Arsenal busca recorde inédito na Champions em novo formato
Dezesseis times brigam pelas últimas seis vagas às oitavas da Champions
O Arsenal pode ser o primeiro time na história da Champions League sob novo formato a terminar a fase de liga com 100% de aproveitamento. Basta ao time inglês vencer o Kairat Almaty, do Cazaquistão — e lanterna da competição, com apenas um ponto em sete jogos —, nesta quarta-feira, no estádio Emirates, em Londres.
+ Confira a tabela da Liga dos Campeões 2025/26
Arsenal enfrenta o Kairat Almaty na última rodada da fase de liga da Champions League
Reuters
O Arsenal é o único time nesta edição da Liga dos Campeões a chegar na oitava e última rodada da fase de liga com 100% de aproveitamento. Sete vitórias em sete jogos, 21 pontos, com 20 gols marcados (melhor ataque, ao lado de Bayern de Munique e Paris Saint-Germain), e só dois sofridos — disparada a melhor defesa.
Este Arsenal venceu até agora Athletic Bilbao, Olympiacos, Atlético de Madrid, Slavia Praga, Bayern de Munique (vice-líder), Club Brugge e, mais recentemente, a Inter de Milão. O Kairat Almaty, por sua vez, perdeu todos os jogos da fase de liga, exceto contra o Pafos (empate sem gols).
O Arsenal, aliás, conseguiu vencer sete jogos consecutivos em torneios da Uefa pela primeira vez em sua história. O time inglês abriu o placar em todas as partidas que disputou até agora na Champions nesta temporada, e marcou três ou mais gols nos últimos cinco jogos.
+ Craque do Arsenal admite peso dos últimos três vices na Premier League: “Óbvio que é um fator”
Gabriel Magalhães durante o último treino do Arsenal antes de enfrentar o Kairat Almaty
Reuters
E o Arsenal tentará mostrar que não está abalado pela derrota no fim de semana para o Manchester United, por 3 a 2, na Premier League. A equipe do técnico Mikel Arteta também lidera o Campeonato Inglês, mas não vence na liga há três rodadas.
— A reação tem sido excelente. Nós tomamos um momento para baixar a temperatura, pausar, refletir e fazer duas perguntas. Uma é como nos sentimos, e a outra é o que queremos viver nos próximos quatro meses. Foi encorajador e bonito, porque o que saiu disso é muito simples. Nós fizemos por merecer estar onde estamos em quatro competições, e vamos aproveitar os quatro próximos meses, com muita coragem e convicção de que vamos vencer — comentou o treinador.
A Champions League adotou o atual formato, com 36 times e fase de liga antes do mata-mata, na temporada passada (2024/25). O Liverpool quase conseguiu fechar a etapa de liga com 100% de aproveitamento em 2024/25, mas perdeu para o PSV na última rodada, por 3 a 2. A equipe holandesa ainda brigava por vaga nos playoffs e conseguiu a classificação.
Antes desse formato, a Liga dos Campeões na era Champions League contou com a fase de grupos, de 1992/93 até 2023/24. Ao todo, 13 times conseguiram terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento. O Arsenal pode ser o primeiro a fazer isso agora na fase de liga.
+ Cartola Campeões: veja quatro jogadores brasileiros para escalar e mitar na jornada #8
Gabriel Jesus é reforço importante em momento decisivo para o Arsenal geRead More


