Cinco times nas oitavas e recorde do Arsenal mostram força da Premier League na Champions
Arsenal 3 x 2 Kairat | Melhores Momentos | 8ª rodada | Liga dos Campeões 2025/26
O futebol inglês mostrou sua força na fase classificatória da Liga dos Campeões da Uefa. Cinco das seis equipes do país na competição terminaram entre as oito melhores e alcançaram o principal objetivo da etapa inicial: a vaga direta nas oitavas de final, evitando ter de enfrentar os playoffs.
Os cinco ingleses classificados são Arsenal (1º), Liverpool (3º), Tottenham (4º), Chelsea (6º) e Manchester City (8º). Completam o G-8 Bayern de Munique (2º), Barcelona (5º) e Sporting (7º). O Newcastle, sexto time inglês na competição, não está nas oitavas, mas terminou em 12º lugar e ainda tem chance de vaga nos playoffs.
Confira a tabela completa da Champions League
Uefa sorteia sexta-feira os confrontos dos playoffs; veja possíveis cruzamentos
Jogadores do Arsenal comemoram um dos gols da vitória sobre o Kairat pela Champions League
Reuters
Arsenal 100%
A “invasão” da Premier League ao G-8 da Champions tem um destaque: o Arsenal, líder isolado das duas competições, teve 100% de aproveitamento na fase classificatória da competição europeia. O time de Londres, que venceu o Kairat por 3 a 2 nesta quarta, na última rodada, chegou aos 24 pontos e marcou um feito inédito na história da Champions: oito vitórias na fase inicial.
– Isso mostra que podemos atuar consistentemente neste nível, e se é a primeira vez, então é porque é difícil alcançar. Os jogadores precisam entender isso para ter ainda mais convicção do que somos capazes de fazer – observou o técnico do Arsenal, Mikel Arteta.
Até a temporada 2023/24, a Champions tinha uma fase de grupos com seis rodadas. Na temporada passada, a primeira do novo formato, o Liverpool foi o líder e teve a chance de somar oito vitórias, mas perdeu por 3 a 2 para o PSV Eindhoven na última rodada e acabou com 21 pontos (sete vitórias e uma derrota).
Newcastle sai, City entra
A última rodada, toda disputada nesta quarta-feira, já começou com cinco ingleses no G-8, mas houve uma troca na classificação final. O Newcastle, que era o sétimo, empatou em 1 a 1 com o sexto colocado PSG, em Paris, e caiu para 12º, não conseguindo evitar os playoffs.
Quem pegou a última vaga foi um peso pesado do futebol inglês que anda oscilando na temporada. O Manchester City, que vinha de derrota para o modesto Bodo/Glimt na rodada anterior, começou a quarta-feira decisiva em 11º, mas bateu o Galatasaray por 2 a 0 e, beneficiado por outros resultados – incluindo o PSG 1 x 1 Newcastle -, pulou para o oitavo lugar.
Cherki e Doku comemoram o segundo gol do City contra o Galatasaray
Molly Darlington/Getty Images
Pep Guardiola, que na temporada passada viu seu time ser eliminado pelo Real Madrid justamente nos playoffs, dessa vez respirou aliviado com a vaga direta nas oitavas, especialmente pelo momento instável do City.
– Há muitas coisas para melhorar. Estamos realmente satisfeitos por terminar entre os oito, considerando como a Champions mudou. Quando comecei minha carreira (de treinador), se classificar (às oitavas) não era tão difícil. Hoje, todos os times são muito fortes. Espero que a gente esteja no nosso melhor nível em março (no momento dos confrontos das oitavas) – afirmou o espanhol.
Man City 2 x 0 Galatasaray | Melhores Momentos | 8ª rodada | Liga dos Campeões 2025/26
Liverpool, Tottenham e Chelsea sobem na tabela
Os outros três ingleses nas oitavas, que já estavam no G-8, venceram suas partidas e subiram de posição. Liverpool (6 a 0 no Qarabag) e Tottenham (2 a 0 no Eintracht Frankfurt) passaram para terceiro e quarto, respectivamente, devido à derrota do Real Madrid para o Benfica, resultado que jogou o time espanhol nos playoffs. O Chelsea fez 3 a 2 no Napoli, com dois gols do brasileiro João Pedro, e pulou de oitavo para sexto, beneficiado pelo empate entre PSG e Newcastle.
Países com muitas equipes na Champions costumam chegar em bloco às oitavas. Espanha, Alemanha e Inglaterra já tiveram em algumas temporadas quatro times classificados. Mas só os ingleses conseguiram fazer a “quina” nas oitavas, duas vezes. O desempenho desta edição repete a temporada 2017/18, quando Manchester United, Tottenham, Liverpool, Manchester City e Chelsea se classificaram – daquela vez, o Liverpool chegou à final, mas perdeu o título para o Real Madrid.
Napoli 2 x 3 Chelsea | Melhores Momentos | 8ª rodada | Liga dos Campeões 2025/26 geRead More


