RÁDIO BPA

TV BPA

Aos 41 anos, Ralf diz chegar ao Guarani com fome e motivado: “Ainda tenho muito a conquistar”

Aos 41 anos, Ralf diz chegar ao Guarani com fome e motivado: “Ainda tenho muito a conquistar”

Guarani vai contar com goleiro ex-Corinthians para disputa do Paulistão
Aos 41 anos, Ralf inicia um novo capítulo da carreira no futebol paulista. Campeão brasileiro, da Libertadores e do Mundial pelo Corinthians, o volante foi apresentado pelo Guarani e afirmou chegar ao Brinco de Ouro movido por ambição.
+ siga o canal ge Guarani no WhatsApp
Ralf destacou que a decisão de aceitar o projeto do Guarani passou pela motivação e pelo desafio de integrar um elenco montado para competir em alto nível em 2026, que inclui Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Série C.
Ralf foi apresentado como reforço do Guarani nesta quarta-feira
Júlio Nascimento
– Eu não chego de barriga cheia. Chego com fome, muito disposto e motivado para vestir essa camisa pesada. Ainda tenho muito a conquistar — afirmou o jogador, que retorna a São Paulo após quatro temporadas defendendo o Vila Nova.
Mais do Guarani:
+ Ex-Corinthians e Ponte, Lucca é apresentado pelo Bugre
+ Diretoria oficializa Caíque França como 13º reforço
+ Kewen lidera vitória bugrina na Copinha
Apesar da idade avançada, o volante rejeita qualquer rótulo ligado ao fim de carreira. Para ele, a longevidade passa mais pela mentalidade do que pelo número no documento.
Ralf, volante do Guarani
Júlio Nascimento
– A idade é só um número. Se você coloca na cabeça que está velho, você fica velho. Se trabalha a mente, mantém espírito jovem. O Guarani me oferece uma estrutura muito boa para estar condicionado ao futebol atual. A experiência nos faz buscar atalhos, mas me sinto preparado e com muita fome de jogar.
Ídolo do Corinthians, Ralf construiu carreira marcada por títulos e regularidade. Após um ano sem atuar profissionalmente, em 2021, retomou a carreira no Cianorte antes de assinar com o Vila Nova, onde chegou em 2022 e foi titular absoluto até 2024. Em 2025, perdeu espaço, mas conquistou o Campeonato Goiano – encerrando um jejum do clube que durava desde 2005.
Questionado sobre planejamento para a aposentadoria, o volante foi direto: o foco está no presente. Encerrar a carreira não está nos planos iniciais para 2026.
– Não fico gerenciando quando vou parar. Vivo o agora. Vou objetivo por objetivo e sigo jogando enquanto Deus permitir e me der saúde. Hoje, isso não está nos meus planos.
Guarani aposta em jogadores experientes para a temporada 2026
Durante a entrevista, Ralf também ressaltou o peso histórico da camisa bugrina e citou ídolos que marcaram época no clube.
– É uma camisa grande, pesada. Grandes jogadores passaram por aqui, como Neto, Amoroso, Careca. Isso aumenta ainda mais a responsabilidade.
Dentro de campo, Ralf afirmou que respeita o processo de adaptação e as decisões da comissão técnica, liderada por Matheus Costa. Ele ressaltou que ainda está trabalhando para ficar 100% fisicamente após ter sido um dos últimos a integrar o plantel na pré-temporada.
– Cheguei um pouco depois dos companheiros. Me sinto pronto, mas sigo ajustando para chegar no nível ideal. Quem decide é o treinador, e vou respeitar sempre. Vai ser um Paulistão muito acirrado, poucos jogos, cada partida como uma decisão. O Guarani montou um elenco forte para brigar por classificação e depois lutar pelo acesso na Série C.
Rian acirra disputa na lateral direita
Quem também foi apresentado pelo presidente Rômulo Amaro é o lateral-direito Rian, também ex-Vila Nova. Ele chega para acirrar a disputa com Cicinho no setor.
Rian e Ralf apresentados pelo presidente Rômulo Amaro
Júlio Nascimento
– Eu estou muito feliz com a oportunidade de defender o Guarani. Minhas características vão depender do que o professor Matheus Costa vai pedir em campo. Se ele pedir para ser ofensivo, vou atacar mais. Se ele pedir para defender, serei mais defensivo. Eu converso muito com o Cicinho, é um cara experiente e vamos contribuir muito nesta disputa sadia.
+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre o Guarani
Ralf e Rian ficam à disposição de Matheus Costa para a estreia no Paulistão no próximo sábado. O primeiro compromisso será diante do Primavera, às 18h30, no Brinco de Ouro, em Campinas. geRead More