RÁDIO BPA

TV BPA

200 dias de SAF no Uberlândia: Fábio Mineiro destaca melhorias no clube, mas vê equilíbrio nas contas como desafio

200 dias de SAF no Uberlândia: Fábio Mineiro destaca melhorias no clube, mas vê equilíbrio nas contas como desafio

Presidente da SAF do Uberlândia , Fábio Mineiro faz balanço de 200 dias de gestão
No dia 23 de junho de 2025, o Uberlândia Esporte Clube teve 90% das ações da SAF vendidas para o empresário Fábio Mineiro, ex-presidente do Athletic, e mais três sócios. Exatos 200 dias depois, o clube vive a expectativa para o primeiro jogo no Campeonato Mineiro sob a nova gestão ao mesmo tempo em que sonha em retornar às primeiras divisões do futebol nacional.
+ Elenco do Uberlândia: veja jogadores anunciados para a temporada 2026
Fábio Mineiro presidente SAF Uberlândia
Giovanni Mendes/UEC
Em entrevista exclusiva ao ge Triângulo, Fábio Mineiro fez um balanço das ações feitas pela SAF nos primeiros seis meses de trabalho, destacou as melhorias estruturais e afirmou que o profissionalismo em todos os processos é fundamental para a diretoria.
— Nesses últimos seis meses, foi feita uma transformação no CT [Ninho do Periquito], com investimento em toda a parte estrutural. Reformamos quatro campos, fizemos toda a logística do refeitório, da academia, da fisiologia, da fisioterapia. Ambientes novos, com uma parte de imagem muito profissional em cada setor — disse o empresário.
“Fizemos uma renovação, parece que nós já estamos aqui há mais de cinco anos”.
CT Ninho do Periquito Uberlândia
Giovanni Mendes/Uberlândia
— Muita coisa foi feita para melhorar a imagem do Uberlândia e trazer uma renovação no sentido de que o clube vai caminhar num processo bem profissional, num processo bem certo, onde a gente sabe que precisa do êxito dentro de campo, do resultado. Mas eu falo que sem planejamento, sem organização, nenhum clube se mantém — acrescentou.
Ao assumir a SAF do Uberlândia, Fábio Mineiro e os acionistas parceiros projetaram investir R$ 150 milhões no clube pelos próximos 15 anos. Além da reforma do CT Ninho do Periquito, outra prioridade é a recuperação das categorias de base. Desde junho de 2025, o clube realizou peneiras do sub-9 ao sub-17, e deve montar o time sub-20 nos próximos meses.
Para Fábio Mineiro, um dos diferenciais da SAF do Uberlândia para outros clubes no interior de Minas é o envolvimento direto dos mandatários no dia a dia da equipe.
— Eu mesmo já moro em Uberlândia, já estou aqui, trouxe minha família para cá. Ter esse contato diário é muito importante. A gente não é uma SAF com fundo de investimento, que coloca um CEO aqui e depois os caras raramente aparecem na cidade. Eu já estou aqui, estou no dia a dia no processo, isso é muito importante — afirmou.
CT Ninho do Periquito Uberlândia
Giovanni Mendes/Uberlândia
O presidente da SAF também apontou os próximos desafios para a gestão na sequência da temporada, incluindo mais investimentos em infraestrutura para o futebol e a busca pelo equilíbrio financeiro devido ao aumento nos custos.
— Um dos desafios é fazer os alojamentos lá no CT. A gente vai ter algumas reuniões no decorrer desses meses para definir os investimentos. A gente quer construir o hotel para o profissional, moradias, um alojamento muito qualificado para a base, academia nova, toda a parte do departamento médico também, fisiológico, enfim, trazer uma estrutura digna para ter uma das melhores bases do Estado — disse Fábio.
CT Ninho do Periquito Uberlândia
Giovanni Mendes/Uberlândia
“Precisamos também aumentar o investimento mensal. Hoje, a gente subiu o custo do Uberlândia em mais de 80% no mês. Para quem tinha um custo X, a gente praticamente quadriplicou esse investimento”.
— Esse recurso não vem só de patrocínio, não vem só de apoio de venda de ingressos, nem só do torcedor. Ele vem também do bolso do sócio, do investimento pontual dos sócios. O CPF está financiando todo o adicional que às vezes você não consegue arrecadar — completou.
Metas para 2026
Na entrevista, Fábio Mineiro também listou as metas esportivas para o Uberlândia em 2026. A principal delas, segundo ele, é a busca pelo acesso da Série D para a Série C do Brasileirão. O clube também vai disputar a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro em 2026.
— A gente quer sim buscar a semifinal do Mineiro, que nos dá o título do Interior, que é um título que o Uberlândia não consegue nos últimos 40 anos. A Copa do Brasil também é uma competição que além de remunerar muito bem, ela também dá um histórico no ano muito forte. Mas o objetivo principal da temporada é o acesso da Série C, para a gente sair dessa Série D. Estamos programados e planejados para isso, nos preparamos para isso.
Uberlândia vence Abecat em jogo-treino
Giovanni Mendes/Uberlândia EC
Apesar da ansiedade em recolocar o Uberlândia nas primeiras divisões do futebol brasileiro – o clube não joga a Série A desde 1985 – o presidente da SAF salientou que o processo de consolidação é longo e pode ter percalços.
— Não se constrói nada de um dia para o outro. O projeto mesmo da categoria de base vai se consolidar daqui 5, 6 anos. O próprio profissional também, até para você chegar na Série A, você tem que demorar no mínimo 4 anos, se der tudo certo, você subir da D para a C, da C para a B e da B para A,. Vai depender muito da gente, do nosso processo, dos nossos sócios — ponderou.
“Espero que 2026 seja um ano de muito resultado, de muito sucesso e, junto com a cidade e a região, a gente vai conseguir colocar o Uberlândia Esporte Clube num patamar que ele merece”. geRead More