RÁDIO BPA

TV BPA

Trump diz que qualquer país que trafique drogas para os EUA pode ser atacado

Trump diz que qualquer país que trafique drogas para os EUA pode ser atacado

 Governo Trump sob pressão, após ataque a sobreviventes no Caribe
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (2) que qualquer país que trafique drogas para o território norte-americano pode ser alvo de um ataque.
A afirmação foi feita durante uma reunião com secretários de governo. Ao comentar o combate ao narcotráfico, Trump acusou a Colômbia de manter fábricas para a produção de cocaína. Ele disse ainda que as drogas são levadas para os Estados Unidos.
“Qualquer um que esteja fazendo isso e vendendo para dentro do nosso país está sujeito a ataque, não só a Venezuela”, disse.
“A Venezuela é muito ruim, provavelmente pior que a maioria, mas muita gente faz isso. Eles enviam assassinos para o nosso país”, acrescentou.
Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas de 2025, da agência da ONU para drogas e crimes, grande parte da cocaína que entra nos EUA vem da Colômbia, do Peru e da Bolívia. Já a maioria do fentanil, opioide responsável por quase 70% das overdoses nos EUA em 2023, vem do México.
Desde setembro, os EUA vêm movimentando um forte aparato militar na região do Caribe sob a justificativa de combater o tráfico internacional de drogas. Apesar de a Venezuela ser o principal alvo das ameaças norte-americanas, a Colômbia também tem sido citada.
No dia 19 de outubro, Trump usou uma rede social para chamar o presidente colombiano de “traficante de drogas ilegal”, que incentiva a “produção massiva” de entorpecentes.
Segundo Trump, Petro “não faz nada para deter” a produção de drogas no país e afirmou que o tráfico se tornou o “maior negócio” na Colômbia. Ele ainda disse que o líder colombiano é “mal avaliado” e “muito impopular”.
O presidente dos EUA, Donald Trump, em 2 de dezembro de 2025
REUTERS/Brian Snyder
Países com tráfico
Em setembro, o Departamento de Estado dos EUA publicou uma lista para identificar os principais países que produzem ou por onde transitam drogas ilícitas. Não necessariamente esses territórios enviam entorpecentes para os EUA. O Brasil não está na relação. Confira a seguir:
Afeganistão
Bahamas
Belize
Bolívia
Birmânia
China
Colômbia
Costa Rica
República Dominicana
Equador
El Salvador
Guatemala
Haiti
Honduras
Índia
Jamaica
Laos
México
Nicarágua
Paquistão
Panamá
Peru
Venezuelag1 > Mundo Read More