RÁDIO BPA

TV BPA

Veja como Unai Emery leva o Aston Villa a recorde de vitórias seguidas e briga no topo da Premier League

Veja como Unai Emery leva o Aston Villa a recorde de vitórias seguidas e briga no topo da Premier League

Chelsea 1 x 2 Aston Villa | Melhores Momentos | Campeonato Inglês 2025/26
A Premier League 2025/26 chega nesta semana ao fim do primeiro turno, com a disputa da 19ª rodada. O Aston Villa pode ser considerado uma das surpresas, por acompanhar de perto Arsenal e Manchester City na briga pelo topo da tabela, mas um bom trabalho do técnico Unai Emery não chega a surpreender quem acompanha o futebol europeu mais atentamente.
É verdade que suas passagens pelo PSG (entre 2016 e 2018) e pelo Arsenal (de 2018 a 2020) deixaram a desejar. Mas o maior campeão da história da Liga Europa, com três títulos pelo Sevilla e um com o Villarreal, adiciona mais uma grande campanha em seu currículo na quarta temporada à frente do Aston Villa.
+ Veja a tabela completa da Premier League
O ge te mostra agora as principais virtudes da equipe e o porquê de ela conseguir se meter na briga de cachorro grande, a apenas três pontos do líder do Campeonato Inglês, e somar 11 vitórias consecutivas na temporada, um recorde histórico do clube, sendo oito delas na Premier League.
Rúben Amorim lamenta, e Unai Emery comemora vitória do Aston Villa sobre o Manchester United
Getty Images
A vitória por 2 a 1 sobre o Chelsea, no Stamford Bridge, no último sábado, diz muito sobre a forma como Unai Emery tem o elenco do Aston Villa nas mãos e sabe utilizá-lo. Para o desafio fora de casa contra o time de Londres, o treinador optou por uma formação diferente, num 4-4-2, colocando o artilheiro Ollie Watkins no banco e deslocando o destaque Morgan Rogers da ponta esquerda para o ataque.
Após ser amplamente dominado pela equipe de Enzo Maresca no primeiro tempo, Unai Emery optou por modificar o esquema na segunda etapa e lançar Watkins, voltando ao mais habitual 4-2-3-1, e conseguiu transformar a partida. O atacante foi o grande nome do jogo, fazendo os dois gols da virada e, após o apito final, definiu o treinador como um “gênio tático”.
Unai Emery é um gênio tático, e eu preciso dizer isso. Ele mudou nosso sistema porque o Chelsea estava marcando homem a homem, mas eles tinham um zagueiro extra quando íamos com bola longa. Então, quando eu entrei no segundo tempo, ele posicionou Jadon Sancho e Morgan Rogers nas pontas e mudou Tielemans para o papel de nº 10. Isso nos deu um jogador extra naquela área. Ele é um gênio tático!
✅Siga o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Sequência de vitórias do Aston Villa
27/12 – Chelsea 1 x 2 Aston Villa – Premier League
21/12 – Aston Villa 2 x 1 Manchester United – Premier League
14/12 – West Ham 2 x 3 Aston Villa – Premier League
11/12 – Basel 1 x 2 Aston Villa – Liga Europa
06/12 – Aston Villa 2 x 1 Arsenal – Premier League
03/12 – Brighton 3 x 4 Aston Villa – Premier League
30/11 – Aston Villa 1 x 0 Wolverhampton – Premier League
27/11 – Aston Villa 2 x 1 Young Boys – Liga Europa
23/11 – Leeds 1 x 2 Aston Villa – Premier League
09/11 – Aston Villa 4 x 0 Bournemouth – Premier League
06/11 – Aston Villa 2 x 0 Maccabi Tel Aviv – Liga Europa
Como todas as equipes da Premier League, o Aston Villa está longe de ser um clube pobre. Em estudo divulgado no início do ano, foi considerado o 18º time mais rico do mundo, com receita anual de 310 milhões de euros (cerca de R$ 2 bilhões). No entanto, o poder de investimento ainda é distante de gigantes ingleses como Arsenal, Chelsea, Manchester City, Manchester United e Liverpool.
Na atual temporada, é apenas o 22º time da Inglaterra que mais investiu em reforços, atrás até de Ipswich Town e Southampton, que disputam a segunda divisão. Ao todo, o Villa gastou “apenas” 30 milhões de euros na janela de transferências, numa estratégia de manutenção de um elenco que já conhece e é bem manuseado pelo treinador.
Além da “mágica tática” protagonizada por Unai Emery, o Aston Villa consegue vencer as partidas por demonstrar incrível força mental durante os 90 minutos. Segundo dados da Opta, é o time que mais recuperou pontos após estar em desvantagem no placar (18). Na atual sequência de 11 vitórias, foram nove gols marcados por jogadores que entraram no segundo tempo.
Além da virada sobre o Chelsea, no último sábado, a vitória por 2 a 1 sobre o Arsenal, com gol de Buendía aos 50 do segundo tempo, é um bom exemplo da resiliência da equipe.
Técnico Unai Emery virou ídolo para a torcida do Aston Villa
Getty Images
Além da Premier League, o Aston Villa disputa também a Copa da Inglaterra e a Liga Europa, competição em que Unai Emery especialista, o treinador com mais títulos na história. A disputa de três torneios em fases agudas será o grande desafio da equipe, que não tem o mesmo elenco robusto de Arsenal e Manchester City.
Porém, o Villa vem provando ter características importantes para uma equipe sólida e que pode brigar por títulos. Nesta terça-feira, o time de Emery tem seu último desafio do ano, novamente jogo difícil contra o líder Arsenal, que pode quebrar a sequência vitoriosa ou colocar a equipe de Birmingham definitivamente na luta pelo troféu inglês.
Arsenal é o time a ser batido na temporada? Análise no Gringolândia geRead More