RÁDIO BPA

TV BPA

Último UFC do ano tem nocautaço de Melquizael e empate para Buchecha

Último UFC do ano tem nocautaço de Melquizael e empate para Buchecha

No último UFC de 2025, o nome mais aguardado no octógono para o público brasileiro era Marcus “Buchecha” Almeida. Contudo, quem assistiu ao evento deste sábado (13) em Las Vegas saiu impressionado mesmo com um lutador de nome mais complicado: o peso-pena Melquizael Costa. O paraense foi o grande destaque do card, graças a um rápido nocaute que fechou com chave de ouro um ano brilhante em sua carreira.
Siga o canal de MMA, boxe e outras lutas do ge no WhatsApp
Melquizael Costa confere após nocautear Morgan Charriere no UFC em Las Vegas
Jeff Bottari/Zuffa LLC
“Melk” chegou à sua quinta vitória seguida, a quarta em 2025, com um nocaute fulminante contra o francês Morgan Charriere. Era passado pouco mais de um minuto quando o lutador paraense acertou um chute alto de esquerda por cima da guarda. Apesar de ter uma mão na altura do rosto para se defender, o francês não conseguiu bloquear a força do chute de canhota do brasileiro, que pegou no pé do ouvido. Charriere caiu já desorientado e Melki não precisou desferir mais golpes.
– Foi um bom ano. Pro próximo, eu quero três lutas: uma contra um top 15, outra contra um top 5 e a última pelo cinturão – afirmou Costa após a luta.
Lutador ex-UFC desaparece após mergulho em rio no Amazonas
PFL: Cris Cyborg finaliza australiana e segue como campeã
Jungle 143: Tiago Pereira amplia reinado; Wagner Reis mantém cinturão
Empate frustrante para Buchecha
Maior campeão mundial da história do jiu-jítsu, com 13 medalhas de ouro, Marcus Buchecha segue sem vencer desde que assinou com o UFC neste ano. Após perder para Martin Buday na estreia, o peso-pesado paulista teve outra luta difícil, desta vez contra o nigeriano Kennedy Nzechukwu, onde teve dificuldade em transformar posições dominantes em finalizações e salvou um empate por decisão unânime (triplo 28-28) graças a um ponto descontado do adversário.
Kennedy Nzechukwu (esq.) e Marcus Buchecha (dir.) empataram no UFC
Jeff Bottari/Zuffa LLC
Buchecha buscou a luta agarrada por todos os três rounds. Ele conseguiu derrubar Nzechukwu relativamente rápido nos dois primeiros assaltos e ameaçou chave de calcanhar e chave de braço, mas o nigeriano defendeu bem e virou o primeiro período ao encerrar por cima e com duros golpes no ground and pound. No terceiro assalto, Nzechukwu defendeu as quedas, golpeou mesmo de costas e ainda terminou ameaçando um nocaute técnico.
O nigeriano venceria a luta por 29-28, não fosse uma falta cometida no início do segundo assalto, justamente o round que Buchecha venceu. Nzechukwu deixou os dedos abertos num ataque do brasileiro e acertou seu olho esquerdo. A luta foi interrompida brevemente para que Almeida se recuperasse, e o árbitro Herb Dean, seguindo recente recomendação de punir cutucões no olho com mais rigor, deduziu um ponto do nigeriano. Com isso, Buchecha venceu o assalto por 10-8, que somado aos 10-9 dos dois primeiros rounds para o adversário, culminaram no empate.
Kennedy Nzechukwu (esq.) acerta golpe ilegal no olho de Marcus Buchecha (dir.) no UFC em Las Vegas
Jeff Bottari/Zuffa LLC
Manel Kape se credencia a disputar o cinturão
O angolano naturalizado português Manel Kape deu passo importante para disputar o cinturão do peso-mosca ao derrotar o americano Brandon Royval, segundo colocado do ranking, na luta principal. Kape acertou um cruzado de direita que fez Royval cair sentado e seguiu com golpes até o árbitro encerrar a luta com apenas 3min18s de luta.
Após a vitória, Kape mandou seu recado ao campeão Joshua Van e se colocou à disposição para enfrentá-lo já em fevereiro.
Cesinha Almeida é dominado
O peso-médio César “Cesinha” Almeida, ex-campeão de kickboxing no WGP, sofreu sua segunda derrota no UFC ao ser superado por pontos pelo polonês Cezary Oleksiejczuk (triplo 30-27). Oleksiejczuk não quis dar muita chance ao azar contra o ex-campeão de kickboxing e o levou ao chão rapidamente em todos os três assaltos. Cesinha teve poucos momentos em que mostrou algo da trocação e até teve uma breve raspagem no segundo assalto, mas no geral foi dominado pelo polonês.
Brasileiros brilham no card preliminar
Primeiro brasileiro a entrar em ação em Las Vegas neste sábado, o peso-pesado Guilherme Pat teve uma estreia de gala no UFC. “Kong” dominou amplamente o americano Allen Fry num duelo de invictos, acertou muitos golpes na trocação e venceu por decisão unânime (triplo 30-27). A peso-galo Luana Santos entrou no octógono em seguida e também venceu por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27) a canadense Melissa Croden. Ela usou seu judô para controlar a adversária e se aproximou da finalização em alguns momentos. É sua quinta vitória em seis lutas na organização.
Luana Santos comemora a vitória sobre Melissa Croden no UFC em Las Vegas
Jeff Bottari/Zuffa LLC
O maranhense Joanderson “Tubarão” Brito foi outro brasileiro vitorioso em Vegas. O peso-pena teve um começo complicado contra o estreante australiano Isaac Thomson, mas se recuperou combinando bem a trocação e a luta agarrada. Os juízes laterais apontaram vitória do brasileiro por decisão unânime (triplo 29-28).
A brasileira Amanda Lemos também lutaria no evento deste sábado, mas foi vetada pela comissão atlética de enfrentar a canadense Gillian Robertson após a erupção de uma potencial herpes labial durante o fim da semana. Foi uma decisão semelhante ao que aconteceu com outro brasileiro, Rodolfo Bellato, em maio, quando teve sua luta cancelada momentos antes de encarar Paul Craig.
Outro destaque do evento foi o ucraniano Yaroslav Amosov, ex-campeão do Bellator, que estreou no UFC em grande estilo. O lutador peso-meio-médio finalizou o veterano Neil Magny com um triângulo de mão aos 3min14s do primeiro round.
Confira os resultados completos:
UFC
13 de dezembro de 2025, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Manel Kape venceu Brandon Royval por nocaute técnico aos 3min18s do R1
Kevin Vallejos venceu Giga Chikadze por nocaute a 1min29s do R2
Cezary Oleksiejczuk venceu César Almeida por decisão unânime (triplo 30-27)
Melquizael Costa venceu Morgan Charriere por nocaute a 1min14s do R1
Kennedy Nzechukwu empatou com Marcus Buchecha por decisão unânime (triplo 28-28)
King Green venceu Lance Gibson Jr. por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
CARD PRELIMINAR:
Yaroslav Amosov venceu Neil Magny por finalização aos 3min14s do R1
Joanderson Brito venceu Isaac Thomson por decisão unânime (triplo 29-28)
Steven Asplund venceu Sean Sharaf por nocaute técnico aos 3min49s do R2
Luana Santos venceu Melissa Croden por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
Guilherme Pat venceu Allen Frye por decisão unânime (triplo 30-27)
Jamey-Lyn Horth venceu Tereza Bledá por nocaute técnico aos 2min05s do R1

Assine o Combate e veja o melhor do mundo das lutas geRead More