RÁDIO BPA

TV BPA

Castro x Pezzolano: Grêmio e Inter fazem clássico Gre-Nal inédito com técnicos estrangeiros

Castro x Pezzolano: Grêmio e Inter fazem clássico Gre-Nal inédito com técnicos estrangeiros

Após 12 anos, dupla começa o ano com novos técnicos ao mesmo tempo
O Gre-Nal 449, no domingo, será histórico. Pela primeira vez em 116 anos de clássico, ambos os times serão treinados por técnicos estrangeiros ao mesmo tempo. Do lado colorado, estará o uruguaio Paulo Pezzolano em casa. Do gremista, o português Luís Castro. A partida ocorrerá às 20h, no Beira-Rio, pela quinta rodada do Gauchão.
Luís Castro é o primeiro português e o 11º estrangeiro a treinar o Grêmio. Já Pezzolano é o oitavo uruguaio e o 18º profissional de fora do país a comandar o Inter — o sexto estrangeiro contratado na gestão do presidente Alessandro Barcellos.
Veja mais
+ Você escala: monte o Grêmio para o Gre-Nal
+ Você escala: mande o Inter para o Gre-Nal
Felipão & Abel, o encontro: RBS TV exibe programa especial com ídolos de Grêmio e Inter
Com nacionalidades diferentes, os técnicos também adotaram posturas distintas no início da temporada. Enquanto Luís Castro colocou o grupo principal e esteve à beira do gramado desde a primeira rodada, Paulo Pezzolano apareceu somente na segunda rodada, com apenas parte do elenco principal. Antes, os meninos do sub-20 jogaram.
O Inter utilizou três técnicos diferentes até o momento: além de Pezzolado, os auxiliares Pablo Fernandez e Esteban Conde treinaram a equipe no estadual. Todo o time considerado titular, comandado pelo treinador contratado na virada do ano, só foi utilizado junto na última rodada, na vitória por 2 a 0 sobre o Inter de Santa Maria.
– O mais importe é o domingo. Sabemos o que significa um Gre-Nal para o torcedor. Nós vamos colocar o que tiver de melhor no domingo. Não quer dizer que sejam eles (os que jogaram na última quarta). Agora, é 100% no próximo jogo, mas nosso pensamento é a médio e a longo prazo – comentou o uruguaio após a vitória no Beira-Rio.
Luís Castro e Paulo Pezzolano estreiam em um clássico Gre-Nal no próximo domingo
Maxi Franzoi/AGIF
Já Luís Castro preferiu não falar do clássico e demonstrou incômodo ao ser questionado sobre o jogo de domingo. Depois de vencer o Guarany por 2 a 0, preferiu valorizar os três pontos e garantiu que todos estão preparados para o próximo compromisso.
– Todos os jogadores estão em condições de poder integrar a equipe a qualquer momento nesta altura da temporada. Uns melhores, outros piores, porque não estão todos ao mesmo nível ainda, porque é normal em uma pré-temporada isso acontecer, mas toda a equipe está pronta para enfrentar o próximo jogo – afirmou Castro depois de colocar uma formação reserva em Bagé.
Titulares ou reservas? As estratégias da dupla Gre-Nal antes do clássico
O rodízio de jogadores dificulta análises táticas detalhadas por enquanto. Contudo, nos modelos adotados até o momento, Luís Castro e Paulo Pezzolano se assemelham.
Quando optaram pelo time considerado titular, ambos partem do 4-2-3-1 como esquema inicial. Pela esquerda, Marlon e Bernabei são os laterais mais fortes para atacar. No meio, dois volantes e um meia e na frente dois pontas de velocidade com um centroavante posicionado na área.
Atrás, Marcos Rocha, no Grêmio, e Bruno Gomes, no Inter, comprometem-se mais com a defesa e fecham para uma saída com três jogadores em determinados momentos do jogo. No gol, os técnicos optaram por nomes experientes e deixaram os jovens (Grando e Anthoni) como reservas: Weverton, recém-contratado na meta gremista, e Rochet, na colorada.
Time-base do Inter para o Gre-Nal: Rochet; Bruno Gomes, Félix Torres, Mercado e Bernabei; Ronaldo (Villagra), Paulinho, Vitinho, Alan Patrick e Carbonero; Borré
Time-base do Grêmio para o Gre-Nal: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Marlon; Arthur, Tiaguinho, Tetê, Cristaldo e Amuzu; Carlos Vinicius
Os dois treinadores foram contratados em dezembro após temporadas abaixo do esperado da dupla Gre-Nal. Luís Castro assinou por dois anos, e Pezzolano, por uma temporada — há um cláusula no contrato que prevê rompimento em caso de convite para treinar a seleção uruguaia, sonho do treinador do Inter. geRead More