RÁDIO BPA

TV BPA

Botafogo aguarda fim do transfer ban para concluir negociação de Medina

Botafogo aguarda fim do transfer ban para concluir negociação de Medina

Voz do Setorista: Entenda a situação envolvendo Savarino, Botafogo e Fluminense
O Botafogo está próximo de ter Cristian Medina como reforço em 2026. O que impede a conclusão do negócio é o transfer ban imposto ao clube carioca, que não pode inscrever novos jogadores.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
Aos 23 anos, Medina é considerado um jogador de grande potencial e com valor elevado. Para escapar de eventuais dificuldades financeiras, uma das possibilidades é que a negociação siga os moldes de quando o Estudiantes o tirou do Boca Juniors.
Cristian Medina, volante do Estudiantes
Federico Peretti/NurPhoto via Getty Images
+ Botafogo encerra negociações por Júlio Romão, volante do Ferencváros
Na época, agentes pagaram do próprio bolso a multa de Medina com o Boca para que ele fosse ao Estudiantes, mas não ficaram felizes com a valorização financeira do jogador — mesmo com o título argentino e da Supercopa em 2025. Eles entendem que os holofotes seriam maiores com Medina no Botafogo.
O que atrasa a conclusão do negócio é o transfer ban imposto ao Botafogo. O clube não pode registrar novos jogadores, e Medina não tem a garantia de quando poderá jogar no time carioca. O Botafogo negocia com o Atlanta United e com a Major League Soccer (MLS, a liga de futebol dos Estados Unidos) para derrubar a punição.
Futuro de Savarino no Botafogo segue incerto. Bárbara Mendonça traz detalhes
Para acabar com o transfer ban, o Botafogo precisa quitar o pagamento dos US$ 21 milhões (cerca de R$ 114 milhões) a que foi condenado pela Fifa. A negociação é feita com o Atlanta United e com a MLS. Até o momento de publicação desta reportagem, não houve sinalização positiva por parte dos americanos.
+ Lucas Villalba é apresentado pelo Botafogo e se diz tranquilo sobre transfer ban: “Sei que vai se resolver”
O transfer ban do Botafogo não afeta todas as negociações de uma mesma forma. A reação às restrições impostas pela Fifa varia, e acaba sendo definida por cada jogador e seu estafe. Há quem adote um tom mais reticente pelo risco de problemas na regularização, mas também há quem acredite na resolução rápida do problema — o que não afetaria o projeto esportivo oferecido pelos cariocas.
Nesta quarta-feira, Medina se reapresentou com o elenco do Estudiantes, mas não participou do treinamento. Dirigentes da equipe argentina já falaram publicamente da facilidade de rescisão de contrato por parte do jogador.
Cristian Medina pelo Estudiantes
Marcelo Endelli/Getty Images
Apesar do transfer ban, o Botafogo segue no mercado em busca de reforços para 2026. O zagueiro Ythallo e o ponta Lucas Villalba treinam com o elenco, mas não podem ser inscritos.
A estreia do Botafogo em 2026 será no dia 15 de janeiro, na próxima quinta-feira, contra a Portuguesa. Os times duelam no Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, pela primeira rodada do Campeonato Carioca; o Botafogo usará um time alternativo, sem os principais titulares.
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv geRead More