Análise: Juventude consegue resultado com desempenho em vitória no clássico
Juventude 1 x 0 Caxias | Melhores momentos | Campeonato Gaúcho
Da desvantagem numérica contra o Inter de Santa Maria à necessidade de buscar o resultado com um homem a mais diante do Caxias, o Juventude viveu cenários distintos no Gauchão em um intervalo de quatro dias. A boa notícia é que a equipe soube ser resiliente para obter o mesmo resultado: a vitória.
+ Mais notícias do Juventude
Ao vencer o clássico Ca-Ju por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Jaconi, o Verdão provou estar mais próximo de um modelo de jogo e do amadurecimento tão destacado por Barbieri. Há se pontuar, contudo, que ainda foi preciso fazer força. O resultado não veio ao natural.
Do primeiro tempo, pouco se aproveita. Com a expulsão do zagueiro Andrés Robles, já aos 25 minutos, o Caxias fechou as linhas e se preocupou em defender. Faltaram ao Juventude jogadas de infiltração e coragem para arriscar contra a meta de Léo Lang.
Ela veio no intervalo, sob o nome de Juan Christian e Pablo Roberto, destaques da partida. As duas substituições deram maior dinâmica à equipe, com jogadas de triangulação e finalizações de perigo. Barbieri fez a leitura correta do jogo, abdicando dos três zagueiros e povoando o campo de ataque para criar volume.
Rodrigo Sam faz o gol da vitória sobre o Juventude
Fernando Alves/Juventude
O Juventude conseguiu evitar o erro que custou o rebaixamento na temporada passada: a falta de efetividade. Parou duas vezes na trave, é bem verdade, mas lutou até os acréscimos, sendo coroado com o gol do zagueiro Rodrigo Sam em papel de centroavante, aos 50 minutos da etapa final.
Em um clássico de maioria estreante, era de se esperar maior protagonismo de nomes como Mandaca e Taliari. A atuação apagada da dupla, junto com as ausências de Marcos Paulo e Patryck Lanza, fizeram sobressair as entradas de Juan, Pablo e Ray Breno.
Eles não ganham a titularidade, mas dão a Barbieri a possibilidade de variações de esquema, algo fundamental em um temporada com quatro competições.
No Jaconi, o Verdão alinhou o desempenho ao resultado, cobrado na análise da partida anterior. E, mais do que isso, ganhou a tranquilidade e a confiança que só um clássico pode dar. Nas palavras de Barbieri, o “primeiro título da temporada” foi ganho e domingo, contra o Monsoon, a expectativa é ver mais dessa evolução.
Mandaca – Juventude x Caxias
Fernando Alves/ EC Juventude geRead More


