Com futuro indefinido, LeBron James vive incerteza, mas evita cravar aposentadoria
LeBron James se emociona com homenagem do Cleveland Cavaliers
LeBron James ainda não confirmou se disputará a próxima temporada da NBA, que seria a 24ª de sua carreira. Após a partida da última quarta-feira (28) contra o Cleveland Cavaliers, o astro afirmou que “bem poderia ter sido” sua última aparição em Cleveland, mas ressaltou que ainda não tomou uma decisão sobre o futuro.
Antes do duelo, o jornalista Dave McMenamin, da ESPN, informou que os Cavaliers “receberiam James de bom grado” caso ele demonstrasse interesse em retornar à franquia. O astro, inclusive, recebeu homenagem da franquia na Rocket Arena.
LeBron James brilha pelos Lakers
Emilee Chinn/Getty Images
Menos espaço nos Lakers
Enquanto isso, o Los Angeles Lakers deve concentrar esforços em montar o melhor elenco possível ao redor de Luka Doncic. A mudança de foco ganhou força no último verão, quando Rich Paul, agente de LeBron, declarou à ‘ESPN’ que monitorava os movimentos da equipe, já que o jogador “quer competir por um campeonato”.
+ Jogador dos Hawks perde dentes após levar cotovelada de astro dos Celtics; veja vídeo
Apesar de não haver desdobramentos naquele momento, a declaração evidenciou que James já não era a prioridade máxima do projeto em Los Angeles.
LeBron James na derrota para os Clippers na madrugada deste domingo
Ronald Martinez/Getty Images
Outro ponto que pode impactar o planejamento dos Lakers é a situação contratual de Austin Reaves. O armador pode optar por deixar o vínculo atual e se tornar elegível para um novo acordo de até 241 milhões de dólares por cinco anos.
+ NBA: Bucks abrem portas, e Giannis Antetkounmpo pode ser trocado até a próxima semana
Caso assine pelo valor máximo, o Lakers teria dois atletas recebendo cerca de 100 milhões de dólares na temporada seguinte, além de apenas quatro jogadores com contratos garantidos, o que tornaria a montagem do elenco um desafio para o gerente-geral Rob Pelinka.
Lebron James pelos Lakers.
Ronald Martinez/Getty Images
+ LeBron James é o primeiro jogador da NBA a ter 60 mil minutos na temporada regular
Indefinições
No Cleveland, o cenário financeiro também é apertado. Evan Mobley, Donovan Mitchell e Darius Garland têm salários acima de 40 milhões de dólares em 2026/27, enquanto Jarrett Allen e De’Andre Hunter somam quase 53 milhões de dólares em valores a receber.
A última vez que LeBron aceitou um salário abaixo do máximo foi em 2010, quando abriu mão de parte do valor para se juntar ao Miami Heat.
LeBron James durante partida contra o Cleveland Cavaliers nesta quarta (27)
Getty Images
Aos 41 anos, James já não é o mesmo atleta explosivo do auge e tem sido alvo de críticas pela queda de rendimento defensivo, fator que pode influenciar seu valor no mercado. Ainda assim, segue como peça importante no ataque: soma médias de 22,0 pontos, com 50,2% de aproveitamento nos arremessos, além de 6,7 assistências e 5,9 rebotes por jogo em 29 partidas como titular pelos Lakers.
Caso esteja disposto a assumir um papel menor do que o habitual, LeBron ainda pode ser um reforço decisivo para uma equipe que busque disputar o título na próxima temporada, se optar por continuar na NBA. geRead More


