mais vezes venceu o estadual na era profissional do futebol do Acre
Reprodução/Rede Amazônica Acre
O retrospecto, no entanto, não foi suficiente para que o treinador seguisse no comando da equipe para o Campeonato Brasileiro Série D. No dia 2 de abril, quatro dias após a bi estadual, a direção do Tricolor de Aço anunciou a saída do treinador.
Oficialmente, o investidor João Paulo Junqueira preferiu não informar o motivo da demissão, mas disse que “a amizade fora de campo continua”.
Procurado pelo ge, Álvaro Miguéis também preferiu não comentar sobre o assunto, limitou-se a dizer que não pediu para sair da função e reforçou que tem o objetivo de vencer no futebol. Durante o estadual, o técnico chegou a se desentender com os investidores por conta da liberação do meia Weverson ao Manaus.
O treinador obteve 54,54% de aproveitamento em 11 jogos com a equipe entre Acreano, Copa Verde e Copa do Brasil. Ao todo, foram quatro vitórias, seis empates e uma derrota. Quase uma semana depois, o Independência confirmou acordo com o treinador Ulisses Torres para comandar o time na Série D.
Técnico Ulisses Torres e o analista de desempenho Ivan Mazzuia
Arquivo pessoal/Manoel Façanha
1ª vez na Série D recolocando o Acre na 2ª fase após três anos
Com Ulisses Torres no comando, o Independência iniciou a participação inédita na quarta divisão nacional. O treinador, no entanto, ficou pouco mais de um mês no cargo. No dia 12 de maio, acabou desligado da função após 35 dias de trabalho e “divergências com elenco”. A saída foi definida após reunião com os responsáveis pelo futebol do clube.
Em três partidas na Série D, o treinador obteve uma vitória, um empate e uma derrota, aproveitamento de 44,44%.
O Independência, então, efetivou o auxiliar e analista de desempenho Ivan Mazzuia como treinador para a sequência da competição.
Elenco do Independência-AC na Série D do Campeonato Brasileiro 2025
Divulgação | Independência A.C.
Com uma campanha instável na primeira fase dentro do Grupo A1, o Tricolor de Aço conseguiu a classificação para a segunda fase apenas na última rodada com uma vitória por 2 a 1 sobre o Manauara, contando com falha do goleiro rival, e beneficiado pelo empate por 1 a 1 entre GAS-RR e Águia de Marabá-PA. O time paraense se classificaria em caso de vitória ou se o Independência não vencesse o rival do Amazonas.
A classificação recolocou o futebol acreano de volta à segunda fase da Série D após três anos. A caminhada na competição, no entanto, não avançou. O Independência enfrentou o Altos-PI por um lugar nas oitavas de final e acabou eliminado após ser goleado por 5 a 1 no jogo de ida, no Acre, e derrota por 3 a 1, no Piauí.
Decepções na base
Se no futebol profissional, o Independência conquistou o título do Campeonato Acreano e fez campanhas dignas no cenário nacional, nas outras competições organizadas pela Federação de Futebol do Acre (FFAC) o clube foi decepcionante.
No Campeonato Acreano Sub-20, ficou na 11ª e última posição com 10 derrotas em 10 jogos, tendo o pior ataque e a pior defesa.
Independência disputou estaduais de base sub-20, sub-17 e sub-15 e ficou nas últimas colocações
Arquivo pessoal/Glauber Lima
O desempenho pífio se repetiu no Campeonato Acreano Sub-17, terminando também na última posição, com o pior ataque e a segunda pior defesa.
No Campeonato Acreano Sub-15, o Tricolor de Aço ficou em 15º e penúltimo lugar e acabou rebaixado para a segunda divisão. O clube não disputou os estaduais sub-11, sub-13, Feminino, Feminino Sub-14, Feminino Sub-16 e Feminino Sub-18.
Aparição no Ranking Nacional de Clubes pela 1ª vez
Ranking Nacional de Clubes 2026 da CBF – Acre
Reprodução/ge
O Independência foi a novidade do futebol acreano no Ranking Nacional de Clubes 2026 da CBF. Aparecendo pela primeira vez na relação, o Tricolor de ocupa a 132ª posição, com 380 pontos, ficando atrás de Humaitá (80º) e Rio Branco-AC (120º) e à frente de São Francisco (173º), Atlético-AC (217º) e Galvez (217º). geRead More