RÁDIO BPA

TV BPA

Com caçula quase centenário, Paulistão volta a ter time estreante após 10 anos; veja os últimos

Com caçula quase centenário, Paulistão volta a ter time estreante após 10 anos; veja os últimos

Federação Paulista de Futebol divulga tabela detalhada sobre o paulistão do ano que vem
O Primavera, da cidade de Indaiatuba, a cerca de 100 quilômetros da capital São Paulo, vai disputar o Campeonato Paulista pela primeira vez na história em 2026. A presença do clube de 99 anos na elite estadual quebra uma marca de uma década.
Desde 2016 que o Paulistão não tinha um time estreante. Os dois últimos tinham sido o Água Santa e o Novorizontino. Entre rebaixamentos e retornos, o Água Santa chegou a ser vice em 2023. Já o Novorizontino se consolidou na elite, caiu em 2022, voltou no ano seguinte e em 2024 foi semifinalista.
Primavera conquistou acesso inédito ao Paulistão em 2025
Diego Rodrigues/Ag. Paulistão
Antes, o Capivariano e o Red Bull Brasil tinham debutado no Paulistão, em 2015. O Capivariano ficou dois anos, caiu em 2016, chegou a disputar a Série A3, mas se recuperou de 2023 para cá e agora retorna à elite estadual após 10 anos como atual campeão da Série A2.
O Red Bull Brasil, por sua vez, disputou o Paulistão até 2019, mandando os jogos em Campinas. Sem conseguir resultados no cenário nacional, a empresa comprou o Bragantino, então na Série B do Brasileiro. O Red Bull Brasil, também conhecido como Toro Loko, virou time B, acabou rebaixado e depois extinto em 2025.
+ CLIQUE AQUI para ler mais sobre o Primavera
Outro time que já esteve no posto de caçula do Paulistão é o Audax, em 2014. Dois anos depois, o time foi vice sob o comando do técnico Fernando Diniz, mas acumulou quedas nos anos seguintes. A última delas foi na Série A4 de 2025, indo parar na quinta divisão paulista.
RB Brasil subiu para o Paulistão em 2014
Divulgação / Red Bull Brasil
Trajetória até o Paulistão
Fundado em 27 de janeiro de 1927, o Primavera ingressou nas competições oficiais da FPF nos anos 1950 e acumula conquistas modestas ao longo da trajetória: títulos da Segunda Divisão (equivalente à quarta divisão estadual) em 1977, 1995 e 2018, além da Série B2 de 2001.
Também atravessou períodos de dificuldade, como entre 2007 e 2009, em meio a uma fracassada parceria com o Racing. A retomada, porém, veio em 2020, com a entrada de Deco e do empresário Nenê Zini à frente de um grupo gestor.
Primavera apresenta Rafael Marques para comandar a equipe no Paulistão 2026
Em agosto de 2022, a virada para SAF deu novo fôlego ao clube, que voltou à Série A2 após 34 anos. Deco deixou a gestão em 2023, quando assumiu o cargo de diretor do Barcelona, mas o trabalho seguiu e rendeu frutos imediatos.
Além de disputar a elite do Paulistão pela primeira vez na história, o Primavera vai estrear em um torneio nacional em 2026, quando participará da Copa do Brasil — a vaga foi conquistada com o vice-campeonato da Copa Paulista, uma vez que o campeão XV de Piracicaba escolheu jogar a Série D do Brasileiro.
Nomes conhecidos
O elenco do Primavera conta com jogadores que passaram por grandes clubes do futebol brasileiro. São os casos do lateral-direito Kevin (ex-Botafogo, Avaí, Ponte Preta e Guarani); do volante Yuri Lima (ex-Santos, Fluminense e também ex da cantora Iza); do meia Júnior Caiçara (ex-Santos e Schalke 04); do meia Renatinho (ex-Botafogo); do atacante Paulo Baya, que estava no grupo do Fluminense que disputou a Copa do Mundo de Clubes; do atacante Léo Passos, considerado uma promessa quando surgiu nas categorias de base do Palmeiras; e do atacante Gabriel Poveda, artilheiro da Série B de 2022, com 19 gols pelo Sampaio Corrêa.
Paulo Baya está de volta ao Primavera
Oscar Herculano/ EPTV
O comando também será de um rosto conhecido. Ex-atacante de Palmeiras, Botafogo e Cruzeiro, entre outros clubes, Rafael Marques vai ter a primeira experiência na carreira de técnico efetivo, aos 42 anos. Como auxiliar fixo da casa, Rafael Marques já tinha dirigindo a equipe interinamente em três partidas da Série A2 2024, com duas vitórias e um empate.
Também fora de campo, o diretor de futebol é o ex-zagueiro Rodrigo Arroz, campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2006. A exemplo de Rafael Marques, Arroz encerrou a carreira atuando pelo Primavera e, desde 2023, trabalha na diretoria.
Primavera investe R$ 8 milhões em estádio para disputa do Paulista e Copa do Brasil
Entre contratações e retornos de jogadores que estavam emprestados, são 16 novidades no grupo, além dos remanescentes da campanha do vice-campeonato na Copa Paulista. A estreia do Primavera será no sábado, dia 10, contra o Guarani, no Brinco de Ouro, às 18h30.
Já o primeiro jogo em casa está marcado para quarta-feira, 14 de janeiro, às 19h, quando o Fantasma recebe o Mirassol em um “novo” Estádio Ítalo Mário Limongi após reforma de R$ 8 milhões para se adequar às exigências da Federação Paulista de Futebol. O estádio teve a capacidade ampliada de 6.914 para 10 mil lugares, ganhou nova iluminação e voltará a ter jogos noturnos após 31 anos. geRead More