RÁDIO BPA

TV BPA

Retrospectiva 2025: Fortaleza vive ano de decepções, rebaixamento e fim da Era Vojvoda

Retrospectiva 2025: Fortaleza vive ano de decepções, rebaixamento e fim da Era Vojvoda

Fortaleza de 2025: O ano de decepções que chegou perto de um milagre
O ano de 2025 ficará marcado como um dos mais dolorosos da história recente do Fortaleza. Entre eliminações precoces, atuações abaixo do esperado e decisões que culminaram no fim da Era Juan Pablo Vojvoda, o Tricolor do Pici viveu uma temporada de frustrações que terminou da pior forma possível: o rebaixamento para a Série B após sete anos na elite do futebol brasileiro.
+ Receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp
Ao longo do calendário, o Leão do Pici não conseguiu sustentar o nível de competitividade que marcou os últimos anos. Vice-campeão estadual, eliminado no Nordestão e na Copa do Brasil, com uma campanha irregular na Libertadores e uma Série A marcada por erros, trocas no comando técnico e pressão crescente da torcida, o Fortaleza construiu, passo a passo, o cenário que resultou em um dos capítulos mais amargos de sua trajetória.
Campeonato Cearense
Ceará é bicampeão cearense em 2025
O Fortaleza até começou bem o ano de 2025. Foram seis vitórias em sequência, com um início dominante no Campeonato Cearense. O objetivo, afinal, era retomar a hegemonia estadual após perder o título (e o inédito hexa) em 2024.
O Laion avançou tranquilo na liderança do seu grupo, mas teve dificuldades para passar pelo Ferroviário nas semifinais, empatando o primeiro jogo sem gols e vencendo o segundo por apenas 1 a 0.
Na decisão, encarou mais uma vez o Ceará. E após uma derrota por 1 a 0 no primeiro jogo, viu o Alvinegro empatar o segundo e levantar a taça do bicampeonato. O vice-campeonato foi a primeira frustração de um ano ruim do Tricolor.
Copa do Nordeste
O Nordestão foi mais um momento difícil para o Tricolor. O time passou a não engrenar, perdeu jogos considerados fáceis e se complicou na primeira fase. Avançou em 4° no Grupo A com a mesma pontuação dos dois times seguintes. Foram apenas três vitórias (e quatro derrotas) nos sete jogos iniciais.
Caio Alexandre marca, e Bahia elimina o Fortaleza do Nordestão
Nas quartas de final, encarou o Bahia, primeiro colocado do Grupo B, e não resistiu. O requinte de crueldade na eliminação veio com o gol de Caio Alexandre, ex-Fortaleza, dando números finais à eliminação.
Fortaleza perde para o Bahia e está eliminado da Copa do Nordeste
Copa do Brasil
A participação na Copa do Brasil foi relâmpago e colocou mais um tijolo no muro das lamentações do Fortaleza em 2025. O Laion entrou somente na Terceira Fase da competição e encarou o Retrô. Houve quem achasse um confronto fácil, tranquilo para que o time cearense avançasse sem sustos. A realidade, no entanto, foi outra.
Nos pênaltis, Fortaleza é eliminado pelo Retrô na Copa do Brasil
O Fortaleza seguia em péssima fase e a Copa do Brasil acabou sacrificada. Após um empate em 1 a 1 em solo pernambucano, o mesmo placar no Castelão levou o jogo de volta para as penalidades. Kervin e Lucero erraram suas cobranças e o Leão acabou eliminado precocemente.
Fortaleza é eliminado da Copa do Brasil nos pênaltis para o Retrô
Libertadores
A Liberta foi a única competição do ano em que o Fortaleza alcançou a meta estabelecida: chegar às oitavas de final. No entanto, o percurso foi cheio de obstáculos e performances ruins.
Logo na rodada de abertura da fase de grupos, uma derrota acachapante contra o Racing, em casa, em uma Arena Castelão lotada. Na segunda rodada, um episódio lamentável que marcou a competição: torcedores do Colo-Colo invadiram o gramado e, em confronto com a polícia do lado de fora, dois torcedores chilenos acabaram mortos. O jogo, que foi interrompido sem gols, acabou tendo vitória para o Fortaleza em 3 a 0, resultado definido nos tribunais.
Fortaleza deixa campo correndo após invasão; dois torcedores do Colo-Colo morreram fora do estádio
O Fortaleza acabou se classificando às oitavas de final, avançando em segundo do grupo E com oito pontos em seis jogos. Encarou o argentino Vélez nas oitavas, mas não resistiu o suficiente. Após empatar sem gols no Castelão, levou 2 a 0 na Argentina e acabou eliminado da competição internacional.
Tá On: Juscelino Filho repercute Colo-Colo x Fortaleza pela Libertadores 
Fim da Era Vojvoda
A essa altura da eliminação na Libertadores, o Fortaleza já não era mais comandado por Juan Pablo Vojvoda. A péssima temporada não conseguiu manter nem mesmo o argentino (tido por muitos como o maior treinador da história do Fortaleza) no comando.
Vojvoda deixa o Fortaleza
Vojvoda deixou o clube após a derrota para o Ceará no Brasileirão. Ele, que chegou em maio de 2021 ao Tricolor, esteve à frente do clube em 310 jogos, somando 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas.
Vojvoda se despede da torcida do Fortaleza
Raisa Martins
Juan Pablo encerrou sua passagem pelo Fortaleza com cinco títulos (três estaduais e dois regionais), dois G-4 no Brasileirão e uma final de Sul-Americana (2023).
Torcida do Fortaleza lota sede para se despedir de Vojvoda após demissão
Na despedida do treinador, a torcida protagonizou um último ato de homenagem ao lotar a sede do clube, no Pici, para o último adeus. A massa tricolor abraçou o ex-comandante e o episódio repercutiu nacionalmente.
Torcida do Fortaleza lota sede para se despedir de Vojvoda
Brasileirão
Na Série A, o Fortaleza entrou na zona de rebaixamento na 11ª rodada e demorou a sair. O desempenho ruim dentro de campo levou a cobranças da torcida e à demissão de Vojvoda. Renato Paiva acabou assumindo o comando da equipe e agravando ainda mais a crise.
Fortaleza encerra primeiro turno sem vencer fora de casa na Série A
A cinco rodadas do fim da Série A, Fortaleza repete pontuação do ano da última queda
O português assumiu e, em dez jogos, venceu apenas uma partida, dificultando ainda mais a reação do Tricolor. Nos 21 primeiros jogos, o Fortaleza venceu apenas três, por vezes ficando à frente na tabela apenas do Sport.
Fortaleza, Grêmio
Ismael Soares/SVM
Até que na reta final, a diretoria demitiu Renato Paiva e contratou o argentino Martín Palermo. O ídolo do Boca Juniors assumiu o time cearense e conseguiu uma arrancada de nove jogos de invencibilidade, saindo do Z-4 na penúltima rodada. No entanto, na última rodada, acabou perdendo para o Botafogo e amargando um rebaixamento depois de sete anos de Série A.
Martín Palermo deixa o Fortaleza após rebaixamento para a Série B
Fortaleza perde para o Botafogo e é rebaixado para Série B
Início da Era Carpini
Com a saída de Martín Palermo, o Fortaleza agiu rápido, já pensando no planejamento para 2026. Minutos após comunicar a saída do argentino, anunciou a chegada de Thiago Carpini. O novo técnico, já anunciado, acompanha o time, que se reapresentou na segunda (29) e já iniciou as atividades de olho no próximo ano.
Em 2026, o Fortaleza terá pela frente: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro.
Marcelo Paz, Rolim Machado, Sérgio Papelli, Thiago Carpini
Fernanda Alves/SVM geRead More