RÁDIO BPA

TV BPA

Retrospectiva 2025: em ano histórico, Serra Branca garante vagas na Série D e na Copa do Brasil

Retrospectiva 2025: em ano histórico, Serra Branca garante vagas na Série D e na Copa do Brasil

Com novo calendário, Serra Branca ganha vaga na Copa do Brasil
A temporada 2025 sempre será lembrada como marcante para a história do Serra Branca. O clube foi o terceiro colocado do Campeonato Paraibano e, com isso, conquistou uma inédita vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem.
+ Confira as principais notícias do Serra Branca
O ano, que já era considerado muito positivo, ficou ainda melhor com a confirmação da participação da equipe na próxima edição da Copa do Brasil. O clube sediado em Campina Grande foi beneficiado por uma mudança no regulamento da competição que deu uma vaga extra à Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB). Com isso, por ficado em terceiro no estadual, o Carcará vai se juntar à Sousa e Botafogo-PB no torneio nacional.
Elenco do Serra Branca no Campeonato Paraibano 2025
Jackson Batista
Clube surpreende ao contratar Victor Ferraz
Durante a pré-temporada, o Serra Branca já começou a surpreender quando anunciou o lateral-direito Victor Ferraz como principal reforço para 2025. O paraibano, dono de uma bela carreira no futebol nacional, atuou em grandes times como Santos, Grêmio e Coritiba. Aos 36 anos, o defensor vinha de uma passagem pelo futebol paraguaio vestindo a camisa do Tacuary.
+ Victor Ferraz traça planos para o pós-carreira e aponta a função de técnico como objetivo
Victor Ferraz, lateral-direito do Serra Branca
Samy Oliveira / Serra Branca
O atleta agregou muita experiência e polivalência ao time, já que atuou como lateral-direito, sua posição de origem, e como meia em algumas ocasiões. Ao todo, esteve em campo em dez das 11 partidas, contribuindo com dois gols.
Início irregular e demissão do treinador
O Serra Branca iniciou o Campeonato Paraibano com uma vitória por 1 a 0 sobre o Campinense, com gol de Baggio. No entanto, nas três rodadas seguintes, perdeu o Sousa, ganhou do Pombal e, após derrota para o Treze, realizou uma mudança de rota com a demissão do técnico Cristian de Souza.
Cristian de Souza foi técnico do Serra Branca no início do Paraibano 2025
Samy Oliveira/Serra Branca
O escolhido para o lugar de Cristian foi Roberto Maschio, que estava no comando da equipe sub-20 do clube. A aposta no profissional que já estava na casa se mostrou assertiva e o destino do Carcará do Cariri começou a mudar no certame estadual.
Time cresce sob o comando de Maschio
Roberto Maschio teve uma pedreira logo em sua estreia, ao encarar o Botafogo-PB, no Almeidão, em João Pessoa, em duelo válido pela 5ª rodada. Após sair perdendo na etapa inicial, com gol de Guilherme Santos, o time fez um bom segundo tempo e buscou o empate em 1 a 1, num belo chute de Cal de fora da área.
Técnico Roberto Maschio ao lado de Rafael Farias, presidente do Serra Branca
Samy Oliveira / Serra Branca
A partir daí, o Serra Branca começou a apresentar um futebol mais vistoso e cresceu na tabela. Nos últimos quatro jogos da primeira fase, goleou o Picuiense por 8 a 0, bateu o Esporte de Patos por 2 a 0, fora de casa, empatou em 2 a 2 com o Nacional de Patos, e finalizou a fase inicial do torneio com mais uma goleada, desta vez, contra o Auto Esporte, por 5 a 1.
Com os 11 pontos somados sob o comando de Roberto Maschio em cinco rodadas, o Carcará do Cariri garantiu a classificação na última rodada da primeira fase, terminando na quarta colocação com 17 pontos.
Duelo equilibrado com o atual campeão Sousa na semifinal
Com a quarta colocação garantida, o Serra Branca teve a difícil missão de enfrentar o atual campeão Sousa na semifinal. O primeiro duelo, no Estádio Amigão, em Campina Grande, terminou empatado em 1 a 1. O artilheiro Diego Ceará abriu o placar para o Dinossauro e Carlos Renato buscou o empate para o Carcará.
A partida de volta, no Estádio Marizão, em Sousa, foi mais um jogo tenso. Os donos da casa saíram na frente logo no início da segunda etapa, com um gol contra de Jean Martim. No entanto, o volante do Serra não se abateu e, nos acréscimos, foi às redes para levar a decisão para a disputa de pênaltis.
Sousa e Serra Branca empataram em 1 a 1 no segundo jogo da semifinal do Paraibano
Kyioshi Abreu
Na marca da cal, brilhou a estrela do goleiro Bruno Fuso que, com duas defesas, garantiu a classificação do Dinossauro para a terceira final consecutiva. Na decisão, o time sertanejo bateu o Botafogo-PB em pleno Almeidão e conquistou o bicampeonato.
Apesar da eliminação sofrida na semifinal, o clima foi de dever cumprido no elenco do Carcará do Cariri. Com a terceira colocação garantida, o time carimbou sua classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro e, em 2026, vai disputar a competição pela primeira vez.
Copa do Brasil é a cereja do bolo
O Serra Branca já estava trabalhando no planejamento para a próxima temporada quando foi surpreendido por uma mudança no regulamento da Copa do Brasil 2026. O torneio, que era disputado por 92 times, agora vai contar com 126 participantes. Com isso, a Paraíba ganhou uma vaga extra na competição, que foi para o Carcará, terceiro colocado no estadual.
Taça da Copa do Brasil
Divulgação/CBF
+ Siga o canal do ge Paraíba no WhatsApp!
Em 2026, o Serra Branca vai ter um calendário robusto pela primeira vez na história. Além da Copa do Brasil, o clube terá outra competição nacional pela frente, já que também se garantiu na Série D do Brasileiro. O primeiro desafio será no Campeonato Paraibano, que começa em janeiro.
Primeiro título em 2026?
Após ser semifinalista nas duas últimas edições do estadual, o Serra Branca espera em 2026, enfim, conquistar o seu primeiro título. Para isso, está montando um time forte. Além disso, o time largou na frente dos rivais e foi a primeira equipe a iniciar a pré-temporada.
+ Confira o elenco do Serra Branca para a temporada 2026
Para chegar ao objetivo, a diretoria iniciou o planejamento com bastante antecedência e contratou atletas experientes. Destaque para o lateral-direito Victor Ferraz, que renovou com o clube por mais uma temporada.
Diego Ceará, artilheiro das duas últimas edições do Paraibano, vai reforçar o Serra Branca em 2026
Cassiano Cavalcanti / Serra Branca
A diretoria do Serra Branca também apostou em atletas que venceram o Campeonato Paraibano pelo Sousa nas edições anteriores. São os casos do goleiro Bruno Fuso e do atacante Diego Ceará, bicampeões em 2024 e 2025, além do zagueiro Usles e do atacante Ian Augusto, que venceram o estadual deste ano.
Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo.com/pb geRead More