RÁDIO BPA

TV BPA

UFC 323: Pantoja sofre lesão grave no braço e perde título peso-mosca

UFC 323: Pantoja sofre lesão grave no braço e perde título peso-mosca

Joshua Van é o novo campeão da categoria peso-mosca, mas o cinturão veio de uma forma indesejada por ambos os lutadores. Protagonizando a co-luta principal do UFC 323, realizado na T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA), neste sábado (7), Alexandre Pantoja, então campeão da categoria, entrou em ação para defender o título pela quinta vez, mas precisou se retirar da disputa após sofrer uma grave lesão no braço esquerdo. Por não conseguir seguir no embate, o brasileiro perdeu o cinturão para Joshua.
A luta
Seguindo o roteiro de suas outras lutas no Ultimate, Pantoja começou o embate agressivo, trocando socos e chutes com o adversário. Após jogar uma joelhada, Pantoja se movimentou e soltou um chute alto, mas Joshua Van foi rápido e empurrou a perna direita do brasileiro após sofrer o golpe. Sem equilíbrio, Pantoja utilizou o braço esquerdo como apoio no momento da queda e sofreu uma lesão grave aos 26 segundos de luta.
Assim que percebeu que a lesão havia ocorrido, o lutador segurou o braço e o árbitro encerrou o confronto. Pantoja saiu do octógono caminhando e foi direto para o vestiário.
Alexandre Pantoja sofre grave lesão e perde cinturão
Chris Unger/Zuffa LLC
Outros destaques
Manuel Torres nocauteia Grant Dawson no 1° round
O combate envolvendo Grant Dawson e Manuel Torres na divisão peso-leve encerrou o card preliminar de forma avassaladora. Na organização desde maio de 2022, Torres venceu o confronto com um nocaute no 1° round e emendou o segundo triunfo consecutivo na organização.
Os lutadores iniciaram o embate se estudando. Dawson lançou um chute alto seguido por um overhand. Como resposta, Torres aplicou um chute frontal, mas não pegou em cheio. O atleta mexicano se defendeu de uma tentativa de queda, se movimentou no cage e aplicou uma bomba de esquerda, que levou o adversário à lona. Em vantagem no confronto, Manuel aplicou uma série de golpes no rosto do oponente e só parou de bater no momento em que o árbitro indicou o fim do embate.
Jalin Turner nocauteia Edson Barboza
Terceiro brasileiro a subir no cage neste sábado, Edson Barboza não conseguiu vencer seu confronto contra Jalin Turner na divisão peso-leve e emendou o terceiro revés na organização.
Jalin e Edson iniciaram o embate trocando low kicks. Bem no embate, Barboza encaixou uma combinação, seguida por um cruzado de esquerda, que pegou em cheio. No momento em que desferiu os golpes, o brasileiro recebeu o contragolpe e teve um corte na cabeça.
Jalin Turner nocauteia Edson Barboza
Chris Unger/Zuffa LLC
Partindo para a trocação franca, Turner caminhou para frente, soltou uma joelhada e aplicou uma sequência forte de golpes no brasileiro e o derrubou. Por cima, Jalin catou o braço do adversário mas não buscou a finalização. De volta para a luta em pé, o lutador aplicou uma blitz pra cima de Edson, que se defendeu como pôde. Na sequência da luta, no entanto, Jalin seguiu no mesmo ritmo de agressividade, encaixou uma sequência de golpes e só parou de bater no momento em que o árbitro encerrou o confronto, aos 2min24s do R1.
Mansur Abdul-Malik finaliza Antonio Trócoli no 1° round
Buscando a primeira vitória na organização, o brasileiro Antonio Trócoli enfrentou Mansur Abdul-Malik na categoria meio-médio, mas acabou finalizado no primeiro round.
Mansur Abdul-Malik finaliza Antonio Trócoli no 1° round
Jeff Bottari/Zuffa LLC
Já nos primeiros segundos, Mansur caminhou para frente, conectou uma combinação de golpes e levou o confronto para o chão. Por cima, o lutador americano aplicou alguns golpes, foi para as costas e buscou a finalização com um mata-leão, sem sucesso. Na tentativa de voltar para a trocação, o brasileiro fez um girou e seu pescoço ficou exposto. Mansur aproveitou a oportunidade, encaixou a guilhotina e finalizou o confronto a 1min9s do primeiro round.
Mairon Santos nocauteia Muhammad Naimov
Na luta que abriu o card, Mairon Santos enfrentou Muhammad Naimov em embate na divisão peso-pena. O lutador brasileiro começou o duelo com um chute alto, que pegou no vazio. Ambos os atletas soltaram alguns low kicks. Mairon acertou um direto de direita no rosto de Naimov. Aos 3 minutos de duelo, aconteceu um choque de cabeça e o combate foi paralisado por um curto período de tempo. Os lutadores ficaram trocando posições de domínio no jogo de grade e o lutador do Tajiquistão soltou dois chutes rodados.
Mairon Santos nocauteia Muhammad Naimov
Chris Unger/Zuffa LLC
No segundo assalto, Mairon tentou levar o confronto para o chão, mas o adversário se defendeu bem e levou a luta para a grade, mas não levou perigo para o brasileiro. Sem muita combatividade, o atleta brasileiro acenou para o público, pedindo apoio. De volta para o centro do cage, Mairon soltou um low kick e defendeu uma tentativa de queda com um golpe de direita. O brasileiro ainda acertou uma joelhada no momento do clinche.
No terceiro round, Mairon não perdeu tempo e nocauteou o oponente. Depois de esquivar de um low kick, o brasileiro encontrou a distância e encaixou um jab seguido por um direto de direita. No momento em que o oponnete caiu, o brasileiro acelerou e só parou de bater no moemtno em que o árbitro indicou o fim do confronto. Com o resultado, ele emenda a quarta vitória no UFC e segue invicto na organização.
Confira o resultado completo do UFC 323
UFC 323
6 de dezembro de 2025, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Peso-galo: Merab Dvalishvili x Petr Yan
Joshua Van venceu Alexandre Pantoja por nocaute técnico aos 26 segundos do R1
Brandon Moreno venceu Tatsuro Taira por nocaute técnico aos 2min24s do R2
Payton Talbott venceu Henry Cejudo por decisão unânime (triplo 30 – 29)
Jan Blachowicz empatou com Bogdan Guskov (29 -28, 28-28, 28-28)
CARD PRELIMINAR:
Manuel Torres venceu Grant Dawson por nocaute técnico aos 2min25s do R1
Chris Duncan venceu Terrance McKinney por finalização aos 2min20s do R1
Maycee Barber venceu Karine Silva por decisão unânime (30 -27, 29-28, 29-28)
Fares Ziam venceu Nazim Sadykhov por nocaute técnico aos 4min59s do R2
Brunno Ferreira venceu Marvin Vettori por decisão unânime (triplo 29 – 28)
Jalin Turner venceu Edson Barboza por nocaute técnico aos 2min24s do R1
aIwo Baraniewski venceu Ibo Aslan por nocaute técnico a 1min29s do R1
Mansur Abdul-Malik venceu Antonio Trócoli por finalização a 1min9s do R1
Mairon Santos venceu Muhammad Naimov por nocaute técnico aos 21s do R3
banner combate
Combate
Assine o Combate e veja o melhor do mundo das lutas geRead More