Saiba quem é Hélio Cury Filho, administrador provisório da FFP enviado pela CBF
CBF nomeia administrador provisório para a FFP
Na Federação de Futebol do Piauí (FFP), Hélio Cury Filho atuará como administrador provisório da entidade por um período inicial de 90 dias. O gestor é o atual presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF) e foi enviado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após o então presidente do órgão, Robert Brown, solicitar afastamento temporário da função, depois que o Ministério Público do Piauí (MP-PI) ingressou com uma ação civil contra o dirigente. Conheça abaixo o gestor.
Hélio Cury Filho, administrador enviado pela CBF à FFP
CBF
Quem é Hélio Cury Filho
Hélio Cury Filho é formado em Direito pela PUC-PR e especialista em Gestão Esportiva. Atualmente, exerce o cargo de presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), função que assumiu em 2023 pela chapa “Confiança e Inovação”. Antes disso, seu pai, Hélio Cury, presidiu a FPF por vários anos.
Antes de assumir a presidência, Hélio Cury Filho atuou como assessor jurídico da FPF entre 2010 e 2014, período em que seu pai estava à frente da entidade. Além disso, possui experiência na Câmara Municipal de Curitiba, na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba e na Itaipu Binacional.
Hélio Cury Filho, presidente da Federação Paranaense de Futebol, em coletiva do Paranaense 2026
Raphael Costa/RPC
Além da especialização em Gestão Esportiva, Hélio Cury Filho também possui qualificações em Gestão do Futebol, Governança e Conformidade, Marketing e Vendas, obtidas pela CBF Academy.
Gestão na Federação Paranaense de Futebol
Hélio Cury Filho, presidente da Federação Paranaense de Futebol
Eduardo Somer/FPF
Eleito em 2023, Hélio Cury Filho ampliou o número de campeonatos organizados pela FPF, passando de 14 em 2023 para 17 em 2025. Criou a Copa Paraná e expandiu a Recopa Amadora. Também aumentou a visibilidade das competições, garantindo transmissões ao vivo e gratuitas pelo YouTube, além de parcerias com emissoras de TV.
Torcedores do Coritiba e Athletico se alegram com o acesso a série A
Entenda a vinda de Hélio Cury ao Piauí
O MP-PI solicitou uma intervenção judicial no órgão e o afastamento de Robert Brown da FFP alegando supostas irregularidades na gestão da entidade. Após isso, o mandatário pediu uma licença do cargo. E para suprir a ausência de Brown, a CBF nomeou Hélio Cury, atual presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), para administração provisória da entidade piauiense.
Federação de Futebol do Piauí (FFP)
Julio Costa
Em nota, a CBF explicou que a ação foi motivada para garantir o pleno funcionamento do futebol piauiense por um período inicial de 90 dias e garantiu que a medida segue o estatuto oficial da FFP. Veja abaixo.
Nota oficial da CBF na íntegra
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que designou Hélio Cury Filho, atual presidente da Federação Paranaense de Futebol, como administrador provisório da Federação de Futebol do Piauí (FFP), pelo período inicial de 90 dias, com base no art. 142 do Estatuto da CBF.
A nomeação ocorre após o ajuizamento de ação civil pública pelo Ministério Público do Estado do Piauí, que requereu o afastamento da atual gestão da entidade, e após o presidente da FFP, Sr. Robert Brown Carcará, solicitar formalmente seu afastamento temporário por motivos de saúde.
Diante desse cenário, e conforme suas atribuições estatutárias e responsabilidades de supervisão sobre as federações estaduais, a CBF decidiu adotar medida administrativa cautelar para assegurar a continuidade das atividades da FFP, a normalidade de sua gestão e o atendimento regular às demandas do futebol piauiense.
Com ampla experiência na administração do futebol, Hélio Cury exercerá as funções ordinárias de gestão durante o período de transição e manterá a CBF informada sobre todas as ações adotadas no âmbito da Federação.
A CBF reafirma seu compromisso com a integridade, a governança e o desenvolvimento do futebol em todo o país, garantindo o pleno funcionamento das federações filiadas e a segurança institucional necessária ao esporte.
Ação do MP-PI contra a atual gestão da FFP
Federação de Futebol do Piauí (FFP)
Julio Costa
O Ministério Público do Piauí ingressou com Ação Civil Pública pedindo uma intervenção judicial na FFP e no Instituto de Futebol do Piauí (IFP), logo, solicitando também o afastamento imediato da atual gestão da entidade, presidida por Robert Brown, e uma auditoria. O órgão alegou supostas irregularidades financeiras e administrativas.
Procurados pelo ge, a administração do IFP, Robert Brown e a FFP não se pronunciaram sobre a ação do Ministério Público. geRead More


