RÁDIO BPA

TV BPA

Saiba por que o Inter encaminhou venda de Vitão para o Cruzeiro

Saiba por que o Inter encaminhou venda de Vitão para o Cruzeiro

Vitão encaminha ida para o Cruzeiro; saiba mais movimentações do Inter
Detalhes impedem o anúncio de Vitão pelo Cruzeiro. Um dos destaques do Internacional nas últimas temporadas, o zagueiro alimentava o sonho de voltar a jogar na Europa, mas a oferta dos mineiros acabou sedutora para as duas partes.
+ O ge está no WhatsApp! Siga o canal ge Inter
O negócio com a Raposa deixará 7 milhões de euros (R$ 45,96 milhões pela cotação atual) nos cofres, além das chegadas do volante Japa, por empréstimo, e do zagueiro João Marcelo, que chegaria com contrato definitivo. Até o início da tarde, o defensor não havia sido procurado pelo Inter.
Veja mais:
+ Inter recebe proposta do Athletico-PR por Bruno Gomes
+ Confira o jogador que mais atuou pelo Inter em 2025
+ Como Pezzolano pretende promover a mudança no Inter
A composição mostra um acerto do Colorado no momento da busca do zagueiro. Pouco conhecido do grande público, Vitão desembarcou no Beira-Rio em 2022 de graça pela normativa da Fifa, que permitia um jogador congelar o contrato com um clube russo ou ucraniano de forma unilateral por causa da guerra.
Vitão está de saída do Inter
Lucro após prospecção
A contratação veio pelo trabalho do Centro de Análise e Prospecção de Atletas (Capa), amparado por diferentes áreas do clube. Os gaúchos acompanhavam o cenário geopolítico, mas monitoravam a situação com a entidade e discutiam com o Shakhtar.
Em 30 de junho de 2024, o vínculo com o time ucraniano encerrou e o defensor acertou com o Inter um contrato até 2026. Pelo acordo, os gaúchos ficaram com 80% dos direitos econômicos, enquanto o restante permaneceu com o atleta.
Outros interessados
A ideia era vender Vitão ao Velho Continente. Entretanto, não apareceu quem alcançasse os 10 milhões de euros (R$ 65,67 milhões) desejados. Houve um negócio acertado com o Betis, mas barrado pela questão do fair play financeiro dos espanhóis.
Betis desiste de contratar Vitão, zagueiro do Inter
O Flamengo, por sua vez, tentava formatar um modelo no qual seria abatida a dívida por Thiago Maia e haveria um repasse de valores aos gaúchos. O Inter rejeitou a investida.
O Inter também segurou a saída de Vitão em outras oportunidades porque entendia o zagueiro como vital e acreditava conseguir um montante maior. Sempre com a parceria do jogador, que não queria sair sem deixar uma quantia para o clube. Nos bastidores, porém, os gaúchos reconhecem que a demora de venda diminuiu o poder de arrecadar uma quantia maior.
Pouco tempo de contrato
O vínculo curto também impedia o Inter de receber mais. Em 1º de julho, Vitão já poderia assinar pré-contrato para sair sem custos em 1º de janeiro de 2027.
O Inter sabia que Vitão não renovaria e esta janela de transferências seria a última oportunidade de arrecadar um valor.
Exclusivo: Vitão fala sobre fase no Inter e sonho de chegar à seleção
Vitão no Inter
O defensor sempre mostrou apreço pelo clube. Mostrava relação com a torcida, como a provocação ao Grêmio após o título do Gauchão, e era uma das vozes de liderança do vestiário. Apesar do perigo do rebaixamento, sempre confiou que o time permaneceria na elite e cumpriu promessa após o apito final ao atravessar o gramado do Beira-Rio de joelhos.
O jogador de 25 anos deixa o Beira-Rio após atuar em 193 partidas pelo Colorado. Marcou quatro gols e conquistou o estadual de 2025. Na vitória sobre o Bragantino, último jogo pelo clube, deu assistência para Mercado para abrir o placar.
Vitão zagueiro Inter
Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional
🎧 Ouça o podcast ge Inter 🎧
+ Assista: tudo sobre o Inter no ge e na TV geRead More