RÁDIO BPA

TV BPA

Vice-campeão mundial de jiu-jitsu transforma garagem em projeto social em SC

Vice-campeão mundial de jiu-jitsu transforma garagem em projeto social em SC

Entrega de quimonos no Projeto Forja BJJ
O atleta Celso Lopes é um dos expoentes do jiu-jitsu catarinense mundo afora. Recentemente, ele foi vice-campeão mundial da modalidade em Abu Dhabi. Porém, ele não é destaque apenas como atleta, pois tem usado a sua influência em prol de causas sociais, com o projeto Forja Jiu-Jitsu.
Celso atualmente realiza um projeto social com treinos para crianças na Tapera, em Florianópolis, local onde ele mora. Tudo surgiu de uma brincadeira com seu filho de seis anos e a filha de 11, em um pequeno tatame, na garagem de casa.
Celso Lopes, no Open da IBJJF em Balneário Camboriú
Redes Sociais/Reprodução

— Eu tenho um tatame pequenininho e eu puxava mais alguém para os meus filhos, para eles brincar. Assim, as crianças passavam na rua e falavam: “Ensina para nós?”. Um dia chamei duas dessas crianças para a garagem, abri o portão, montei o tatame com os meus filhos e passei uma aula para eles de jiu-jitsu sem quimono. Cara, no outro dia já tinha quatro ou cinco crianças na frente do portão e assim foi acontecendo — contou Celso.
Projeto Forja Jiu-Jitsu, em Florianópolis
Redes Sociais/Reprodução
Rapidamente, o projeto, que começou em 2024, cresceu e conta atualmente com cerca de 50 crianças treinando na garagem da casa do atleta. O espaço de três por sete metros recebe os jovens nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Porém, apesar de ser um lutador de alto rendimento, o finalista mundial divide a rotina de treinos, trabalho e projeto social de segunda a sexta-feira. Ele trabalha com fabricação, instalação e manutenção de varais sobre medida, sendo essa a sua renda principal.
Todos os quimonos e estrutura de treino para as crianças foram bancadas por ele, que aos poucos leva seus pequenos atletas para competições na região.
Atletas do Forja Jiu-Jitsu na Copa Desterro
Redes Sociais/Reprodução
— Tem muita criança com talento ali, que comecei a levar para competir, e eles tão se destacando aqui nos campeonatos regionais — pontuou.
Para arrecadar fundos para o projeto, Celso realiza com frequência brechós, rifas e outras ações, com a ajuda da esposa, recebendo apoio de amigos. São vendidos bolos, doces, roupas e outros itens.
Vice mundial
Recentemente, no mês de novembro, Celso competiu em Abu Dhabi, pelo Mundial de Jiu-Jitsu. Por lá, ele ficou com a medalha de prata, perdendo na final para um atleta do Daguestão, após ter derrotado um francês e um russo.
Celso Lopes, vice-campeão mundial de jiu-jitsu
Redes Sociais/Reprodução
— A medalha é uma parada minha, que vou levar para a vida toda, mas principalmente para mostrar para eles que eles também são capazes. A gente sai para competir sem nada, fui para Abu Dhabi, do outro lado do mundo no coração, dei o meu máximo — completou.
O atleta possui inúmeras medalhas de ouro em competições catarinenses, nacionais e até internacionais, como Open e outros torneios da federação internacional. Junto a isso, ele segue passando seus ensinamentos para as crianças do projeto Forja Jiu-Jitsu.
Mais notícias do esporte catarinense no ge.globo/sc geRead More