UFC 323: Petr Yan vence revanche contra Merab Dvalishvili e conquista cinturão
Petr Yan conquistou o título da divisão peso-galo mais uma vez. Protagonizando a luta principal do UFC 323 ao lado de Merab Dvalishvili, o lutador russo dominou grande parte do duelo e desbancou o lutador georgiano em evento realizado neste sábado (7), na T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA). Ao finalde cinco rounds de cinco minutos, os juízes apontaram com unanimidade que Yan foi o vencedor da decisão (29- 26, 29 -26, 28-27).
Petr Yan conquista título peso-galo no UFC
Cooper Neill/Zuffa LLC
A luta
No primeiro round, os lutadores iniciaram a revanche com muito estudo e não trocaram muitos golpes. Merab foi o primeiro a tomar iniciativa, soltando um direto de direita e uma boa sequência de golpes para cima do adversário. No centro do cage, os lutadores trocaram fortes socos no clinche e Petr achou espaço para aplicar uma bomba de direita no rosto do Dvalishvili, que sentiu e mudou a estratégia de trocação para a luta agarrada.
Dvalishvili levou o adversário para a grade e tentou aplicar algumas quedas ao longo do round – oito no total -, mas o adversário se defendeu e conseguiu manter o combate em pé.
No segundo assalto, Merab levou o adversário para a grade e investiu na luta agarrada, mas o Petr se desvencilhou e partiu para a trocação no centro do octógono. Após defender 10 tentativas de queda, foi a vez de Petr investir na luta agarrada. O desafiante foi para o double league e tentou pegar as costas de Dvalishvili, mas ele se defendeu rápido e os dois ficaram de pé novamente.
No terceiro round, utilizando a base de canhoto, o desafiante marchou para frente, encurtou o espaço de ação do oponente e soltou um chute alto, que passou no vazio. Na sequência do embate, Merab apoiou as costas na grade do cage e encaixou uma guilhotina no adversário. Para de desvencilhar, Petr levantou o oponente, o levou para o chão e retornou para a trocação.
Buscando a luta para o chão mais mais uma vez, Mebab catou as pernas do adversário, andou alguns passos com Petr pendurado em seu ombro – animando o público no estádio – e jogou o adversário no chão, mas o ex-campeão ficou em pé novamente. Após defender mais uma tentativa de queda, Petr conseguiu encaixar uma joelhada e um cruzado. Já na reta final do assalto, o desafiante soltou um chute na linha de cintura do adversário, que sentiu o golpe.
No quarto round, apostando da luta agarrada, Merab tentou finalizar o embate com um estrangulamento, mas o adversário se defendeu bem. Com pouco mais de um minuto para o fim do assalto, Petr encurralou o oponente no grade e soltou alguns golpes no tronco e no rosto. Mebad tentou finalizar mais uma vez, mas não conseguiu.
Ao final dos cinco rounds de cinco minutos, os juízes apontaram que o desafiante se saiu melhor no confronto. Com isso, o lutador não só emendou a quarta vitória na organização, como conquistou o título peso-galo do UFC. Com o resultado positivo, agora ele ostenta um cartel com 12 vitórias e quatro derrotas na organização presidida por Dana White.
Confira o resultado completo do UFC 323
UFC 323
6 de dezembro de 2025, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Petr Yan venceu Merab Dvalishvili por decisão unânime (29- 26, 29 -26, 28-27)
Joshua Van venceu Alexandre Pantoja por nocaute técnico aos 26 segundos do R1
Brandon Moreno venceu Tatsuro Taira por nocaute técnico aos 2min24s do R2
Payton Talbott venceu Henry Cejudo por decisão unânime (triplo 30 – 29)
Jan Blachowicz empatou com Bogdan Guskov (29 -28, 28-28, 28-28)
CARD PRELIMINAR:
Manuel Torres venceu Grant Dawson por nocaute técnico aos 2min25s do R1
Chris Duncan venceu Terrance McKinney por finalização aos 2min20s do R1
Maycee Barber venceu Karine Silva por decisão unânime (30 -27, 29-28, 29-28)
Fares Ziam venceu Nazim Sadykhov por nocaute técnico aos 4min59s do R2
Brunno Ferreira venceu Marvin Vettori por decisão unânime (triplo 29 – 28)
Jalin Turner venceu Edson Barboza por nocaute técnico aos 2min24s do R1
aIwo Baraniewski venceu Ibo Aslan por nocaute técnico a 1min29s do R1
Mansur Abdul-Malik venceu Antonio Trócoli por finalização a 1min9s do R1
Mairon Santos venceu Muhammad Naimov por nocaute técnico aos 21s do R3
banner combate
Combate geRead More


