Bastou um jogo para o Flamengo trocar o risco pelo favoritismo
Flamengo 1 x 0 Vasco | Melhores momentos | 3ª rodada | Campeonato Carioca 2026
O jornalista Gustavo Poli teve a boa ideia, ainda antes de Flamengo x Vasco, quando o clube rubro-negro estava na lanterna do Campeonato Carioca, de espiar quem era o favorito ao título da competição nas casas de apostas. Era o Flamengo, com sobras.
O mau desempenho do time sub-20, com apenas um ponto em três jogos, tumultuou o planejamento do clube e antecipou a entrada do elenco principal no Carioca – uma consequência do formato mais traiçoeiro dos Estaduais depois da mudança do calendário. Foi uma encruzilhada: era isso ou correr risco de disputar um constrangedor quadrangular contra o rebaixamento, com mais seis datas enxertadas na agenda.
+ Outras reflexões de Alexandre Alliatti
Jogadores do Flamengo no clássico contra o Vasco
Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo foi do jeito que deu contra o Vasco – bem-vindo ao clube: é o que basicamente todo mundo vem fazendo neste começo de temporada. Foram apenas nove dias de treinos (o rival se reapresentou uma semana antes), uma série de desfalques (Jorginho e Arrascaeta entre eles) e alguns jogadores guardados no banco por não terem condições de disputar a partida inteira (casos de Pedro e Alex Sandro).
E, mesmo assim, o Flamengo sobrou, como havia sobrado contra a maioria dos oponentes no ano passado. A expulsão de Barros no começo do segundo tempo atrapalhou o Vasco, mas ela apenas ampliou um domínio já existente na primeira etapa. No total, foram 30 finalizações rubro-negras, contra apenas uma do Vasco. O goleiro Léo Jardim fez dez defesas, e algumas delas impediram um placar maior do que o 1 a 0 final, com belo gol de Carrascal.
O resultado tirou o Flamengo da lanterna e o alçou à zona de classificação do Campeonato Carioca – com mais jogos disputados do que os concorrentes, porém. Agora, restam duas rodadas, contra Fluminense e Sampaio Corrêa, para o time de Filipe Luís decidir se assegura vaga nas quartas de final ou se encara o purgatório do quadrangular contra o rebaixamento. Avançar é uma tendência, e com ela vem o natural favoritismo ao título.
Filipe Luís explica decisão de mudar planejamento e escalar titulares do Flamengo
Apesar da mudança às pressas, da controvérsia interna sobre usar ou não o elenco principal, o jogo contra o Vasco serviu para reforçar que o Flamengo carrega na memória as qualidades da temporada anterior. Esteve tudo no gramado do Maracanã, mesmo que em dosagem reduzida pelo começo de ano: o jogo propositivo, a naturalidade das conexões entre os jogadores, a qualidade técnica do elenco, até aquela velha dificuldade em transformar o domínio em gols.
Será um longo ano. O primeiro título já estará em disputa no dia 1º de fevereiro: a Supercopa do Brasil, contra o Corinthians. E o Flamengo, com a manutenção das principais peças do elenco, com a chegada de reforços (Vitão fez estreia segura contra o Vasco), com a permanência de seu excelente treinador, tem boas chances de se manter à frente dos demais clubes do Brasil, como fez contra o Vasco na primeira aparição do elenco principal em 2026. geRead More


