RÁDIO BPA

TV BPA

Análise: Bahia acerta com time misto no Ba-Vi e ganha moral para estreia no Campeonato Brasileiro

Análise: Bahia acerta com time misto no Ba-Vi e ganha moral para estreia no Campeonato Brasileiro

Assista aos melhores momentos de Vitória 0 x 1 Bahia
A escalação do Bahia foi divulgada uma hora antes do Ba-Vi disputado no último domingo. Um time misto que entrou em campo para o jogo da quinta rodada do Campeonato Baiano sob desconfiança e saiu do Barradão com moral elevada.
O resultado positivo de 1 a 0 sobre o Vitória com gol de joia da base e assistência de lateral já criticado confirmou que as escolhas do técnico Rogério Ceni foram acertadas, até porque serviram para descansar peças importantes a três dias da estreia no Brasileirão diante do Corinthians.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Tricolor em 2026
Primeiro tempo apertado
O Bahia foi a campo com um mistão repleto de jogadores reservas e sem algumas peças importantes: Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo, Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro sequer foram relacionados. Já Luciano Juba, Erick Pulga e Willian José ficaram no banco.
Escalação do Bahia: Ronaldo; Román Gómez, Gabriel Xavier, Kanu e Iago Borduchi; Caio Alexandre, Rodrigo Nestor e Erick; Ademir, Cauly e Ruan Pablo.
O Tricolor perdeu o jovem Ruan Pablo machucado com poucos minutos de primeiro tempo. Dell, outro atacante de 17 anos, foi a escolha de Ceni para entrar em campo, mesmo com Willian José à disposição. O problema tricolor, contudo, não foi o comando do ataque, mas sim a falta de imposição com bola que já é uma constante nos jogos fora de casa.
⬆️ Entrada de Dell
⬇️ Saída de Ruan Pablo
Román Gómez e Ramon em Ba-Vi no Barradão
Victor Ferreira/EC Vitória
Sufocado na saída de pé em pé e carente de atletas como Everton Ribeiro para fazer a transição da defesa ao ataque, o Bahia sofreu após erro de Caio Alexandre no meio de campo que pegou a defesa bagunçada e teve finalização de Erick, livre, para defesa de Ronaldo.
A resposta do time de Ceni foram transições a partir de arrancadas de Erick e outras poucas situações de posse de bola ofensiva. Em uma dessas tentativas, Nestor encontrou Dell com cruzamento da esquerda e viu o atacante acertar a trave. Na sobra, Caio Alexandre finalizou com perigo de longe.
Mudanças desafogam Tricolor
No geral, entretanto, o Bahia não dominou o meio de campo e passou mais tempo em fase defensiva, algo que sobrecarregou os homens de marcação no primeiro tempo. O padrão se repetiu no início da segunda etapa, mas Rogério Ceni fez duas mudanças que melhoraram o time a partir dos dez minutos.
⬆️ Entradas de Willian José e Erick Pulga
⬇️ Saídas de Cauly e Ademir
Ceni escalou Pulga pela direita porque Iago Borduchi fazia o corredor pela esquerda, algo que se mostraria acertado logo na sequência. Aos 15 minutos, o goleiro Ronaldo acionou Nestor em lançamento, e o camisa 11 encontrou Iago livre na ponta. Uma rápida transição que contou com cruzamento rasteiro do ala e gol de Dell em batida de primeira da grande área.
+ Atuações do Bahia: Iago Borduchi e Dell decidem Ba-Vi 505 e são os melhores
Willian José e Dell no Ba-Vi
Letícia Martins / EC Bahia
Após sair na frente, o Bahia teve contra-ataques pontuais, mas passou mais tempo com linhas baixas e atenção total à bola aérea adversária. Neste momento da partida, o bom desempenho de Gabriel Xavier nos lances pelo alto foi importante.
O zagueiro foi o terceiro atleta considerado reserva a dar conta do recado com sobras no clássico, ao lado de Iago Borduchi, criticado em outras temporadas, e da revelação Dell.
Mas seria preciso segurar o resultado por muitos minutos. Para tirar o Tricolor de trás, Rogério Ceni fez duas alterações em busca de fôlego ofensivo, algo que funcionou e fez o Bahia quase marcar o segundo nos minutos finais em lance que teve cruzamento de Kike Olivera e finalização de Pulga.
⬆️ Entradas de Michel Araujo e Kike Olivera
⬇️Saídas de Rodrigo Nestor e Dell
A escalação de um mistão em pleno Ba-Vi seria duramente criticada se o Bahia tivesse perdido o clássico porque o futebol é feito de resultados, mas Rogério Ceni acertou na estratégia ao sair vitorioso do Manoel Barradas no primeiro teste de fogo da temporada e deixou o elenco ainda mais preparado para o que vem pela frente, com Campeonato Brasileiro e Libertadores.
Depois do Ba-Vi, o Tricolor já enfrenta o Corinthians às 20h (de Brasília) desta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela primeira rodada da Série A. geRead More