Um dos melhores Corinthians do ano deixa final da Copa do Brasil mais próxima
Cruzeiro 0 x 1 Corinthians | Melhores momentos | Semifinal | Copa do Brasil 2025
Dada a importância do jogo, considerada a força do adversário, pesada a presença de 60 mil almas em surto no Mineirão, o Corinthians fez nesta quarta-feira, ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0, uma de suas melhores partidas em 2025. O resultado garantiu ao time paulista o conforto de empatar o jogo de volta, domingo, em Itaquera, para ir à final da Copa do Brasil.
O Timão resistiu bem a todas as nuances que a partida apresentou. No começo, surpreendeu o Cruzeiro ao se fixar no ataque, rondando a área e criando chances; depois de sair na frente, gol de Memphis, soube picotar o jogo, impedir que ele fluísse; no começo do segundo tempo, no melhor momento do adversário, conseguiu evitar que o volume se transformasse em oportunidades claras de gol; e depois, oxigenado por boas trocas feitas por Dorival Júnior, levou a partida até o fim com relativa calma.
A má atuação do Cruzeiro se confundiu com a noite inspirada dos corintianos. O time de Leonardo Jardim esteve irreconhecível. Errou mais do que o costume, criou menos do que o habitual. Foi muito bem marcado (em especial na dobra entre Carrillo e Matheuzinho no lado direito de defesa), não encontrou as associações que o caracterizam tão bem e teve que apelar para bolas aéreas, cortadas com competência pela defesa. Gustavo Henrique e Maycon tiveram atuações notáveis.
Memphis comemora gol em Cruzeiro x Corinthians
Gilson Lobo/AGIF
A partida serviu para reforçar a sensação de desperdício que emana deste Corinthians. Como é possível que esta mesma equipe tenha terminado o Campeonato Brasileiro na 13ª colocação, quatro pontos à frente da zona de rebaixamento?
A permanente instabilidade do clube e a série de lesões não ajudaram. Mas é visível que a competitividade do time é diferente em jogos decisivos, como mostraram os sucessos contra o Palmeiras tanto na final do Campeonato Paulista quanto nas oitavas de final da Copa do Brasil. Se tivesse jogado mais vezes na rotação apresentada no Mineirão, o Corinthians teria ido bem mais longe na temporada.
Mais uma vez, esteve claro o tanto que o Timão cresce quando seus melhores jogadores conseguem atuar juntos. No gol, os protagonistas estiveram envolvidos: Carrillo recebeu de Breno Bidon na direita e cruzou na segunda trave para Yuri Alberto, que ajeitou de cabeça para Memphis completar.
Autor do gol, Memphis destaca resultado do Corinthians: “Muito importante.”
A vitória alcançada pelo Corinthians representa uma vantagem considerável, mas passível de ser implodida naturalmente no jogo de volta. O Cruzeiro continua sendo um time mais confiável do que seu adversário. E já mostrou, ao longo da temporada, capacidade de adaptação às casas rivais – não perdeu como visitante para nenhum dos nove primeiros colocados no Campeonato Brasileiro.
Além disso, é improvável que o Cruzeiro repita uma atuação tão ruim, mesmo com os desfalques de Villalba, lesionado, e Lucas Romero, suspenso. Talvez a grande dúvida seja outra: se o Corinthians será capaz de repetir uma atuação tão boa. geRead More


