RÁDIO BPA

TV BPA

Velocidade, polêmica extracampo e sonho de Copa: conheça Cristian Olivera, atacante na mira do Bahia

Velocidade, polêmica extracampo e sonho de Copa: conheça Cristian Olivera, atacante na mira do Bahia

Veja lances de Cristian Oliveira, atacante perto do Bahia
O Bahia está perto de confirmar, por empréstimo, a contratação do atacante Cristian Olivera, do Grêmio. O uruguaio de 23 anos teve uma passagem rápida, mas agitada na equipe gaúcha que, em fevereiro deste ano, desembolsou 4,5 milhões de dólares (R$ 25,6 milhões na cotação da época) pelo jogador.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Bahia
Com histórico de convocação para a seleção uruguaia, Kike, como é conhecido, é destro e atua melhor pelo lado direito. Ele terminou a temporada 2025 com 37 jogos pelo Grêmio (26 como titular), oito pelo Uruguai (cinco como titular), cinco gols marcados e duas assistências. A média é de uma participação direta a cada 391 minutos em campo.
O ge ouviu a opinião de Rafael Favero, que acompanhou Cristian no Grêmio em 2025. Segundo o setorista, o atacante teve lampejos de bom desempenho e deixa a equipe gaúcha sem grandes momentos.
– É um jogador de muita velocidade. Em seus bons momentos, apresentou dribles. Contudo, faz tempo que não vive uma fase que se possa chamar de boa. Seu último jogo como titular foi em 31 de agosto, o empate do Grêmio em 1 a 1 contra o Flamengo, no Maracanã. Nesse jogo, mostrou que sabe recompor e fazer bem a marcação. É um ponto positivo. Falta a ele ter mais capricho na definição das jogadas e nas finalizações. Um time que atue de forma compacta e o deixe mais perto do gol pode lhe favorecer – avalia o setorista.
Cristian Olivera demonstrou insatisfação publicamente quando saiu do time titular do Grêmio
Lucas Uebel/Grêmio
Mas não foi apenas o desempenho em campo que chamou a atenção. Com sonho de disputar a Copa do Mundo, Kike externou chateação por ficar no banco de reservas no Grêmio. Na ocasião, à imprensa uruguaia, ele disse que foi ao banco de um dia para o outro, sem ouvir explicações, porque chegou algum companheiro de renome. Willian era seu concorrente direto.
– Um jogador que quer mostrar serviço. O sonho do Cristian Olivera é jogar a próxima Copa do Mundo. Um dos motivos de insatisfação dele no Grêmio — se não o principal — era o fato de ser reserva. Assim, não tinha condições de ser chamado pelo Bielsa [técnico do Uruguai]. É um atacante de velocidade, joga pelo lado do campo. Não é um artilheiro, é mais um apoiador – avalia Rafael Favero.
Bahia encaminha empréstimo com Cristian Oliveira, do Grêmio
No mesmo período, Kike causou polêmica quando desfalcou o Uruguaio por causa de uma lesão na coxa, mas a imprensa estrangeira informou que o Grêmio não confirmou o problema. Ele também já se atrasou para a reapresentação ao clube depois de uma Data Fifa.
“Esse comportamento fora de campo também pode ser considerado um ponto fraco. Ele não soube lidar com a reserva”, opinou Favero.
Antes de defender o Grêmio, o atacante se destacou pelo Los Angeles FC, dos Estados Unidos. Em 2024, ele marcou 14 gols e fez cinco assistências em 35 jogos pelo clube americano, desempenho que encorajou o Grêmio a fazer um de seus maiores investimentos da temporada.
Cristian Olivera fez cinco gols e duas assistências pelo Grêmio na última temporada
Liamara Polli/AGIF
– Foi uma das duas contratações mais caras da temporada. Por isso, considero a passagem dele pelo Grêmio decepcionante. Não conseguiu se afirmar como titular e, com o técnico Mano Menezes, perdeu espaço até para jogadores criticados pela torcida, como o Pavon. Além disso, extracampo, ele causou alguns problemas e tinha uma personalidade, no mínimo, curiosa. Ele chegava para jogos na Arena [do Grêmio] com uma garrafa térmica com o adesivo do Nacional, do Uruguai, clube no qual nunca negou o desejo de defender.
Cristian Olivera já apareceu com adesivo do Nacional-URU em sua garrafa em jogos do Grêmio
Lucas Uebel/Grêmio
O Nacional-URU, aliás, estava acertado com o jogador. Kike chegou a se mudar para Montevidéu, cidade onde fica o clube, mas o Grêmio negou a proposta uruguaia. Por isso, o Bahia, que já havia demonstrado interesse, se tornou o favorito na disputa pelo atacante.
O Bahia, então, pode esperar um jogador que não costuma medir as palavras nas entrevistas. Mas, se há uma parte positiva nas polêmicas, é que elas foram causadas principalmente pela vontade do jogador de estar em campo e mostrar serviço. Afinal, ele tem seis meses para convencer o treinador da Celeste, Marcelo Bielsa, que merece uma vaga na Copa do Mundo.
*Sob supervisão de Ruan Melo geRead More