Com indígena revelação do Parazão no elenco, conheça o Águia, adversário do Botafogo na Copinha
Jogador do Águia de Marabá faz golaço à la Messi
A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026 é o pontapé inicial do esporte no país neste começo de ano. Para 22 equipes, é a primeira vez na maior competição de base do Brasil, caso do Águia de Marabá, representante do sudeste do Pará.
Águia de Marabá estreia na Copa São Paulo em 2026 e encara o Botafogo na 1ª rodada
Divulgação / Águia de Marabá
📲 Acesse o canal do ge Pará no WhatsApp
Integrante do Grupo 22, o Azulão estreia neste domingo, dia 4, diante do tradicional Botafogo, às 11h, em Taubaté, que sedia a chave, que também conta com o Estrela de Março-BA. Entre os 24 jogadores do elenco, a principal aposta é na revelação do último Campeonato Paraense: o indígena Kukri.
Veja mais:
+ Botafogo inscreve Kadir, Montoro e Barrera na lista final da Copinha; entenda planos do clube
+ Confira a tabela da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Aos 18 anos, Kwowakreti Viviane Kajipok, ou simplesmente Kukri, estreou nos profissionais do Águia aos 17 em 2024, pela Série D do Campeonato Brasileiro, contra o Moto Club. No mesmo ano, pelo sub-20, ele viralizou ao marcar um gol “à la Messi” no Parazão da categoria, curiosamente contra o Gavião Kyikatejê.
Aplicando a “lei do ex”, já que o jovem é natural da Aldeia Gavião, o jovem saiu da defesa, atravessou o campo, driblou os zagueiros e finalizou com categoria para marcar o primeiro gol da vitória da equipe naquele dia 31 de outubro.
Kukri Krowakreti, atacante do time su-17 do Águia de Marabá
John Wesley/ Águia de Marabá
Em 2025, Kukri foi integrado definitivamente ao time profissional do Águia de Marabá. O desempenho dele no Parazão, primeira competição da temporada, não passou despercebido, tanto que ele foi escolhido a revelação do estadual pela Federação Paraense de Futebol (FPF).
Chamando a atenção pela versatilidade no meio-campo, já que atua tanto como volante, ou mesmo mais avançado, a revelação do Azulão atuou em 26 jogos, sendo 25 como titular, e marcou dois gols, contribuindo com a conquista da Copa Grão Pará.
Kukri é a grande revelação do Águia na temporada 2025
Ascom / Águia de Marabá
Grande esperança de bom futebol do Águia de Marabá em mais uma temporada, Kukri será o grande “reforço” do estreante paraense na Copinha. Aliás, ele não é o único indígena do elenco marabaense, que também tem Koka (Kokaproti Amjijaxwyire) e Amy (Amiyarenti Japenpramti) no grupo comandado por Ronan Tyezer.
Vale lembrar que, nos profissionais, o Águia foi o último time a quebrar a hegemonia dos tradicionais Remo e Paysandu no Campeonato Paraense, ao conquistar o inédito título estadual em 2023.
O time marabense também vem representando o Pará com regularidade nas competições nacionais, chegando na 3ª fase da Copa do Brasil em 2023 e 2024, e participando da Série D nos últimos anos.
O desempenho no profissional também embalou a base, que conquistou a Copa Pará região sul sub-20 em 2024, e garantiu a vaga na Copinha 2026 sendo vice-campeão da Supercopa Pará do ano passado, na final contra a Tuna Luso.
Em 2025, o sub-20 do Azulão fez 11 jogos, com cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Confira o elenco do Águia na Copinha
Goleiros: Marcos Daniel e Lucas Cabelo**;
Laterais: Paulo Otávio, Mateus Felipe**, Enzo e Lorran;
Zagueiros: Jorge Rafael, Amy*, Kauan Cardoso**, Jonas e João Guilherme**;
Volantes: Yago Melo**, Ryan e Gabriel**;
Meias: Kukri*, Caíque Belém e Koka*;
Atacantes: Heltinho**, Pablo**, Luan, Joãozinho**, Ícaro**, Isaac e Motta**.
*Indígenas.
**Naturais de Marabá.
Elenco sub-20 do Águia de Marabá na temporada 2025
Adayson Veiga/ Águia de Marabá
Jogos do Águia na 1ª fase da Copinha
1ª rodada – 4 de janeiro, 11h
Botafogo x Águia de Marabá
2ª rodada – 7 de janeiro, 19h15
Taubaté x Águia de Marabá
3ª rodada – 10 de janeiro, 16h45
Águia de Marabá x Estrela de Março-BA geRead More


