Análise: estreia de Martín Anselmi dá pistas e aponta caminhos de nova versão do Botafogo
Anselmi fala sobre sua estreia no Botafogo: “Poderíamos ter feito mais gols”
A primeira impressão do Botafogo na era Martín Anselmi pôde ser vista na noite de quarta-feira, na vitória por 1 a 0 contra o Volta Redonda, no Nilton Santos. A partida marcou a estreia do treinador e o primeiro jogo oficial do elenco profissional na temporada.
Um Botafogo sob comando de um novo técnico, com uma nova versão e perspectiva do trabalho de um jovem treinador argentino de apenas 40 anos. A dúvida é se a formação com três zagueiros irá vingar, enquanto, ofensivamente, o time colocou em prática a metodologia de Anselmi.
Antes mesmo de a bola rolar, o treinador sofreu importante baixa: Savarino comunicou que estava acertado com o Fluminense e ficou fora do banco de reservas. O venezuelano havia sido elogiado por Anselmi no dia anterior.
Martín Anselmi em Botafogo x Volta Redonda
Vitor Silva/Botafogo
Já é possível começar a entender o que Anselmi pensa para o time que tem um elenco enxuto e que não pode receber reforços. O Botafogo ainda tem um transfer ban para resolver, enquanto o novo técnico começa a dar o seu toque pessoal com as peças que tem à disposição.
No Carioca, o Botafogo ocupa a primeira posição do Grupo B, com seis pontos conquistados em três jogos. No sábado, às 21h (de Brasília), novamente no estádio Nilton Santos, o adversário será o Bangu.
Início com sustos
A primeira escalação de Martín Anselmi teve Léo Linck; Mateo Ponte, Barboza e Newton; Vitinho, Allan, Danilo e Alex Telles; Montoro, Artur e Arthur Cabral.
Os primeiros minutos causaram agonia ao torcedor do Botafogo. Com menos de um minuto, Igor Catatau recebeu entre os defensores após erro na saída de bola e acabou desperdiçando boa chance ao tentar o passe para o lado. Logo no lance seguinte, PK saiu cara a cara com Léo Linck e rolou para o lado para Catatau marcar. O gol anulado por impedimento.
E não parou por aí. Houve a terceira chegada do Volta Redonda. E mais uma vez aconteceu em um lance de velocidade e nas costas da defesa alvinegra. Desta vez, Marquinhos finalizou e desperdiçou a chance de abrir o placar para o Volta Redonda.
Três zagueiros do Botafogo, três chances do Volta Redonda em três minutos resultaram em uma grande preocupação para a nova formação proposta por Anselmi. Mas, aos poucos, o time alvinegro conseguiu se encontrar e se apresentar de uma forma compacta tanto no ataque quanto na defesa.
Anselmi fala sobre saída de Savarino: “Eu não sabia dessa negociação”
A primeira chegada com perigo do Botafogo no ataque aconteceu apenas aos 19 minutos, quando Danilo tabelou com Ponte e obrigou o goleiro do Volta Redonda a fazer boa defesa. No rebote, Alex Telles não conseguiu aproveitar.
O Botafogo tomou o controle da partida e conseguiu ficar com a bola, evitando as investidas do Volta Redonda. A nova versão do Botafogo pôde ser vista com mais clareza: linha alta, laterais avançados e um time mais compacto, com trocas de passes rápidas e verticalizadas.
O time conseguiu criar algumas chances na reta final do primeiro tempo. Aos 29, Allan chutou da intermediárias e a bola passou bem perto do gol. Aos 32, Artur e Arthur Cabral protagonizaram um bom lance pelo lado direito. Aos 37, a melhor chance do jogo, uma cabeçada de Arthur Cabral defendida por Avelino após bola ajeitada por Barboza.
O Botafogo encerrou os primeiros 45 minutos sob comando de Martín Anselmi com 70% de posse de bola, dez finalizações e mais de 90% de precisão nos passes.
Estrela solitária de Montoro
Martín Anselmi tem um jeito participativo, ficando a todo instante na beira do campo e agachado, estilo parecido ao de técnicos portugueses que fizeram e fazem sucesso no futebol brasileiro. Durante o jogo, trouxe alguns atletas para perto para conversar e passar instruções.
Se a temperatura do técnico é mais elevada, a do Botafogo dentro de campo foi morna e menos intensa do que o esperado por Anselmi. O segundo tempo começou mais calmo. Foi só aos 14 minutos que aconteceu uma boa chance: Arthur Cabral recebeu bom passe de Montoro, passou pela marcação e bateu cruzado da entrada da área, obrigando Avelino a fazer boa defesa.
Montoro comemora com Mateo Ponte seu gol contra o Volta Redonda
Vítor Silva/Botafogo
Anselmi promoveu as suas duas primeiras mudanças no Botafogo com menos de 20 minutos do segundo tempo. Allan e Artur saíram de campo para as entradas de Santí Rodríguez e Barrera.
Pouco tempo depois das mudanças, Montoro recebeu na entrada da área, se livrou da marcação e bateu rasteiro, no canto, e sem chances de defesa para Avelino. O gol deixou o Botafogo mais solto e com maior volume de jogo. Apesar disso, as chances criadas não foram convertidas e deixam a impressão de que será preciso mais tempo para alinhar as expectativas em torno do novo trabalho.
Anselmi ainda fez mais duas mudanças. Alex Telles e Arthur Cabral saíram para as entradas de Nathan Fernandes e Matheus Martins. A última alteração foi a entrada de Marçal no lugar de Newton.
Os primeiros 90 minutos de Martín Anselmi no Botafogo:
Posse de bola: 68%
Finalizações: 17
Precisão nos passes: 89%
Desarmes: 7
Faltas cometidas: 14
Faltas recebidas: 16
O Botafogo administrou o resultado nos minutos finais e encerrou o jogo com posse de bola expressiva, muitas finalizações e sem correr riscos, exceto pelos três lances em sequência nos primeiros minutos de bola rolando.
A primeira partida do Botafogo de Anselmi mostrou um time que terá como identidade a posse de bola e a boa movimentação no ataque. Mas será necessário ajustes na parte defensiva. Anselmi deu um bom cartão de visitas diante do cenário de uma nova metodologia sendo implementada em pouco tempo de pré-temporada.
Mas a verdade é que a chance de sucesso do trabalho será maior com a manutenção do elenco. E, no momento, não há garantia de que não haverá novas saídas e nem a resposta de quando Anselmi poderá contar com os reforços.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv geRead More


