Tombense mantém hegemonia em MG, mas tem 2025 manchado por rebaixamento à última divisão nacional
Esporte: veja os lances de Tombense 0 x 0 Caxias pela Série C do Brasileiro
Início ótimo, final péssimo. Quando o torcedor do Tombense se lembrar de 2025, as memórias não serão as melhores. Apesar da manutenção da hegemonia recente no interior em Minas Gerais, com a chegada nas semifinais do Mineiro e o título do interior, o ano foi manchado por uma campanha péssima e o rebaixamento na Série C do Campeonato Brasileiro, que reconduziu o Alvirrubro à última divisão nacional após 10 anos.
O projeto segue sólido financeiramente e em termos de estruutura, com a parceria entre o presidente do clube Lane Gaviolle e o empresário Eduardo Uram, sócios na empresa Brazil Soccer. No entanto, a resposta que veio do campo foi ruim e fez o clube retroceder no cenário nacional.
+ Confira as notícias do Tombense
Agora o time está de olho em 2026 e contratou um técnico experiente, com passagens por Vasco, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Bahia e Athletico-PR para voltar a ser competitivo e vencer.
Início promissor e mais uma taça
Se o ano do Tombense terminasse em fevereiro, 2025 seria lembrado com muito carinho pelo torcedor carcará. Apesar da eliminação na segunda fase da Copa do Brasil, para o Operário-PR – a equipe eliminou o CSE-AL na primeira -, o time foi muito bem no Campeonato Mineiro.
A equipe comandada por Raul Cabral liderou o Grupo A com 16 pontos. Ao todo foram cinco vitórias, um empate e duas derrotas. A equipe ficou à frente do Atlético-MG, segundo colocado e enfrentou o Galo nsa semifinais.
Tombense foi campeão do Mineiro do Interior em 2025
Victor Souza/Tombense
Mesmo eliminado pelo time da capital, o Carcará conquistou o quinto título do Mineiro do Interior na história – o segundo consecutivo – e se tornou o maior campeão da taça neste século e o terceiro maior de todos os tempos, atrás de Caldense, com oito, e Tupi, com seis. O Gavião se igualou a Uberaba e Uberlândia em número de conquistas.
Time derrete e é rebaixado na Série C do Brasileiro
Quando a terceira divisão nacional começou o Tombense nem de longe era cotado como um dos favoritos ao rebaixamento. Ao contrário, o time mineiro era considerado um dos postulantes à classificação à segunda fase e ao acesso.
Depois de conquistar duas vitórias, um empate e sofrer apenas uma derrota em quatro jogos, o time estava no G-8 e dava pinta de que faria uma Série C forte. No entanto, a equipe derreteu.
Tombense derreteu na Série C, venceu dois jogos em 19 e acabou rebaixado
Marcos Ribolli
O time entrou em uma espiral de derrotas e empates e não venceu mais na competição. Raul Cabral foi demitido no returno e foi substituído por Marcelo Chamusca. No entanto, o time não reagiu e acabou rebaixado na última posição, com 14 pontos em 57 possíveis. O aproveitamento foi de 24%, com apenas dois triunfos em 19 rodadas.
Clube contrata Cristóvão Borges
Cristóvão Borges é o técnico do Tombense para 2026
Victor Souza/Tombense
O Tombense deixou de lado a juventude de treinadores com nomes menos conhecidos e apostou em um técnico experiente. Com passagens por Vasco, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Bahia e Athletico-PR, Cristóvão Borges foi o escolhido para conduzir o projeto em 2026.
O Alvirrubro disputa pelo menos três competições no ano que vem. A equipe terá o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. geRead More


