Atlético-MG x Cruzeiro: reforços, saídas e mudanças nas diretorias… o que mudou do último clássico?
Galo x Cruzeiro: Vitor Hugo preocupa Sampaoli para o clássico
Atlético-MG e Cruzeiro fazem o primeiro clássico do ano neste domingo, às 18h (de Brasília), na Arena MRV, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Para esquentar o duelo, o ge detalha as mudanças nos elencos, diretorias e momento esportivo do último confronto entre as equipes.
Confira o raio-x da estreia do Gerson com a camisa do Cruzeiro
Mais notícias do Atlético
Mais notícias do Cruzeiro
Veja a tabela do Campeonato Mineiro
A última vez que os times se enfrentaram foi em 15 de outubro de 2025. A partida ficou empatada por 1 a 1. Matheus Pereira abriu o placar para o Cruzeiro, e Ruan Tressoldi empatou para o Atlético-MG. No Mineiro do ano passado, o Galo venceu a Raposa por 2 a 0, com Hulk balançando as redes duas vezes.
Atlético-MG 1 x 1 Cruzeiro | Melhores Momentos | 28ª rodada | Brasileirão 2025
Para a partida deste domingo, os cenários mudaram. Veja as mudanças abaixo de elenco, diretoria e momento esportivo:
Saídas e chegadas nas diretorias
Pelo lado do Atlético, Pedro Daniel foi anunciado como o novo CEO do clube alvinegro. O profissional chegou para assumir o cargo de Bruno Muzzi. Outra mudança na direção do futebol do time foi a saída de Victor Bagy.
Pedro Daniel, CEO do Atlético-MG
Pedro Souza
No fim de dezembro, o Cruzeiro confirmou a contratação do ex-diretor do Flamengo, Bruno Spindel, como diretor de futebol. O profissional chegou para assumir o cargo de Paulo Pelaipe, que deixou o clube celeste no fim da temporada de 2025.
Com a nova contratação, a estrutura da diretoria de futebol profissional passou a ser composta pelo novo executivo, pelo diretor esportivo Joaquim Pinto e o gerente executivo Rodrigo Ramos, liderados pelo presidente Pedro Lourenço e o vice-presidente Pedro Junio.
Bruno Spindel Cruzeiro
Gustavo Aleixo/ Cruzeiro
Contratações
Diferentemente do rival, o Atlético anunciou um pacotão de reforços para a temporada de 2026. Chegaram seis jogadores: o lateral-esquerdo Renan Lodi, os volantes Maycon e Victor Hugo, o lateral-direito Preciado e os atacantes Alan Minda e Cassierra. Além deles, o clube anunciou que o zagueiro Vitor Hugo permanece até o fim de 2027.
Atlético-MG apresenta reforços para a temporada 2026
Laura Rezende
Até o momento, o Cruzeiro fez apenas três contratações nesta janela de transferências. Uma delas foi o goleiro Matheus Cunha, que veio do Flamengo e tem contrato até fim de 2028. Outra do meio-campo Gerson, ex-Zenit, até 2029. E o atacante Chico da Costa, que permanece até fim de 2027 no clube.
+ Contratações do Atlético-MG para 2026: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
+ Contratações do Cruzeiro para 2026: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
O clube também anunciou a contratação do treinador Tite, que chegou para assumir o cargo de Leonardo Jardim. Apesar de poucos reforços, a equipe celeste ampliou os contratos de Kaio Jorge e Matheus Pereira até 2030 e até o meio de 2028, respectivamente.
Além de Kaio Jorge e Matheus Pereira, Fagner continuou com contrato definitivo no Cruzeiro. O lateral encerrou o contrato com o Corinthians, e permanece no clube celeste até fim de 2026.
Pedro Junio e Pedro Lourenço na apresentação de Gerson como jogador do Cruzeiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Saídas
Pelo lado alvinegro, o clube anunciou nove saídas. Por empréstimo, saíram: o goleiro Robert, o meio-campo Gabriel Menino, o atacante João Marcelo, o volante Fausto Vera. Quem também deixou o Atlético foi o zagueiro Bruno Fuchs. O Palmeiras optou por exercer a opção de compra do jogador.
Caio Paulista chegou por empréstimo no Atlético, mas o clube optou por não exercer a opção de compra. Guilherme Arana acertou com o Fluminense. Saravia e Gabriel Átila não tiveram os contratos renovados.
Guilherme Arana; Atlético-MG x Palmeiras
Pedro Souza/Atlético
O Cruzeiro anunciou sete saídas. O atacante Gabigol foi emprestado ao Santos. As outras saídas são: o atacante Bolasie, o meia Eduardo, o zagueiro Gamarra, o goleiro Léo Aragão e o atacante Tevis, ambos por empréstimo, e o treinador Leonardo Jardim.
Gabigol perdeu pênalti em eliminação do Cruzeiro
Marcello Zambrana/AGIF
Momento esportivo
O Atlético viveu altos e baixos na temporada passada. O clube alvinegro começou o ano com o título de hexacampeão mineiro, mas teve baixo desempenho no Brasileirão. Durante algumas rodadas, o Galo chegou perto da zona de rebaixamento.
Na Copa do Brasil, o Atlético foi eliminado pelo principal rival Cruzeiro, nas quartas de final. Pela Sul-Americana, o time chegou à final da competição, porém, não confirmou o favoritismo e terminou como vice, após perder para o Lanús (Argentina).
Jogadores do Atlético-MG conversam durante jogo contra o Tombense
Fernando Moreno/AGIF
Apesar de um início de temporada conturbado, por não chegar à final do Mineiro e ter sido eliminado da Sul-Americana na fase de grupos, além da demissão de Fernando Diniz, o Cruzeiro viveu um 2025 de bom desempenho com Leonardo Jardim, mas sem conquistar títulos.
O clube celeste terminou o Campeonato Brasileiro na terceira posição, e foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil para o Corinthians, campeão da edição. O time teve Kaio Jorge como o principal destaque, por ter sido artilheiro de ambas as competições. Ainda conquistou a vaga na Conmebol Libertadores de 2026, depois de seis anos.
Kaio Jorge e jogadores do Cruzeiro comemoriam um dos gols da vitória sobre o Uber;ândia
Gustavo Aleixo
*Sob supervisão de Gabriel Duarte. geRead More


