RÁDIO BPA

TV BPA

Um ano e 16 saídas depois, Botafogo tem apenas sete jogadores do grupo campeão da Libertadores em 2024

Um ano e 16 saídas depois, Botafogo tem apenas sete jogadores do grupo campeão da Libertadores em 2024

Eduardo Rodrigues explica como Marlon Freitas pode atuar no Palmeiras
O Botafogo perdeu 16 dos 23 jogadores que estiveram no título da Libertadores em 2024, quando o time carioca venceu o Atlético-MG por 3 a 1, em Buenos Aires, no dia 30 de novembro. Marlon Freitas, com saída encaminhada para o Palmeiras, foi o 16º a deixar o clube pouco mais de um ano depois da conquista.
Ao longo de 2025, o Botafogo fez uma reformulação no elenco, que começou com as estrelas da temporada passada – o meia Thiago Almada e o atacante Luiz Henrique. Eles deixaram o Rio de Janeiro rumo ao Lyon, da França, e Zenit, da Rússia, respectivamente. O argentino, porém, já foi vendido ao Atlético de Madrid.
+ Marlon Freitas abre mão de percentual, e Botafogo e Palmeiras já trocam documentos para concluir o negócio
Botafogo posado antes da final da Libertadores
Vitor Silva/Botafogo
Agora, dos atletas que estiveram na final, restam apenas Vitinho, Alex Telles, Barboza, Matheus Martins, Allan, Savarino e Marçal. Ainda há no elenco jogadores que fizeram parte da campanha, como Mateo Ponte e Bastos, por exemplo, mas eles não ficaram à disposição de Artur Jorge no jogo decisivo.
Jogadores que saíram: John (Nottingham Forest), Gatito Fernández (Cerro Porteño), Cuiabano (Nottingham Forest), Lucas Halter (Houston Dynamo), Adryelson (Al-Wasl), Gregore (Al-Rayyan), Danilo Barbosa (Al-Ula), Oscar Romero (Internacional), Thiago Almada (Atlético de Madrid), Tchê Tchê (Vasco), Marlon Freitas (Palmeiras), Eduardo (Cruzeiro), Júnior Santos (Atlético-MG), Tiquinho Soares (Santos), Luiz Henrique (Zenit), Igor Jesus (Nottingham Forest).
Um jogador que tem sido consultado por outros clubes para sair é o lateral-direito Vitinho, mas o técnico Martín Anselmi já manifestou pedido para que siga no time carioca. Para o Botafogo, uma eventual proposta por Vitinho deve ser de no mínimo 15 milhões de euros (cerca de R$ 97,9 milhões).
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
O Botafogo optou pela reformulação em 2025 adotando um perfil de contratação de jovens atletas com foco em performance inicial e venda futura – casos de Álvaro Montoro e Jordan Barrera, mas atravessou o ano com saídas.
Inicialmente, jogadores que saíram na virada de ano (2024 para 2025), como Tchê Tchê, Eduardo, Óscar Romero e Gatito Fernández, fizeram parte da readequação financeira do clube. A justificativa da diretoria foi de que esses atletas recebiam salários incompatíveis com a minutagem que estavam recebendo. Tiquinho e Júnior Santos receberam propostas de compra consideradas vantajosas.
No meio do ano, porém, titulares também foram vendidos, em meio à necessidade do clube de ter novas receitas. Foi então a vez do goleiro John, do lateral Cuiabano e do volante Gregore.
Jogador do sub-11 do Botafogo sofreu acidente doméstico quando era bebê
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv geRead More