RÁDIO BPA

TV BPA

Técnico da seleção brasileira, Zé Roberto fala sobre mudança na classificação para Olimpíadas de LA

Técnico da seleção brasileira, Zé Roberto fala sobre mudança na classificação para Olimpíadas de LA

Seleção feminina de vôlei conquista a medalha de bronze no Campeonato Mundial
O Campeonato Mundial de Vôlei 2027 vai conceder três vagas nas Olimpíadas de Los Angeles para os primeiros colocados. Em conversa com o ge.globo, o técnico da seleção brasileira feminina, José Roberto Guimarães explicou se a mudança anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na última quarta-feira afetará o planejamento da equipe nacional durante o ciclo até 2028.
– Não muda muito. A única coisa que a gente vai ter no ano de 2026 vai ser uma seleção B muito junto com a seleção A. Mas o resto do planejamento é o mesmo. No ano que vem, a Liga das Nações e Sul-Americano classificatório para os Jogos Olímpicos, em 2027, a Liga das Nações e o Mundial, e em 2028, os Jogos Olímpicos. O importante agora é dar rodagem para o time, treinar muito, participar das competições internacionais, conseguir a classificação e vamos seguindo – analisou o treinador.
+ Osasco leva o bronze, e Gabi elogia atuação de times brasileiros no Mundial: “Orgulho”
+ Jogador argentino diz que foi chamado de “macaco” e registra B.O. após jogo da Superliga
+ Tifanny chora ao subir no pódio com Osasco após ser barrada: “Me tiraram de lá de dentro”
Como o próprio Zé Roberto mencionou, os campeonatos continentais, como o Sul-Americano – agendados para agosto e setembro de 2026 – irão garantir cinco seleções nas Olimpíadas de Los Angeles. A ideia da seleção brasileira é conquistar essa vaga já no próximo ano e não precisar contar com o Mundial de 2027, mas o técnico já projeta jogos difíceis
José Roberto Guimarães, técnico da seleção feminina de vôlei
Marcin Golba/NurPhoto via Getty Images
– O voleibol, na América do Sul, está crescendo, isso é muito bom para todos nós. Vai ser mais difícil. A Argentina está crescendo muito, o Peru também está fazendo um bom trabalho, a Colômbia já foi um time que incomodou bastante. A gente entende que os times vão realmente melhorando, evoluindo, e então, não será fácil classificar em 2026. O Sul Americano muito provavelmente vai ser no Brasil, vamos ver, e tomara que tudo corra bem – comentou Zé Roberto.
Novidade do ciclo olímpico em relação a Paris 2024, o Mundial de 2027 concederá três vagas para os países mais bem colocados. Haverá outras três vagas via ranking mundial da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), com prioridade para continentes sem equipe classificada. Os Estados Unidos, país-sede das Olimpíadas, tem direito a uma vaga, totalizando 12 times na disputa pela medalha de ouro.
As seleções nacionais poderão garantir vaga nas Olimpíadas de Los Angeles até o dia 11 de junho de 2028 (feminino) ou 18 de junho de 2028 (masculino), após a Liga das Nações (VNL). geRead More