Brasileirão não terá impedimento semiautomático desde o início; CBF cadastra 27 estádios
Presidente da CBF anuncia impedimento semiautomático
Anunciado pelo presidente da CBF, Samir Xaud, para a rodada inaugural do Brasileiro 2026 – que começa em 10 dias -, o uso do impedimento semiautomático no início do Brasileiro ainda está em fase de implantação e não fará sua “estreia” no início da competição. Há pendências que vão da visita a todos os estádios que receberão a tecnologia – serão 27 ao todo, na Série A – ao trâmite de importação dos equipamentos. São centenas de celulares para uso em cada rodada do Braileirão.
CBF fez acordo com mesma empresa que fornece tecnologia para Premier League para impedimento semiautomático
Staff Images/CBF
+ Samir Xaud promete impedimento semiautomático no Brasil em 2026: “Investimento alto”
Não há previsão para o funcionamento da tecnologia. Ainda faltam visitar alguns estádios relacionados pelos clubes para implantação da tecnologia. O planejamento ainda prevê jogos-teste para a operação. Nesta última semana, os técnicos foram aos estádios de Porto Alegre.
Atualmente, 16 estádios passaram pela vistoria – Maracanã, Neo Química Arena, MorumBis, Mineirão, Arena MRV, Arena Fonte Nova, Arena Barueri, Barradão, Nilton Santos, São Januário, Ligga Arena, Couto Pereira, Cícero de Souza Marques, Vila Belmiro, Beira-Rio e Arena do Grêmio. Os próximos estádios a passarem por vistorias serão Arena Condá, Baenão, Maião e Allianz Parque.
Técnicos a serviço da CBF fazem testes e vistoria no estádio do Grêmio
CBF
A CBF só vai promover a “estreia” do equipamento quando puder atender a todos os 10 jogos por rodada da competição. A notícia foi publicada anteriormente pelo jornal “O Globo”.
– A nossa expectativa é colocar o sistema em pleno funcionamento dentro de um modelo definitivo, após todos os testes necessários, em uma data que será anunciada em conjunto. O nosso compromisso é claro: entregar um projeto sólido, seguro e à altura da dimensão do futebol brasileiro – disse, via assessoria da CBF, Netto Góes, presidente do grupo de trabalho da arbitragem.
Além do Brasileirão da Série A de 2026, o impedimento semiautomático também será disponibilizado na Copa do Brasil – apenas dentro dos 27 estádios visitados e cadastrados pela Genius, a empresa que assinou contrato com a CBF e também atende à Premier League, na Inglaterra.
Novidade aprovada: Copa de 2022 apresenta impedimento semiautomático
Como vai funcionar a tecnologia
Serão cerca de 30 aparelhos de telefone celular, que vão necessitar de energia e conexão à internet. É essa a estrutura necessária em um estádio para que funcione o sistema de impedimento semiautomático.
Modelo de impedimento semiautomático que será implantado na Bundesliga
Divulgação
Além da Premier League, a Genius atende ainda as ligas da Bélgica e do México. A companhia promove a instalação de cerca de 30 aparelhos iPhone 16 Pro ou 17 Pro nos estádios. Os aparelhos gravam toda a partida em 4k, a 100 frames por segundo, permitindo que o sistema crie uma réplica digital do confronto.
Em entrevista ao ge em outubro, o executivo da Genius Harry Lennard estimava que seria preciso cerca de quatro meses para instalar os equipamentos, realizar treinamentos e testes para o início da operação. Na Inglaterra, ele entrou em ação em abril, na 32ª rodada da temporada 2024-2025 da Premier League. geRead More


