RÁDIO BPA

TV BPA

“A vida virou as costas para mim”: conheça atacante da Copinha que foi adotado pelo irmão

“A vida virou as costas para mim”: conheça atacante da Copinha que foi adotado pelo irmão

Assista: Alan faz os dois gols da virada do Comercial de Tietê sobre o Criciúma
Alan perdeu o chão e, de repente, sentiu que a vida tinha virado as costas para ele. O adolescente teve medo, mas não desistiu e a encarou de frente.
A vida, muitas vezes, virou as costas para mim. Chorei bastante, não dormia direito e tinha medo do futuro. Mas eu nunca desisti.
Os anos foram duros com o menino, que conseguiu vencer todas as barreiras que a vida trouxe. Hoje, as vitórias valem três pontos em uma matemática menos complexa que o passado.
O camisa 7 do Comercial de Tietê, autor de dois gols na Copa São Paulo de Futebol deste ano, carrega marcas de sofrimento, mas, principalmente, de muita resiliência.
O atleta nasceu em um cenário que parecia negar qualquer chance de futuro. Ele e mais 12 irmãos viviam sob condições precárias e tiveram que abrir mão do verdadeiro significado de infância.
O Conselho Tutelar tirou a guarda dos pais de todos eles. Os pequenos tiveram que ir para um abrigo, em Conchal, no interior paulista.
Veja também
+ Quem é o artilheiro colombiano que é filho do dono do clube, na Copinha
Alan é atacante do Comercial de Tietê na Copinha 2026
Renan Camargo
+ Tabela da Copinha
+ Outras notícias do ge.globo/tvtem
O tempo passava e os irmãos foram sendo adotados, um a um. Menos Alan. A família se desfazia, pouco a pouco, enquanto o relógio parecia estar congelado, sem nenhuma luz no fim do túnel.
Mas a luz apareceu, após quatro anos no abrigo. Um dos irmãos dele completou 18 anos e tomou uma decisão que mudaria a vida de ambos: Leandro decidiu adotar Alan, que ganhou um lar.
Alan e o futebol: um novo capítulo
A vida ganhou outro sentido e, é neste momento, que entra o tal do futebol. O esporte deixou de ser apenas uma brincadeira e passou a ser o futuro.
– O sonho de jogar futebol sempre esteve comigo. Eu sabia que uma hora eu conseguiria realizar – disse Alan, ao ge.
O futuro virou presente e, em 2022, o jovem de 16 anos chegou ao Comercial de Tietê, que se transformou em sua mais nova família.
Alan em ação pelo Comercial de Tietê, na Copinha 2026
Renan Camargo
O clube de mais de 105 anos de história está na cidade de 37 mil habitantes, que dá o nome ao maior rio paulista. O CFC não disputa um campeonato profissional há 23 anos e, desde então, só tem equipes de base.
No time alvinegro, Alan se desenvolveu como atleta e como atacante moderno. Ele também passou pela base da Ferroviária em 2024 e 2025.
– Gosto de jogar pra frente. De buscar o gol. De usar meu drible como arma contra o adversário. Prefiro jogar aberto pelos lados. Me sinto à vontade nessa posição.
Com uma história de vida digna de filme e livro, o atacante, hoje no auge dos seus 19 anos, é um líder que inspira e orienta os mais novos.
– Eu falo sempre para os meninos mais novos se dedicarem nos treinos. Agradecerem a vida que eles têm e aproveitarem as oportunidades. Só penso em um dia me tornar jogador profissional para servir ainda mais de exemplo para crianças que passam dificuldades acreditarem em seus sonhos – finaliza o atacante.
Alan junto com uma criança, antes do jogo do Comercial de Tietê
Renan Camargo
Alan foi titular em todos os três jogos do Comercial de Tietê na Copinha 2026. Na terceira rodada, marcou os dois gols da vitória contra o Criciúma, que proporcionaram ao time a histórica primeira classificação à segunda fase. Tudo isso no dia do seu aniversário.
Nesta terça-feira, às 15h, ele e o CFC entram em campo contra o Bragantino, no duelo da segunda fase.
O jogador que entra no radar de equipes do futebol brasileiro é o mesmo menino que “tinha medo do futuro”. Se não desistiu lá atrás, não será agora que ele abandonará o sonho de ser um dos grandes atacantes do país. E que, no meio dessa jornada, Alan possa inspirar outros tantos que têm medo do futuro. geRead More