RÁDIO BPA

TV BPA

Análise: mesmo com “motor frio”, Flamengo liga modo automático e põe rival na roda em estreia

Análise: mesmo com “motor frio”, Flamengo liga modo automático e põe rival na roda em estreia

Voz do Setorista: a estreia de Filipe Luís e o planejamento do Flamengo
Apenas nove dias de treinos, desfalques importantes e limitações físicas. Nada disso impediu o Flamengo de dominar o Vasco e impor seu estilo de jogo na vitória por 1 a 0 na quarta-feira, em clássico válido pela terceira rodada do Campeonato Carioca. O time de Filipe Luís mostrou saber o que faz e ligou o modo automático no Maracanã.
+ Filipe Luís celebra renovação no Flamengo, mas revela mágoa com termo mercenário: “Pré-julgamento me machucou”
Flamengo 1 x 0 Vasco | Melhores momentos | 3ª rodada | Campeonato Carioca 2026
O planejamento da comissão técnica era escalar o elenco principal apenas na quarta-feira que vem, contra o São Paulo, na primeira rodada do Brasileirão, mas a estreia precisou ser antecipada por causa dos resultados ruins do time sub-20 nas primeiras rodadas do Estadual. Mesmo com a decisão tomada apenas na véspera do clássico, o Flamengo não foi surpreendido no Maracanã.
Nomes como Danilo, Jorginho, De la Cruz e Arrascaeta não ficaram à disposição. Ayrton Lucas também não foi relacionado, e Alex Sandro e Pedro não tinham condições de iniciar jogando. A lateral esquerda foi o grande problema de Filipe Luís, que improvisou Daniel Salles no setor. O jovem aproveitou a chance e se destacou no primeiro tempo. As outras baixas, apesar de importantes, não impactaram na escalação rubro-negra.
Pelo contrário, só comprovou a força do grupo. O Flamengo com elenco completo e inteiro fisicamente vai ser páreo duro em 2026, já que ainda em preparação e com menos dias de atividade do que o rival foi dominante no Maracanã.
Pressão na saída de bola, posse no campo ofensivo, rápida recuperação pós-perda… Todas as características que fizeram o Flamengo ser o melhor clube brasileiro de 2025 estiveram presentes na estreia do time em 2026. O Vasco ficou na roda. Foram 30 finalizações rubro-negras contra apenas uma do time de Fernando Diniz, que, apesar de perigosa, não foi na direção do gol.
— Os jogadores sabem o que eu gosto e peço para eles. Sabem o que têm de fazer no campo. Há um ano e alguns meses que venho pedindo a mesma coisa, com ajustes pontuais de acordo com o plano de jogo. Outro dia ficou escuro no treino e falei que não precisava de luz, porque os jogadores sabem se posicionar em campo sem luz, poderíamos ter treinado. Isso é algo que gosto de falar para eles. Sentem isso, reconhecem as soluções que treinamos e dão as soluções ao treinador. Isso me deixa muito feliz — comentou Filipe Luís depois do jogo.
Flamengo liga modo automático e põe Vasco na roda em estreia do time principal
André Durão
Desde os primeiros minutos, o Flamengo ocupou o campo de ataque e jogou perto da área adversária. Circulou a bola de um lado para o outro, achou espaços e forçou o erro vascaíno. Mostrou força na bola aérea e construiu chances pelos lados e por dentro. Fez do goleiro Léo Jardim o melhor jogador da noite no Maracanã.
Um time com repertório, mesmo “devendo” sessões de treino que Filipe Luís ainda gostaria de ter dado antes da primeira aparição do Flamengo em 2026. Fisicamente ainda há margem para evolução, e o planejamento dará conta disso nas próximas semanas, com controle de carga e revezamento de jogadores. A ideia é chegar com o grupo inteiro no dia 1º de fevereiro, contra o Corinthians, pela decisão da Supercopa do Brasil.
+ Contratações do Flamengo para 2026: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
Além do modo automático, com a intuição afiada após um ano completo sendo dominante sobre os adversários, o Flamengo tem como trunfo em 2026 a manutenção do elenco e do treinador. O clube não perdeu jogadores titulares e se reforçou com dois nomes que chegam para brigar por vaga: o goleiro Andrew e o zagueiro Vitão. O defensor estreou contra o Vasco e mostrou que vai dificultar a concorrência por vaga no setor, com boa atuação em seu primeiro jogo.
Outros reforços ainda são aguardados na janela, com foco na repatriação do meia Lucas Paquetá, do West Ham (Inglaterra). O Flamengo concorre com grandes europeus, como o Tottenham, mas já tem acordo com o jogador, e as cifras envolvidas mostram que o clube saiu da zona de conforto e nada em águas desconhecidas pelos principais adversários. O ano de 2026 está só começando.
+ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More