RÁDIO BPA

TV BPA

Anselmi ressalta coletivo, mas valoriza dupla na vitória do Botafogo: “Todo treinador quer”

Anselmi ressalta coletivo, mas valoriza dupla na vitória do Botafogo: “Todo treinador quer”

O Botafogo venceu o Cruzeiro por 4 a 0 na estreia do Brasileirão de 2026 com show no segundo tempo. Danilo (duas vezes), Matheus Martins e Artur marcaram para o Alvinegro nesta noite de quinta-feira no estádio Nilton Santos.
Anselmi comemora a vitória na primeira rodada do Brasileiro
Letícia Marques
Após a partida, o técnico alvinegro Martín Anselmi valorizou demais o resultado, lembrou que há quase 10 anos o time não vencia o Cruzeiro e aproveitou para elogiar o rival dessa noite. Uma noite, para ele, que vai ficar marcada nessa curta trajetória com o Botafogo.
— Cruzeiro é uma das melhores equipes do Brasileirão tem um elenco e um treinador muito bom. Seria uma estreia muito dura porque sei da qualidade que eles têm. Nesse primeiro jogo na nossa casa, faz não sei quantos anos que o Botafogo não vencia um jogo do Cruzeiro… a forma com que os jogadores se entregaram e lutaram até o final. Esta liga é uma das mais difíceis do ano. Se não a mais difícil, a segunda mais difícil do mundo. Tem muitas equipes grandes, muitas equipes com possibilidade de serem campeãs. Este triunfo foi um presente muito importante. É uma noite muito importante que vou lembrar sempre — disse Martín Anselmi.
A noite foi especial para Danilo, que fez dois gols, mas também marcou grande atuação de Montoro. Anselmi elogiou bastante a dupla, mas fez questão de estender elogios a outros jogadores.
— Danilo sabe a classe de jogador que é. Acho que ainda está – pelo que conheço e do que vi dele no último ano – muito longe do teto. Temos que trabalhar muito para que consiga voltar aonde tem que estar. Tem muita ambição. Hoje fez dois gols, mas são consequência de muita coisa. Arthur Cabral fez um pivô incrível para deixar em um momento justo. No segundo gol, a quantidade de passes que a equipe fez para encontrar vantagens… Ele (Danilo) está pisando na área porque trabalhamos esses volantes que rompem, também com o Allan — comentou o treinador.
— Montoro tem que jogar como um 10 e correr como um 8. Ele trabalha para isso. É um jogador muito inteligente para entender o jogo. Não é só um jogador bom, é inteligente. É o que todo treinador quer. Mas quero ressaltar o trabalho de toda a equipe. Para que possam fazer o que fazem, Barboza, Marçal, Ponte, lutam, falam dentro de campo. Entrou bem Matheus (Martins), entrou bem Artur. Temos que ser uma equipe. Esse é o jogador mais importante: a equipe.
O Botafogo volta a campo contra o Fluminense, pelo Campeonato Carioca, no próximo domingo, às 20h30 (de Brasília), no Nilton Santos. Pelo Brasileirão, a equipe terá o Grêmio na 2ª rodada. O jogo será na quarta-feira, dia 4, em Porto Alegre.
Mais da coletiva de Martín Anselmi
O que o resultado mostra para a sequência?
— Temos que ter os pés no chão e entender que o campeonato é muito longo e acaba de começar. O importante é competir jogo a jogo. Queremos competir. E para competir você precisa entender o que ocorre no jogo lance a lance. Hoje tivemos muitos momentos com boa pressão, que conseguimos criar situações de gol. Mas também tivemos momentos que tivemos que sofrer juntos, porque o rival tem qualidade e dominou nos últimos 15 minutos do primeiro tempo. Corrigimos no intervalo, mudamos algumas coisas. Voltamos a sofrer, fizemos algumas trocas que entraram muito bem. Estamos comprometidos e temos fome. Tenho um elenco curto, mas que tem muita fome e vontade de trabalhar. Estão sempre prestando atenção, focados no trabalho, e é um prazer comandá-los. Nesse primeiro jogo era importante ganhar, mas também é importante para um técnico que chega a um país novo ter a classe dos jogadores que tenho. Eles fazem minha tarefa ser muito mais fácil. É mérito deles lutar como lutam, jogar como jogam e serem valentes para jogar da nossa forma, porque não é simples. Como falei na semana passada, são muitas coisas novas que temos que seguir melhorando. Cruzeiro também teve suas chances de gol. Agora temos que tentar fazer esses 30 minutos se repetirem e serem mais fáceis. Não é fácil jogando a cada três dias, com um elenco que não é grande como o que estamos falando.
Funcionamento coletivo
— Danilo fez dois gols, mas também evitou um gol. Para mim eu vi um jogo muito simples nesse sentido. A condição mais importante que precisa ter um jogador é a capacidade de repetir esforços. Hoje, no futebol, isso é o mais importante. Porque se você para, o futebol não tem respiro. Um lance em que Vitinho ficou machucado e não conseguiu repetir, quase o Cruzeiro fez o gol. Então é muito importante ter a capacidade de repetir esforços. A equipe está convencida disso. Temos que lutar. Não sei se temos mais qualidade que os demais. Nossa qualidade é jogar juntos todo o tempo. Essa é nossa qualidade, nossa arma. O trabalho é bom se estamos todos juntos. Essa é minha mensagem como treinador. Jogar juntos. E competir juntos o tempo todo.
Soluções no elenco
— A primeira mudança foi com Allan e Arthur Cabral. Tinha o cartão amarelo do Allan e depois do gol a gente precisava da profundidade que Matheus poderia dar. Seria muito importante. Entendi que precisávamos de mais perna para continuar saltando. Nesse momento Vitinho poderia ser uma mudança. Falou que estava bem. Montoro falou que estava fazendo muito esforço. Sabemos que Santi pode jogar na frente, no meio. Newton pode jogar como líbero, como meio. Nathan pode jogar na frente, está treinando como ala. Como temos um elenco curto como temos, os jogadores precisam fazer varias posições. Matheus está entrando de centroavante na posição de Chris Ramos. Temos que encontrar soluções e elas aparecem dentro do elenco. Eles vão e fazem. O mais importante é o Botafogo. Eles sabem disso.
Partida de Newton
— Não temos nenhum jogador titular. Todos estão competindo por uma posição todos os dias. Já falei que nós temos um elenco curto e todos podem jogador. O Botafogo não tem titulares e suplentes, tem uma equipe. Newton é um jogador que olhamos nele essas condições de jogar ali. Já jogou como zagueiro direito. Achamos um jogador que pode jogar no meio, mas também jogar fora da zaga. Não é todo momento que está na zaga. Ainda faltam muitas coisas que não podemos agregar nessa posição ao jogo de Newton. Tem as condições espetaculares para trabalhar.
Mudanças
— Acho que a mudança não é ofensiva. É defensiva. Porque não estamos pressionando em 5-3-2. Com Allan saltando de dentro para fora no lado esquerdo e com Vitinho saltando no lado direito. Mas às vezes tinha que saltar porque ficava longe para o Allan. Então começaram a subir o lateral e o Gerson que jogava no meio, além de outro meia, que acho que era Silva na linha. Às vezes tinham três na linha. E a gente com Montoro saltando. Já disse de Allan. Então ficávamos com quatro meias para cobrir o campo inteiro. E com esse salto, Allan não ficava tão longe. Mas claro, se tínhamos Allan e Danilo e eles com Silva, Romero e Matheus, eles tinham três e nós tínhamos dois. Por isso começamos com três contra três no meio, dois nos zagueiros deixando os laterais livres. Sabíamos que para cobrir todo o campo precisávamos de um meia a menos dentro e um a mais fora. Então passamos a defender em 5-2-3. Mas precisávamos ser valentes para travar o Matheus. Também víamos que a bola ficava na vantagem com o lado de Gerson, em um 4-4-2 que saltavam Matheus e Kaio Jorge com o ponta e o Newton. Tínhamos que levar a bola a Barboza, chegava Gerson e precisávamos levar a bola a Telles. Porque saltava lateral contra ele. E aí encontramos vantagens. Se você consegue olhar o primeiro lance da etapa final, a jogada foi com Montoro por dentro e a partir daí tivemos dois ou três minutos que criamos situações e conseguimos o gol. Acho que depois do gol, deixamos de pressionar. Normal. A equipe recuou, não gosto disso, mas também tinha que entender que era um momento do jogo em que precisávamos estar juntos e passar por um momento de descanso para ter trocas para ter novas pernas em campo. Com essa velocidade, tivemos jogadores com boas transições.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv geRead More