Brasileiro divide sonho de jogar na Europa com guerra na Ucrânia: “Divisor de águas”
Brasileiro que atua na Ucrânia fala dos reflexos da guerra no futebol
O atacante brasileiro Klayver, de 22 anos, atua na Ucrânia há dois anos e tem convivido, em meio ao sonho de estar no futebol europeu, com os reflexos da guerra, iniciada em 2022 após invasão da Rússia.
+ Atacante da Copinha 2024 tem nome e parece com craque da Holanda
Klayver, brasileiro que joga no Rukh Lviv, da Ucrânia
Rukh Lviv
Com riscos de ataques e alertas de segurança, o brasileiro destacou que os principais desafios são as interrupções na rotina de atleta durante o sono, os treinos e, até mesmo os jogos por conta das possibilidades de de bombardeios no país.
– Se tocar uma sirene durante a madrugada, que é o horário que acontecem os ataques, geralmente, você tem que ficar atento e ir para o bunker, que é um lugar mais seguro. Mas atrapalha bastante ter que acordar de madrugada e, no dia seguinte, de manhã, treinar – disse Klayver.
– E nos jogos também. Quando toca a sirene tem que parar o jogo, todo mundo ir pro vestiário, sabe? Esse tipo de interrupção é bizarra e atrapalha. Você perde o ritmo de jogo e esfria o corpo, quando volta para o jogo, tem um risco maior de acontecer uma lesão – afirmou
Estádio Chernihiv Ucrânia bombardeio em 2022
Divulgação
“De início, não quis vir”
O jogador se transferiu para o time ucraniano em 2024 após ter um destaque na Copinha atuando pela Ferroviária. Na competição, Klayver marcou dois gols e deu uma assistência em cinco jogos. O clube de Araraquara (SP) mantém 30% dos direitos econômicos do atleta.
Dentre as principais razões para escolher trabalhar em um país em guerra, o brasileiro destacou a vontade de atuar no velho continente em busca de projeção no futebol.
– Eu já sabia sobre a situação da guerra e, de início, não quis vir. Mas conversando com minha família e com meu empresário, além de pedir um direcionamento para Deus, fiquei sabendo que a cidade do Rukh Lviv é na fronteira com a Polônia, o que me tranquilizou, pois não recebe tantos ataques.
Klayver fala sobre carreira no futebol da Ucrânia
– É um sonho poder disputar uma competição europeia. Estar aqui na Ucrânia é um divisor de águas, poder chamar a atenção de um clube com uma projeção maior e jogar uma Champions League. Pensei mais na minha família do que em mim, ajudar eles financeiramente e, hoje poder ajudar eles de alguma forma, é muito gratificante.
Apesar dos problemas envolvendo a guerra, Klayver enxerga esse início de carreira profissional como uma boa oportunidade de se desenvolver. Na primeira temporada no país, fez apenas uma partida no time principal. Na temporada passada, balançou as redes uma vez em 16 jogos. Nesta, já tem um gol feito em 15 partidas. A equipe dele é a 10ª colocada do campeonato nacional ,com 16 equipes.
– Eu não tinha jogado profissionalmente ainda e estou aprendendo muita coisa, evoluindo muito. Estou muito feliz com esse momento. Nesta temporada 2025/2026, estou jogando mais e tendo mais oportunidades. Estou jogando na Europa e acredito que as expectativas de alcançar meus objetivos são muito positivas – afirmou o brasileiro.
Klayver comemora gol pela Ferroviária contra o Porto Vitória na Copinha 2024
Matheus Previde/Ferroviária SAF
*Sob supervisão de Vinícius Alves geRead More


