RÁDIO BPA

TV BPA

Sexto diretor de futebol na gestão de Fábio Mota, Gustavo Vieira tem futuro incerto no Vitória

Sexto diretor de futebol na gestão de Fábio Mota, Gustavo Vieira tem futuro incerto no Vitória

Fábio Mota comenta negociação com Gustavo Vieira: “Nada definido”
O Vitória trabalha nos bastidores com uma série de indefinições. Além de buscar a renovação de contrato com seis jogadores, o clube precisa resolver a situação de Gustavo Vieira, diretor de futebol com vínculo até o fim deste ano.
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Vitória em 2026
Contratado em maio de 2025, Gustavo Vieira participou da reformulação do elenco do Vitória no segundo semestre e da contratação de oito jogadores. Três deles terminaram a temporada no time titular.
Gustavo Vieira e Fábio Mota no Vitória
Victor Ferreira / EC Vitória
Em entrevista ao ge, Fábio Mota não confirmou a presença de Vieira para 2026. O presidente do Vitória preferiu não comentar o que afasta o acerto, mas deixou claro que o trabalho da diretoria de futebol como um todo não foi bom em 2025.
“Não está definido se ele será o nosso diretor até a próxima temporada”.
– Avaliação da direção de futebol no ano todo não é boa. E por uma série de itens. Uma das quais é porque o Vitória é uma das equipes que mais jogou no Brasil. São cinco competições, e não estávamos preparados. Estamos avaliando. Salvamos a temporada ficando na Série A pelo terceiro ano seguido. Mas não está tudo bem. Não estou satisfeito – criticou o presidente.
Gustavo Vieira é o sexto diretor de futebol da gestão de Fábio Mota, o quinto contratado pelo presidente. Quando o mandatário assumiu o Vitória interinamente, no fim de 2021, Alex Brasil comandava o setor, mas foi demitido em março do ano seguinte. Depois, Rodrigo Pastana, Edgard Montemor, Ítalo Rodrigues, Manoel Tanajura e Gustavo Vieira passaram pelo clube.
Diretores de futebol na gestão Fábio Moa:
Alex Brasil [março de 2021 – março de 2022];
Rodrigo Pastana [abril de 2022 – julho de 2022];
Edgard Montemor [julho de 2022 – março de 2023];
Ítalo Rodrigues [março de 2023 – julho de 2024];
Manoel Tanajura [julho de 2024 – maio de 2025];
Gustavo Vieira [desde maio de 2025].
O trabalho de Gustavo Vieira
Gustavo Vieira em entrevista coletiva pelo Vitória
Theo Fernandes / ge
Antes de chegar ao Vitória, Gustavo Vieira trabalhou como executivo no São Paulo e no Santos. Seu último trabalho havia sido no Peixe, em 2018, mas durou dois meses.
Na apresentação no Rubro-Negro, o diretor chamou a atenção ao afirmar que “o Vitória é sexy”, se referindo ao poder de atração do clube para jogadores de fora do Brasil. Na contratação de novas peças, o dirigente olhou para o futebol internacional, origem de seis dos oito reforços rubro-negros no segundo semestre.
Durante o período de Gustavo Vieira no Vitória, o time trocou de treinador três vezes: Thiago Carpini, Fábio Carille e Rodrigo Chagas comandaram o Rubro-Negro até Jair Ventura assumir o grupo que escapou do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Com o dirigente, o Vitória acertou com oito jogadores no segundo semestre. O goleiro Thiago Couto, o lateral-esquerdo Ramon e o atacante Aitor Cantalapiedra terminaram a temporada como titulares; Renzo López foi opção frequente vindo do banco de reservas (chegou a ter chance no time principal); Romarinho deixou o clube após cinco partidas; e Rúben Rodrigues, Rúben Ismael (se machucou) e Kike Saverio tiveram poucos minutos em campo.
– Ao final, a gente também pode considerar a possibilidade de um erro ou outro, natural. Alguma margem sempre existe e ocorrerá sempre. O importante é maximizar os acertos e diminuir o prejuízo financeiro em eventuais erros. Nesse aspecto, a gente continua com uma postura, sensação de acerto ao que foi feito. Todos os jogos exigiram muito, nível alto de tensão. Os atletas precisam se adaptar a essa realidade e vão sendo inseridos nisso – disse o dirigente entrevista coletiva realizada em outubro.
Contratações de Gustavo Vieira no Vitória
Caso continue no Vitória, Gustavo Vieira vai participar da montagem do elenco da próxima temporada, que tem abertura da janela de transferências marcada para o dia 5 de janeiro de 2026. Segundo Fábio Mota, a prioridade é renovar com seis jogadores em fim de vínculo com o clube para só depois contratar mais seis ou sete peças pontuais.
*Sob supervisão de Ruan Melo geRead More