RÁDIO BPA

TV BPA

Wand x Popó, a cronologia da tragédia: 5 momentos cruciais para a confusão

Wand x Popó, a cronologia da tragédia: 5 momentos cruciais para a confusão

A maior repercussão de uma luta no Brasil em 2025 foi, na verdade, sobre uma confusão generalizada. Wanderlei Silva e Acelino Popó Freitas, dois ídolos no MMA e no boxe, respectivamente, fariam um duelo no Spaten Fight Night, em setembro, com aura de idolatria e respeito. No entanto, tudo descambou para uma briga que se tornou o assunto principal, com acusações dos dois lados.
Popó e Wanderlei Silva na pesagem do Spaten Fight Night
Wesley Felix
O Combate.com, neste fim de ano, traz cinco momentos decisivos desse evento de grande repercussão. Onde tudo começou? Como a rivalidade cresceu? Onde isso tudo foi parar? Confira abaixo, com vídeos de cada um desses momentos.
1. Popó provoca Wand: “Cachorro morto”
Wanderlei Silva avisa que não tinha treta com Popó até ser chamado de “cachorro morto”
Quando Popó foi anunciado no Fantástico como novo adversário de Wanderlei Silva no Spaten Fight Night, no dia 7 de setembro, o tetracampeão mundial elogiou o adversário, mas aproveitou para provocar.
– É um cara que respeito muito fora do ringue, mas dentro do ringue não tenho respeito para ninguém. Dentro do ringue já fui muito desrespeitado e quase deu certo para o meu adversário, então por que respeitar alguém dentro do ringue, se aquele ringue foi preparado para mim? Aquela noite foi feita para mim (…). Se fosse no MMA, eu não duraria nada, isso tenho certeza. Mas só porque é no boxe, quem não vai durar é você, que engraçado (risos). Wanderlei, quero agradecer todo esse time aqui que me deu essa oportunidade de mostrar que o boxe ainda é um dos melhores esportes para ser assistido, e outra: você não é o “Cachorro Louco”? Depois da luta seu nome vai ser “cachorro morto”. Espera!
Mais tarde, no dia 23 do mesmo mês, os dois se encontraram no podcast Mundo da Luta, ao vivo, e Popó chegou a ressaltar que os dois não tinham histórico de problemas entre si – diferente do que tinha Wanderlei com Vitor Belfort, primeiro adversário anunciado para a luta, mas que se machucou e deixou o duelo. Mas, àquela altura, Wanderlei já tinha recebido mal a provocação anterior.
– Não tínhamos treta até me chamar de cachorro morto. Agora, a treta está feita. Agora não tem mais essa.
2. Wand chama Popó de ‘bunda mole’ em confusão sobre o peso
“Quer subir de peso? vou bater em você do mesmo jeito” diz Popó para Wanderlei
Dois dias depois do encontro online no Mundo da Luta, Popó e Wanderlei se encontraram na coletiva em São Paulo para promover a luta. O tema “peso” virou um problema. Wanderlei criticou exigência feita de última hora por Popó, que queria que, após o curitibano bater 95kg na véspera da luta, ainda ficasse com até 98kg na manhã do embate, em nova pesagem – o que, de fato, aconteceu.
– Se eu quisesse criar caso e falar que não queria, ia se criar um impasse. A produção desse evento está sendo tão bem feita, com pessoas que estão promovendo nosso esporte com tanto carinho que eu falei: não vou criar caso por causa de um, dois ou três quilos. Para mim, não faz a menor diferença. Como não faz ele ser tri, tetra, hiper campeão. Não tem a menor diferença. Lá dentro é mão na cara. Vou lá para nocautear e bater nele. Não interessa o peso, não interessa nada. Aceitei porque não quis criar caso com o evento. Quem tem que falar isso é ele, por que é que está com esse medo de um ou dois quilos a mais.
O questionamento de Wanderlei sobre o peso combinado gerou um desentendimento imediatamente e os dois passaram a discutir na frente da imprensa.
Popó: “É porque vocês que perdem muito peso no outro dia estão com 10 ou 15kg a mais. É só por isso”
Wand: “E qual é o problema?”
Popó: “Problema nenhum. Vou bater em você com o peso que você está. Vou te bater”
Wand: “E por que não quer liberar então? Vamos fazer peso livre então? Por que não quis?”
Popó: “Porque eu não quis”
Wand: “Porque é um bunda mole. Está com medo”
Popó: “Acha que eu tenho medo de você? Olha o tamanho da sua cara, acha que não acerto um soco? Tá maluco? Você vai apanhar muito, Wanderlei”
3. Time de Popó chama Wand de “cachorro morto”
Veja momento em que equipe de Popó provoca e tira Wanderlei do sério em pesagem
No dia seguinte ao bate-boca sobre o peso, eis que chega o dia da pesagem oficial, véspera da luta. No dia 26 de setembro, pela manhã, quando fizeram a pesagem cerimonial seguida da encarada, os dois lutadores ficaram frente a frente numa pequena sala, com seus respectivos times. E um grito do time do lutador baiano gerou revolta em Wanderlei e no seu time.
No momento que Wanderlei Silva e Acelino Popó Freitas ficam frente a frente, integrantes dos dois times começam a gritar. Do lado do curitibano, latem em alusão ao apelido “Cachorro Louco”. Do lado baiano, uma voz masculina dispara “cachorro morto”. Ainda é possível ouvir uma mulher dizer: “é boxe, aqui é boxe”. Wanderlei fica revoltado.
– Cachorro morto fica de fora, seu folgado. Fica quieto aí seus frouxos” – dispara Wanderlei. É a partir desse ocorrido que Fabrício Werdum manda um áudio para Popó, pedindo que sua equipe parasse de provocar. O baiano de 50 anos alega que foi Wanderlei quem começou as provocações, ao chamá-lo de “bunda mole”. Mais tarde, Werdum defenderia que entre os dois as provocações são normais, mas sem envolver provocações de integrantes dos times.
4. Wand dispara cabeçadas e joelhada em Popó
Melhores momentos de Wanderlei Silva x Popó Freitas
Diante do clima de animosidade que escalou rapidamente dias antes da luta, Wanderlei Silva e Acelino Popó Feitas subiram ao ringue do Spaten Fight Night no dia 27 de setembro, já próximo da meia-noite. Os dois se provocaram desde o gongo inicial, mas tudo pareceu ficar fora de controle a partir do terceiro round.
Wanderlei levou Popó para as cordas a certa altura, mas acertou uma cabeçada e o duelo foi paralisado. Depois do gongo, os dois lutadores continuaram trocando socos e o árbitro precisou intervir.
No quarto round, o árbitro chegou a interromper a luta, mas Wanderlei seguiu indo para cima e precisou ser contido. Na sequência, ele utilizou o clinche para dar mais uma cabeçada em Popó, que sentiu o golpe. Wanderlei foi advertido e foi retirado um ponto. Não deu resultado. Wanderlei acertou outra cabeçada, foi advertido e a luta encerrada por desclassificação do curitibano. É quando começa toda a confusão.
5. Wanderlei é nocauteado por filho de Popó
Imagens mostram autor de golpe dado em Wanderlei Silva
Quando o árbitro encerra a luta com a desclassificação de Wanderlei Silva e automática vitória de Popó, por nocaute técnico, o time do lutador baiano entra no ringue e começa a ir na direção do córner do curitibano. Todos os integrantes das equipes passaram a trocar socos, chutes e empurrões.
André Dida, treinador de Wanderlei, aplicou alguns socos em Popó, que estava nas cordas. Os filhos dos lutadores também estavam no ringue. No meio da confusão, Wanderlei foi agredido com um golpe de direita no queixo e caiu na lona. Mais tarde se verificou que foi Rafael, filho de Popó, que o agrediu.
O lutador de 49 anos ficou desacordado por algum tempo e só se levantou cerca de quatro minutos após ser golpeado. Wanderlei precisou de ajuda para sair do ringue. A lenda do MMA recebeu atendimento, foi levada para a ambulância numa maca e encaminhada para o Hospital São Luiz, na Zona Sul de São Paulo. No local, recebeu pontos no rosto.
Foi o fato ocorrido com Wanderlei que gerou revolta em sua equipe e amigos na arena. Num primeiro momento, Popó negou que tivesse sido seu filho, mas depois imagens da transmissão o identificaram. Rafael Freitas primeiro apareceu na transmissão da TV Globo logo após a entrada de Popó no ringue. Ele estava na área vip, segurando um dos cinturões de seu pai, e chega a olhar para a câmera. Na hora da confusão foi possível identificar que se tratava da mesma pessoa. Rafael, no dia seguinte, em entrevista ao Fantástico, pediu desculpas, mas alegou ter agido em legítima defesa.

Assine o Combate e veja o melhor do mundo das lutas geRead More