RÁDIO BPA

TV BPA

Torcedor tem mais de 300 camisas de clube que disputa quarta divisão em SP: “É um vício”

Torcedor tem mais de 300 camisas de clube que disputa quarta divisão em SP: “É um vício”

Torcedor tem coleção de camisas do Taquaritinga
Colecionar camisas de futebol é algo até que comum para que se considera muito fã do esporte ou fanático por alguma equipe. Uniformes da Seleção Brasileira e de clubes brasileiros ou estrangeiros costumam ser os mais procurados. Mas o pintor Vinícius Cazatti fugiu do padrão. Em casa tem exatas 335 camisas do Clube Atlético Taquaritinga, que disputa a Série A4 do Paulista e está longe da elite estadual desde 1993, ano em que o torcedor nasceu.
O amor pelo CAT é de família. Os avós e o pai trabalharam por anos na equipe da cidade que leva o mesmo nome do clube, na região de Ribeirão Preto (SP), e que tem pouco mais de 50 mil habitantes.
– Meu avô foi zelador do antigo estádio. Minha avó também foi lavadeira do CAT por muitos anos. Então, praticamente muitas camisas dessas que eu tenho passaram pela mão dela lavando. E meu pai foi roupeiro por muitos anos – contou.
Vinícius Cazatti, torcedor fanático do Taquaritinga
Jeferson Severiano Neves/EPTV
Apesar da proximidade dos familiares com o Taquaritinga, nenhuma das camisas da coleção foi presente deles. Os uniformes são frutos de garimpos do torcedor.
– O que eles trouxeram para mim foi o amor pelo clube. O resto foi na raça mesmo – brincou.
Vinícius Cazatti, agachado, com jogadores do Taquaritinga em 1997
Arquivo Pessoal
“É um vício”
Algumas “loucuras” também fizeram parte da luta para aumentar a coleção. Tem camisa que custou R$ 1 mil e uniforme que quase deixou o dono parcialmente despido a caminho de um compromisso.
– É um vício. Você acaba pesquisando na internet, na rua. Em foto de jogo eu fico olhando na arquibancada se tem algum conhecido com alguma camisa que eu não tenho.[…] Já abordei um senhor que estava de bicicleta [com uma camisa do CAT]. Cheguei nele, expliquei a minha historia, aí, na época, ele ainda falou: “Estou indo pagar uma conta. Se eu te der essa camisa, eu vou embora como?” Eu falei: “Eu te dou a minha” – disse Vinícius, que conseguiu a peça-rara.
Coleção de camisas do Taquaritinga mantida pelo pintor Vinícius Cazatti
Jeferson Severiano Neves/EPTV
Entre as mais de 300 camisas, algumas têm valor especial. As preferidas de Vinícius são as de 1982 e 1992, temporadas marcadas pelos acessos do CAT ao Paulistão.
– A camisa de 82 é o meu xodó. Foram mais de dez anos buscando. Procurei ex-atletas, familiares, colecionadores, até que um dia achei um colecionador lá de Santa Catarina. Depois de iniciar a conversa, foram mais cinco ou seis anos para conseguir trazer para coleção – explicou o torcedor.
Camisa antiga do Taquaritinga na coleção do torcedor Vinícius Cazatti
Jeferson Severiano Neves/EPTV
“O CAT sobrevive do amor e da tradição”
O Taquaritinga esteve presente na primeira divisão do campeonato estadual três vezes, em 1983, 1984 e em 1993. Atualmente, o clube está na Série A4. As lembranças do passado se misturam com o sonho de ver o CAT brilhar novamente entre os grandes do estado.
– A história está aqui [na coleção]. Hoje o CAT sobrevive do amor e da tradição. É o sonho de todo mundo ver o time na primeira divisão novamente […] Esse amor veio de família. A gente tenta manter esse legado, e futuramente deixar para um filho. É um amor de geração em geração – afirmou.
Torcida do Taquaritinga no Estádio Adail Nunes da Silva
Bruna Modesto/Taquaritinga
Mesmo com um grande acervo, algumas camisas ainda fazem falta na coleção de Vinícius, que considera encerrar as aventuras em breve.
– Faltar, sempre falta. Porque é que nem eu falo, tem camisas que não vai ter como achar, não existe mais. São camisas que antigamente, na década de 40, 50, 60, eram feitas para aquele ano, aquele jogo, acabou rasgando, perdendo. A venda de camisas foi surgir nos anos 90. Eu penso assim: se eu conseguir mais umas dez, quinze camisas, que eu sei onde elas estão, está fechada a coleção.
Camisas antigas do Taquaritinga que fazem parte da coleção de Vinícius Cazatti
Jeferson Severiano Neves/EPTV geRead More